Gabriel Martinelli – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

Gabriel Teodoro Martinelli Silva, conhecido internacionalmente como Gabriel Martinelli , é  um jogador de futebol profissional brasileiro. A saber, nasceu no dia 18 de junho de 2001, em Guarulhos, São Paulo. Além disso, o atacante que foi revelado pelo Ituano, atualmente defende o Arsenal, da Inglaterra, é está na lista de promessas do futebol brasileiro. Dessa maneira, confira todas as informações sobre mercado da bola, as transferências, rumores e estatísticas envolvendo o atleta.

Gabriel Martinelli – Início da Carreira

Assim como outros craques do mundo do futebol, Martinelli deu seus primeiros passos no esporte ainda na infância. Desse modo, o primeiro clube do jogador foi o Corinthians. No clube da capital paulista, ele jogou até os 13 anos de idade. Logo, no mercado da bola, Gabriel deixou as divisões de base do timão para tentar a sorte no interior do estado, em Itu.

Foi no Ituano que ele começou a atrair olhares e rumores no mercado de transferências. Apesar disso, não demorou muito para assinar seu primeiro vínculo profissional com a equipe. Pouco depois também fez sua estreia ao lado do primeiro elenco do clube. Contudo o nome do jogador continuou forte no mercado da bola da temporada seguinte.

Trajetória, conquistas e highlights de Gabriel Martinelli

A saber, em 2018, o atacante atuou pelo Galo de Itu na Copinha. Aliás, no jogo de estreia da equipe, ele anotou um dos quatro gols da goleada diante do Santa Cruz. Na sequência da temporada marcou mais quatro gols. No total, Gabriel disputou 21 partidas no ano. Depois disso, mesmo com os rumores, o jogador ficou por mais um ano no clube. Assim sendo, defendeu as cores da equipe em mais 18 jogos, e marcou 12 gols.

Assim também, Martinelli foi eleito revelação do Campeonato Paulista, melhor jogador do interior, além de integrar a seleção do campeonato de 2019. Com isso  certamente, a promessa do futebol brasileiro começou a chamar a atenção do mercado da bola.

Certamente, o jovem de Guarulhos estava apenas iniciando sua trajetória no futebol. Dessa maneira, pouco tempo depois o talentoso jogador foi notado também pela Seleção Brasileira. Nesse sentido, o técnico das equipes de base, André Jardine, foi quem deu a oportunidade para Gabriel no time sub-18.

Além disso,  também foi escolhido par treinar juntamente com o elenco principal do Brasil, que na época se preparava para a disputa da Copa América. No final daquele ano, o atacante ainda representou a seleção no Torneio de Tenerife, que foi sediado na Espanha.

Transferência e Mercado da Bola de Gabriel Martinelli

Com isso, depois de um começo com destaque tanto no time quanto na seleção o nome do atacante começou a ficar conhecido. Martinelli deixou as categorias de base do Corinthians, onde se formou como jogador em 2015. Consequentemente, pensando em sua carreira profissional, o atleta foi parar nas divisões de base do Ituano. Nesse sentido, o espaço de tempo entre sua chegada e a promoção ao time principal, já anunciavam um futuro promissor. Provavelmente, em poucos anos o nome do jogador faria parte do agitado mercado da bola. Em suma, Gabriel marcou 10 gols nas 34 partidas que disputou pelo Galo de Itu.

Evidentemente, o jovem brasileiro começou a chamar a atenção de grandes potências do futebol europeu. Principalmente, os clubes da Inglaterra. Com isso, em julho de 2019, Martinelli deu seu primeiro passo rumo à carreira de jogador internacional. Na oportunidade, ele assinou contrato de cinco temporadas justamente com um clube inglês, o Arsenal.

Arsenal

Portanto, a chegada de Gabriel ao futebol europeu aconteceu na temporada 2019/2020. Assim, a estreia dele no futebol inglês aconteceu no mês agosto, sob o comando de Mikel Artela. Dessa maneira, em seu primeiro jogo como atleta dos Gunners, o atacante enfrentou o Newcastle. Após uma primeira temporada em alta, o mercado da bola ficou agitado.

Aliás, em sua primeira temporada no clube londrino, o atacante atuou em 26 partidas. Desse modo, marcou 10 gols e três deu assistência. Contudo, a segunda temporada foi abaixo do esperado. Consequentemente, a permanência de Martinelli em Londres começou a ser especulada. Assim também, o jogador virou alvo do mercado de transferências. Apesar disso, ele seguiu no clube.

Em seguida, o atacante conseguiu recuperar seu espaço e, além disso, realizar sua melhor temporada até agora. A saber, em 2021/22, Gabriel integrou os Gunners em 36 jogos. Ademais, marcou 13 gols e deu sete assistência.

Porém, nem a excelente fase do brasileiro afastou os rumores envolvendo uma possível saída. Dessa maneira, o Atlético de Madrid chegou a ser citado como um possível interessado no futebol de Martinelli. No entanto, ao que tudi indica, o jovem tem interesse em continuar no Arsenal.

Seleção Brasileira

Depois de se destacar no Ituano, o atacante chegou ao time sub-18 da Seleção Brasileira. Aliás, Martinelli carimbou uma excelente passagem pelas categorias de base do Brasil. Primeiramente, em 2019, ele treinou ao lado de Neymar e companhia no período de preparação do grupo para a Copa América.

Em seguida, o jogador foi chamado para defender a Amarelinha no Torneio de Tenerife, realizado na Espanha no final daquele ano. Contudo, o melhor ainda estava por vir. A saber, Gabriel integrou o elenco da seleção que conquistou o bicampeonato olímpico nos Jogos de Tóquio 2020 (em 2021).