Quantas divisões existem no futebol inglês?

6 minutos de leitura

Nem só de Premier League vive o futebol inglês. Muito pelo contrário. O esporte bretão na Inglaterra é recheado de divisões, clubes e diferentes fórmulas de disputa.

O futebol inglês da categoria profissional é composto por 11 divisões. Da 12ª em diante, as competições são realizadas por clubes amadores divididos em torneios regionais que também contam com sistema de rebaixamento e promoção.

As 11 divisões do futebol inglês

Premier League – 1ª divisão

Premier League
Manchester City é o atual campeão da Premier League (Foto: Iconsport)

Essa não é novidade para ninguém. A Premier League compõe o sistema de divisões da Football Association (FA), é disputada de forma nacional e organizada de maneira independente. São 20 times em disputa. Ao final da temporada, os três últimos colocados são rebaixados e os três melhores da segunda divisão chegam ao topo do futebol local.

Championship – 2ª divisão

São 24 clubes na disputa da Championship, a segunda divisão inglesa. Ao final da temporada, três times caem para League One e três sobem para a Premier League. Líder e vice são automaticamente promovidos, enquanto a terceira vaga é disputada nos playoffs.

Terceiro, quarto, quinto e sexto na tabela de classificação se enfrentam em semifinais e final, disputada em Wembley. Quem vencer o último duelo sobe. O atual campeão da Championship é o Burnley, que foi acompanhado por Sheffield United e Luton Town à primeira divisão.

Curiosamente, o maior vencedor do torneio em todos os tempos é o Manchester City, com sete conquistas, ao lado do Leicester City, líder da atua edição.

gabriel sara norwich
Gabriel Sara em ação na Championship, a segunda divisão do futebol inglês (Foto: Icon sport)

League One – 3ª divisão

A terceira divisão do futebol inglês é chamada de League One e também conta com 24 times. Os dois primeiros sobem diretamente e a terceira vaga é decidida através de um playoff parecido com o da Championship.

Contudo, nessa divisão, o número de rebaixados cresce. Quatro equipes são rebaixadas ao fim da temporada e outras quatro sobem da League Two, a quarta divisão.

Os tradicionais Ipswich Town, Plymouth Argile e Sheffield Wednesday foram os três times que subiram para a Championship na última temporada. O Plymouth, inclusive, é o maior vencedor em todos os tempos.

League Two – 4ª divisão

Na quarta divisão, também são 24 participantes. O esquema de acesso consagra de forma direta os três primeiros colocados. Depois, do quarto ao sétimo colocados se enfrentam em playoffs para definição do quarto promovido. O esquema de rebaixamento é mais brando, apenas dois times caem à quinta divisão.

  • English Football League – 2ª à 4ªdivisão

Championship, League One e League Two são organizados pela mesma entidade, a English Football League. A EFL é uma organização fundada em 1888 e que organizava o futebol inglês incluindo a primeira divisão até 1992, quando os clubes da elite saíram para a criação da Premier League.

National League – 5ª divisão

É a divisão mais alta que os times semiprofissionais da pirâmide do futebol inglês jogam. Ela compõe o National League System, que abrange da 5ª à 10ª divisões.

De todas, apenas a quinta concentra times de todas as partes do Reino Unido. O Wrexham, inclusive, é seu atual campeão. Assim como as três divisões acima, a quinta também possui 24 clubes.

Da sexta em diante, os clubes são repartidos em disputas regionais. Apesar disso, eles teoricamente podem subir e escalar até chegarem às divisões de topo, como a Premier League.

  • 6ª divisão: National League Northern (Liga do North – 24 clubes) e National League South (Liga do Sul – 24 clubes)
  • 7ª divisão: Northen Premier League (22 clubes), Southern Premier League (Divisão Central – 22 clubes), Southern Premier League (Divisão Sul – 22 clubes) e Isthmian League (22 clubes).
  • 8ª divisão: Northern Premier League (Divisão Leste – 20 clubes), Northern Premier League (Divisão Oeste – 20 clubes), Northern Premier League (Divisão Midland – 20 clubes), Southern League (Divisão Central – 19 clubes), Southern League (Divisão Sul – 20 clubes), Isthmian League (Divisão Sul Central – 21 clubes), Isthmian League (Divisão Norte – 20 clubes) e Isthimian League (Divisão Sudoeste – 20 clubes).
  • 9ª divisão: Essa liga conta 16 ligas e 319 clubes espalhados por diferentes partes do país.
  • 10º divisão: Aqui, são ainda mais ligas: 17. O número de clubes também sobe para 338.
Wrexham: supercomputador prevê posição do time em 2023/24
Ryan Reynolds é um dos donos do Wrexham, atual campeão da quinta divisão do futebol inglês (Foto: Icon Sport)

Regional Feeder League – 11ª divisão

Essa divisão é ainda mais regionalizada e está fora do sistema da National League. São 49 campeonatos.

  • Clubes participantes: 718

A partir daí, existem outras nove divisões consideradas amadores que sequer participam da Copa da Inglaterra. Essas organizações são enormes e regionalizadas. Elas comportam cerca de 4730 clubes do futebol inglês.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.