Futebol se solidariza com Dele Alli, e jornalistas fazem autocrítica: ‘Rotulamos sem saber’

4 minutos de leitura

A entrevista de Dele Alli a Gary Neville, no programa “The Overlap”, causou comoção no mundo do futebol. Na conversa, o meia revelou vício em comprimidos para dormir e contou como teve a infância marcada por episódios de abuso sexual e tráfico de drogas.

— Aos seis anos, fui abusado por um amigo da minha mãe que frequentava muito a casa. Minha mãe era alcoólatra. Fui enviado para a África para aprender disciplina, depois fui enviado de volta. Aos sete, comecei a fumar. Aos oito, comecei a lidar com drogas, a vendê-las — relevou.

Nas redes sociais, jornalistas, torcedores e fãs de futebol se solidarizaram com o atleta, de 27 anos, que foi uma das maiores promessas do futebol inglês nos últimos anos.

— Pesadíssimo o relato de Dele Alli sobre saúde mental, vícios e abuso sexual. Muitas vezes rotulamos profissionais sem ter a menor ideia do que já passaram ou ainda estão passando. Que ele possa, mesmo longe do futebol, encontrar paz — escreveu Leonardo Bertozzi, da ‘ESPN'.

Dele Alli e os episódios recentes na Turquia

Dele Alli foi criticado nos últimos tempos por se envolver em polêmicas e não corresponder às expectativas criadas por fãs de futebol no início da carreira. Quando estava no Besiktas, da Turquia, ele “sumiu”. O técnico da equipe afirmou não saber do paradeiro do atleta, que saiu do clube pouco depois. Quando voltou à Inglaterra, Dele foi flagrado em fotos em uma cama, rodeado de mulheres e bebidas alcoólicas.

— Sempre vamos pelo caminho mais fácil na hora de criticar um jogador. Nunca sabemos o mundo que há por trás dele. Não são personagens de videogame feitos só pra jogar futebol. Que a história do Dele Alli torne a gente mais empático na hora de apontar o dedo pra alguém — escreveu Marcelo Bechler, repórter da ‘TNT Sports'.

O técnico Mauricio Pochettino, que trabalhou com Dele Alli no Tottenham, postou uma foto com o jogador nas redes sociais nesta quinta-feira (13) junto a um coração, também em gesto de apoio.

Declarações de Dele Alli em entrevista emocionante a Gary Neville

Dele Alli revelou, na entrevista a Gary Neville, que é dependente de remédios para dormir. Ele chegou a ir para uma clínica de reabilitação moderna, que lida com dependência, saúde mental e trauma.

— Provavelmente não é um problema exclusivo meu. Acredito que é algo que está se tornando mais comum do que as pessoas percebem no futebol — afirmou.

O meia também deu detalhes sobre como foi envolvido no tráfico de drogas antes dos dez anos de vida.

— Uma pessoa mais velha me disse que não parariam uma criança, então eu andava com a minha bola de futebol e, por baixo dela, eu tinha as drogas. Aos onze, fui pendurado em uma ponte por um cara da vizinhança. Aos doze, fui adotado. E a partir daí, fui adotado por uma família incrível, não poderia ter pedido pessoas melhores para fazer o que fizeram por mim… Se Deus criou pessoas, foram eles. Eles são incríveis e me ajudaram muito — contou.

Todos os traumas o fizeram cogitar se aposentar ainda aos 24 anos, quando estava no Tottenham.

— Lembro-me de uma sessão – foi quando ele (Mourinho, então treinador do time) parou de me escalar – eu estava em um lugar ruim e lembro-me de olhar no espelho. Pode parecer dramático, mas eu estava literalmente olhando no espelho e me perguntando se eu poderia me aposentar agora, aos 24 anos, fazendo o que eu amo — revelou.

Daniel Servidio
Daniel Servidio