Gabriel Jesus: de artilheiro a garçom no Arsenal 

1 minuto de leitura

Gabriel Jesus é a contratação mais cara do Arsenal nesta temporada. O brasileiro chegou do Manchester City com a responsabilidade de ser o ‘homem-gol’ dos Gunners.  

A princípio, o centroavante correspondeu às expectativas, mas nos últimos jogos, ele tem contribuído mais com assistências do que gols. No momento, Gabriel Jesus conta com seis assistências e cinco gols em 16 jogos na temporada. 

O camisa 9 vive uma seca de sete partidas sem marcar, mesmo assim, é o artilheiro da equipe ao lado de Saka e Gabriel Martinelli. Sob comando de Mikel Arteta, o jogador deixou de ser um centroavante de área para flutuar em outros setores do ataque. 

É comum ver nos jogos do Arsenal, o brasileiro ajudando na defesa e também abrindo espaços na movimentação pelo campo, gerando ataques que resultam em gols. 

“Você vê a pressão que ele dá quando entra em campo, isso torna o time diferente”, disse Arteta recentemente. 

Em três meses, Jesus tem a metade do maior número de assistências que conseguiu em uma mesma temporada na Europa. Em 2019/20 e 2021/22, o atleta distribuiu 11 assistências. 

Contudo, a seca do centroavante preocupa parte da torcida, já que ele passou quase o mês de outubro inteiro sem gols. O último foi no North London Derby, contra o Tottenham, vencido pelos Gunners por 3 x 1, pela Premier League. 

No último jogo contra o Nottingham Forest, o brasileiro obteve 25% das finalizações do Arsenal. Ao todo, foram sete chutes, três a gol, dois para fora e dois bloqueados, além disso, perdeu uma chance em cima da linha. 

“Nós temos diferentes ameaças e jogadores diferentes que podem marcar. Isso é muito positivo. Você podia perceber os rapazes procurando o Gabi para dar-lhe a bola para marcar também”, disse Arteta. 

O próximo jogo do Arsenal será nesta quinta-feira (3), contra o FC Zurich, pela última rodada da fase de grupos da Liga Europa. No final semana, tem clássico contra o Chelsea, pela Premier League, competição que os Gunners lideram. 

Cristian Moraes
Cristian Moraes

Estudante de jornalismo que sonha em trabalhar nos maiores eventos esportivos do mundo. E, assim, ser referência na área. Meu principal objetivo é ser correspondente internacional em Londres. Sou fascinado por futebol, e como o esporte tem influência na sociedade e no mundo. Não me limito apenas a assistir, gosto de consumir em sua totalidade, estudando e entendendo regras, conceitos, histórias e tudo que envolve o mundo das quatro linhas. No entanto, gosto de acompanhar outras modalidades, como: Basquete, Surf, Futebol Americano, Hóquei, Tênis, dentre tantas outras. Junto a isso, tenho o amor pela leitura e a escrita como minhas aliadas na hora de passar para os meus textos, todas as sensações e emoções que estou sentindo, ao lado de informações relevantes com apuração precisa. Seja bem-vindo (a)!