O Arsenal anunciou a contratação do jovem Gabriel Martinelli com contrato até 2024. Chegando como promessa do futebol brasileiro, o atacante de 18 anos recém-completados foi destaque no Campeonato Paulista pelo Ituano.
“É um sonho desde que eu era criança e também o sonho da minha família para eu estar jogando na Europa e jogar por um time grande como o Arsenal. Eu vou aproveitar esta oportunidade”, disse o brasileiro em entrevista na sua chegada aos Gunners.
Gabriel Martinelli: Carreira meteórica sendo observada por gigantes da Europa
Martinelli chegou ao Corinthians aos 13 anos de idade, quando já se destacava na equipe alvinegra. Foram 73 em 139 jogos disputados, uma média de 0,52 marcado por partida até a mudança de cidade e clube.
“Eu ia e voltava todo dia depois da escola com a minha mãe de ônibus. Meu pai, que era ferramenteiro, ia me buscar de noite depois do trabalho. Hoje, eles estão aposentados”, disse em entrevista à ESPN.
Gabriel Martinelli fez testes no United
No clube do interior de São Paulo, o atacante seguiu evoluindo e chamando a atenção de grandes clubes da Europa, inclusive o agora rival, Manchester United.
“Entre 2015 e 2017 fui quatro vezes para lá e treinava em média uns 15 dias. Como todo mundo treina no mesmo CT e come no mesmo refeitório, eu vi todos os profissionais. Pedi para tirar foto com Evra, Fellaini e outros caras. O Pogba sabia que eu era brasileiro e perguntou se estava tudo bem comigo e onde eu jogava. Tiramos uma foto juntos”, recordou à emissora.
Gabriel jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez em 2018, se destacou -mesmo caindo na primeira fase da competição – e já foi efetivado no elenco profissional dias depois. O atacante atuou pela equipe no Troféu do Interior do Campeonato Paulista com apenas 16 anos de idade.
No fim do mesmo ano, mais especificamente em novembro, a joia brasileira chegou a conhecer as categorias de base do Barcelona.
Destaque no Ituano
De volta a Itu, disputou mais uma Copa São Paulo de Futebol Junior, onde marcou seis gols em quatro jogos e foi levado novamente ao time profissional. No Campeonato Paulista, o jogador foi eleito a revelação do torneio, o craque do interior e esteve ao lado de Gustagol, do Corinthians, e Dudu, do Palmeiras, entre os 11 melhores jogadores do Estadual.
Veja também: Os problemas e incertezas do Arsenal para a próxima temporada
Na preparação da seleção brasileira, Gabriel Martinelli foi um dos jogadores chamados por Tite para compôr o elenco e treinar com os craques.
“Foi uma sensação incrível, um sonho se tornando realidade, sendo capaz de estar ao lado de grandes jogadores. Eu estava em casa quando recebi a notícia e fiquei super feliz”, contou ao site oficial do Arsenal.
Como pode ser usado por Unay Emery
Polivalente no ataque, tem o ‘um contra um’ forte, além da finalização e o passe curto. Ágil e com qualidade técnica diferente para muitos atletas da sua idade, o jogador se preparou para essa oportunidade e chega como opção para o treinador Unai Emery.
O jogador brasileiro não deve ter muitos minutos nesta temporada no time do Arsenal – podendo até ser emprestado. Porém, pensando em um futuro próximo, o brasileiro pode ser utilizado em partidas de copas na Inglaterra. Martinelli tem passaporte europeu.