Gabriel Sara: ‘Entendi o que era futebol jogando contra o Liverpool’

4 minutos de leitura

Gabriel Sara está brilhando na Championship. Atuando pelo Norwich, o brasileiro é o terceiro artilheiro da equipe (9 gols) e é líder em assistências (11), grandes chances criadas (14) e passes decisivos por partida (2,6) no clube.

Nas copas nacionais, o meio-campista teve a oportunidade de jogar contra times de outras divisões, incluindo da Premier League. Na quarta rodada da Copa da Inglaterra, a FA Cup, Sara jogou contra o Liverpool, sendo inclusive o responsável pela assistência do primeiro gol do Norwich na partida.

O brasileiro falou sobre a experiência de jogar em Anfield em uma entrevista, em inglês, ao canal oficial dos Canários no YouTube.

“O Liverpool foi o melhor contra quem joguei”

No Norwich desde julho de 2022, Gabriel Sara só enfrentou duas equipes da Premier League até o momento: Fulham, pela Copa da Liga Inglesa, e Liverpool, pela FA Cup.

A partida contra os Reds terminou em 5 a 2, com a classificação do time de Merseyside para a fase seguinte. Mas mesmo com a derrota, foi uma partida que mudou a vida do brasileiro.

— Eu joguei contra dois times da Premier League até agora, contra o Fulham e o Liverpool. E posso dizer também que depois que joguei contra o Liverpool foi uma loucura. Definitivamente, foi o melhor time contra quem já joguei. E acho que foi o jogo mais louco da minha vida porque naquele dia, eu entendi o que era futebol.

Sara revelou que as divididas nos treinos anteriores à partida foram bem mais cuidadosas entre os companheiros de equipe para que ninguém ficasse fora por uma possível lesão. O meio-campista brincou, dizendo que mesmo tivesse ficado doente, teria fingido não estar só para entrar em campo

— Eu estava tão animado para estar lá. Quando o técnico me falou que eu ia para Anfield, foi tipo, se eu começar a me sentir doente, (diria) ‘não estou doente' ou algo do tipo (risos). As divididas no treino estavam sendo super cuidadosas porque eu tinha que estar pronto para isso.

Além de ter mudado sua visão sobre o que é o futebol, a partida contra o Liverpool se tornou uma motivação a mais para Sara buscar o acesso à primeira divisão.

Neste momento, o Norwich ocupa a sexta posição na tabela da Championship. Com isso, o time garante temporariamente a classificação para os playoffs da segunda divisão, que dão a última vaga para a Premier League da próxima temporada.

— Naquele dia eu pensei que nós temos que conseguir o acesso (para a primeira divisão). Se você ver nossos jogos depois daquele, acho que o sentimento é diferente, sabe? Por que você tem que ficar na Championship quando você pode estar na Premier League, jogando contra esse tipo de time toda semana? Tipo, podemos enfrentar Liverpool, Chelsea, Manchester… Nós queremos estar ali o tempo todo.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.