A melhor temporada de Gabriel Jesus na Premier League

Brasileiro teve temporada mais goleadora na Inglaterra

gabriel jesus premier league
Foto: NICK POTTS/POOL/AFP via Getty Images

Sem dúvidas, Gabriel Jesus vive a melhor temporada de sua carreira. Assim, seus números expressivos consolidam o bom momento que o brasileiro vive no Manchester City. Nesse sentido, a PL Brasil preparou uma análise sobre a temporada 2019/2020 de Jesus na Premier League.

Eficiência e repertório de Gabriel Jesus

Autor do primeiro gol do City na competição, o atacante brasileiro soma recursos de alto nível para vencer as fortes marcações dos times ingleses. Dessa forma, de acordo com a pesquisa realizada pelo canal Sky Sports, o jogador de 23 anos tem a melhor média de gols por 90 minutos na Premier League desde janeiro de 2017.

Além disso, dentre os 14 gols feitos ao longo dos seus 34 jogos disputados, sete foram com a perna direita, cinco com a esquerda e dois de cabeça. Uma nova constante na temporada 2019/2020 foram os inúmeros golaços marcados, com os dois contra o Burnley, pela 15ª rodada.

Assim, faz jus aos constantes elogios que Pep sempre o direciona. Logo, somando todos os gols feitos as suas oito assistências, Gabriel Jesus participou diretamente de 21,5% dos 102 tentos realizados pelo melhor ataque da Premier League.

Todavia, o brasileiro ainda pode se gabar de ter balançado a rede contra metade dos times da competição, uma vez que 10 clubes foram suas vítimas. Seu principal freguês, por exemplo, foi o Everton, cujo qual Jesus marcou três vezes.

Leia mais: 82 jogadores brasileiros já atuaram na Premier League; veja lista

Assim, sua eficácia dentro da área é mortal: com muita movimentação, o bom posicionamento sempre entre os zagueiros complica a vida dos adversários. Logo, suas rápidas infiltrações, dribles curtos com agilidade, oportunismo, raça e rara qualidade com os pés são apenas algumas, das principais características do atual titular do Manchester City.

Marcas superadas

gabriel jesus premier league
NICK POTTS/POOL/AFP via Getty Images

Ao fim dessa atípica edição da Premier League, lembrada pela pandemia do novo coronavírus, Jesus chegou à marca de três temporadas e meia no melhor campeonato do mundo.

Logo, o atacante frima-se cada vez mais como um dos principais nomes em atividade no futebol inglês. Dessa maneira, uma tônica esteve presente na melhor temporada da carreira do atleta: quanto mais jogos, mais recordes quebrados – sejam eles pessoais ou não.

Jogador igualou-se a marca de tentos que Jamie Vardy, com 40 gols nas primeiras 100 partidas pelo Campeonato Inglês. Contudo, essa mesma quantidade – de gols em 100 jogos – é superior a de nomes como Roberto Firmino (36 gols), Robin Van Persie (35 gols) e Wayne Rooney (28 gols).

Recordes quebrados

Todavia, Gabriel Jesus se tornou o brasileiro que mais balançou as redes em uma única edição da Premier League (14 gols), superando seu próprio feito em 2017/2018, ao lado de Philippe Coutinho, ambos com 13 gols. Também em dado comparativo ao meio-campista, Gabriel Jesus chegou aos mesmos 41 tentos que Coutinho, ficando na segunda colocação de brasileiros que mais marcaram pela Premier. O único que os supera é Roberto Firmino, com 57 gols, rumando a sua sexta temporada pelo Liverpool.

No quesito de recordes pessoais, ao contar todas as competições, o algoz do Real Madrid pela Champions League superou seu melhor desempenho de bolas na rede em uma única temporada. Atualmente, com 23 tentos, Gabriel Jesus apresenta números maiores que os de 2016, pelo Palmeiras, e da temporada 2018/2019, já pelo City: ambos com 21 gols feitos.

Assim, o ex-palmeirense, que custou 37,75 milhões de euros aos cofres dos Citizens, vem provando seu alto valor de mercado. Ao todo, pela Premier League, são 102 jogos, 41 gols e 19 assistências.

Leia mais: O prêmio de melhor da partida e os destaques da PL a cada rodada

Acompanhe a PL Brasil no YouTube! 

  • SELEÇÃO DA PREMIER LEAGUE COM UM JOGADOR POR TIME