Quando se pensa em mercado no futebol inglês, muito se fala da ida de Haaland ao City, a compra de Darwin Nuñez pelo Liverpool ou mesmo a transferência de Gabriel Jesus para o Arsenal. Mas a Premier League tem mostrado que não são apenas as contratações badaladas que têm feito a diferença. Um exemplo claro disso é a contratação de João Palhinha pelo Fulham.
Palhinha fechou com o clube londrino em julho do ano passado. O acordo vai até 2027 e custou 20 milhões de libras (R$ 127,8 milhões). Até aqui, o português é o jogador com mais desarmes nas cinco principais ligas da Europa, com 58 roubadas de bola.
O volante do Fulham mantém uma média de 4,2 desarmes por partida na Premier League, 0,5 a mais que o segundo, Tyler Adams, do Leeds United.
Por ser um jogador de marcação e que se destaca nos desarmes, João Palhinha também é o mais amarelado nesta edição da Premier League, ao lado do brasileiro Joelinton, com 10 cartões amarelos.
Titular absoluto do Fulham, João Palhinha iniciou todos os 24 jogos que disputou pela equipe no Campeonato Inglês. O volante tem números excelentes na temporada. Confira:
- 3 gols marcados
- 2,15 gols esperados
- Média de 50,7 toques por jogo
- Média de 1,4 interceptações por jogo
- Média de 2 cortes por jogo
A título de comparação, Casemiro foi contratado pelo Manchester United por cerca de 60 milhões de libras (R$ 368 milhões), de acordo com a imprensa internacional. É mais que o dobro investido pelo Fulham em João Palhinha.
Com o português em campo, o Fulham venceu 11 partidas, empatou sete e perdeu seis na Premier League, dando em um aproveitamento de 55,5%. Além disso, o time londrino ficou sem sofrer gols em sete oportunidades.
A importância de Palhinha para o Fulham é tamanha que nas três partidas sem o português, o time perdeu. Além disso, a média de gols sofridos pelo time com ele é de 1,1. Já sem o português é de 3,3.
Quem é João Palhinha
João Palhinha passou por três clubes nas categorias de base: Alta de Lisboa, Sacavenense e Sporting. Em 2014, o português fez parte do time B dos Leões e chegou a ser emprestado ao Moreirense antes de ir para a equipe principal da equipe verde e branca.
Na temporada 2016-17, o Sporting emprestou o jovem ao Belenenses, onde fez 17 jogos e um gol, e ao Braga, onde marcou seis gols e deu duas assistências em 68 partidas. Depois de mais duas temporadas nos Leões, o volante foi contratado pelo Fulham.
Pelo Sporting, João Palhinha fez quatro gols em 88 jogos. O desempenho no clube português chegou a ser reconhecido por sua seleção. O volante disputou a Eurocopa de 2021, as Eliminatórias da Copa do Mundo na temporada 2021-22 e a Copa do Mundo do Catar. Representando Portugal, ele fez dois gols em 13 oportunidades.