Gabriel Martinelli: quem é o brasileiro novo reforço do Arsenal?

Promessa brasileira foi destaque com a camisa do Ituano

0
779
Martinelli no Arsenal
Arsenal Football Club / David Price.

O Arsenal anunciou a contratação do jovem Gabriel Martinelli com contrato até 2024. Chegando como promessa do futebol brasileiro, o atacante de 18 anos recém-completados foi destaque no Campeonato Paulista pelo Ituano. 

“É um sonho desde que eu era criança e também o sonho da minha família para eu estar jogando na Europa e jogar por um time grande como o Arsenal. Eu vou aproveitar esta oportunidade”, disse o brasileiro em entrevista na sua chegada aos Gunners.

Gabriel Martinelli: Carreira meteórica sendo observada por gigantes da Europa

Martinelli no Ituano
Gabriel se destacou no Ituano em 2019, mas já chamava a atenção de grandes da Europa anos antes (Reprodução/Instagram)

Martinelli chegou ao Corinthians aos 13 anos de idade, quando já se destacava na equipe alvinegra. Foram 73 em 139 jogos disputados, uma média de 0,52 marcado por partida até a mudança de cidade e clube.

“Eu ia e voltava todo dia depois da escola com a minha mãe de ônibus. Meu pai, que era ferramenteiro, ia me buscar de noite depois do trabalho. Hoje, eles estão aposentados”, disse em entrevista à ESPN

Gabriel Martinelli fez testes no United

No clube do interior de São Paulo, o atacante seguiu evoluindo e chamando a atenção de grandes clubes da Europa, inclusive o agora rival, Manchester United.

“Entre 2015 e 2017 fui quatro vezes para lá e treinava em média uns 15 dias. Como todo mundo treina no mesmo CT e come no mesmo refeitório, eu vi todos os profissionais. Pedi para tirar foto com Evra, Fellaini e outros caras. O Pogba sabia que eu era brasileiro e perguntou se estava tudo bem comigo e onde eu jogava. Tiramos uma foto juntos”, recordou à emissora.

Martinelli, do Arsenal, e Pogba, do Manchester United
O novo reforço do Arsenal chegou a jogar um amistoso pela base do rival Manchester United e encontrar a estrela Paul Pogba (Arquivo Pessoal)

Gabriel jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez em 2018, se destacou -mesmo caindo na primeira fase da competição – e já foi efetivado no elenco profissional dias depois. O atacante atuou pela equipe no Troféu do Interior do Campeonato Paulista com apenas 16 anos de idade.

No fim do mesmo ano, mais especificamente em novembro, a joia brasileira chegou a conhecer as categorias de base do Barcelona.

Destaque no Ituano

De volta a Itu, disputou mais uma Copa São Paulo de Futebol Junior, onde marcou seis gols em quatro jogos e foi levado novamente ao time profissional. No Campeonato Paulista, o jogador foi eleito a revelação do torneio, o craque do interior e esteve ao lado de Gustagol, do Corinthians, e Dudu, do Palmeiras, entre os 11 melhores jogadores do Estadual.

O jogador venceu três prêmios no Campeonato Paulista (Rodrigo Corsi / FPF)

Veja também: Os problemas e incertezas do Arsenal para a próxima temporada

Na preparação da seleção brasileira, Gabriel Martinelli foi um dos jogadores chamados por Tite para compôr o elenco e treinar com os craques.

“Foi uma sensação incrível, um sonho se tornando realidade, sendo capaz de estar ao lado de grandes jogadores. Eu estava em casa quando recebi a notícia e fiquei super feliz”, contou ao site oficial do Arsenal.

Como pode ser usado por Unay Emery

Martinelli no Arsenal
Arsenal Football Club / David Price.

Polivalente no ataque, tem o ‘um contra um' forte, além da finalização e o passe curto. Ágil e com qualidade técnica diferente para muitos atletas da sua idade, o jogador se preparou para essa oportunidade e chega como opção para o treinador Unai Emery.

O jogador brasileiro não deve ter muitos minutos nesta temporada no time do Arsenal – podendo até ser emprestado. Porém, pensando em um futuro próximo, o brasileiro pode ser utilizado em partidas de copas na Inglaterra. Martinelli tem passaporte europeu.