Brentford x Fulham: o clássico entre surpresas do lado B de Londres

3 minutos de leitura

A segunda-feira da 26ª rodada da Premier League traz um clássico londrino pouco badalado, mas que promete ser um bom jogo. A temporada das equipes justifica a expectativa. O Brentford recebe o Fulham no Gtech Community Stadium, na capital da Inglaterra, às 17h (horário de Brasília).

Embora não sejam os principais times de Londres, Brentford e Fulham têm, atualmente, campanhas melhores que outros clubes mais populares e tradicionais da cidade. O Fulham é o atual 7º colocado, com 39 pontos, enquanto o Brentford está em 9º, com 35 pontos. Eles estão à frente dos londrinos Chelsea (10º), Crystal Palace (12º) e West Ham (16º).

Leia mais

Números explicam bom momento dos rivais

O retrospecto recente exemplifica como ambos os times vivem bons momentos e chegam em momentos de ascensão. O Brentford não perde um jogo pela Premier League desde o fim de outubro. Nesse meio tempo, venceu Liverpool e Manchester City, e empatou com Arsenal e Tottenham.

Do outro lado, o Fulham não perdeu nenhum dos últimos sete jogos na temporada. No período após a Copa do Mundo, somente o Manchester United ganhou mais jogos na liga que os Cottagers.

Se seguirem os confrontos recentes, a invencibilidade de um dos dois vai cair: não houve um empate entre os rivais nos últimos cinco clássicos disputados.

Brentford tenta se consolidar na segunda temporada na Premier League

O time treinado pelo dinamarquês Thomas Frank está na segunda temporada seguida na Premier League. Em 2021/22, quando a expectativa era lutar contra o rebaixamento, o Brentford já surpreendeu ao terminar em 13º lugar, 11 pontos acima da zona de rebaixamento.

Brentford comemora gol na Premier League - Foto: Twitter @BrentfordFC
Brentford comemora gol na Premier League – Foto: Twitter @BrentfordFC

O clube ainda evoluiu seu desempenho em 2022/23. Frank trouxe o compatriota Damsgaard, que se destacou na Sampdoria, e apostou no artilheiro Ivan Toney, que já marcou 14 vezes na atual edição do campeonato — é o terceiro artilheiro, atrás apenas de Haaland e Kane. Toney, no entanto, foi acusado de envolvimento em esquemas de apostas esportivas na Inglaterra.

Além da dupla criativa, boa parte do sucesso do Brentford se deve à eficácia defensiva. O time é o 7º da liga que menos concede chances ao adversário, e o cujo goleiro mais faz defesas por jogo, segundo dados da plataforma Fotmob.

Números do Brentford na Premier League

  • 7º melhor ataque – 37 gols marcados
  • 10ª melhor defesa – 30 gols sofridos
  • 8º em gols esperados – 33,1
  • 14º em gols esperados contra – 29,6
  • 18º em posse de bola – média de 43,4% por jogo
  • 1º em defesas por jogo – 4,3

Fulham busca melhor campanha da história

Atual sétimo colocado, o Fulham está igualando sua melhor campanha na história da Premier League, obtida em 2008/09. O time do português Marco Silva foi o campeão da Championship na última temporada e agora, finalmente, deve acabar com a sequência ioiô que marcou os últimos anos do clube londrino.

 O treinador do Fulham, Marco Silva - Foto: Twitter @FulhamFC
O treinador do Fulham, Marco Silva – Foto: Twitter @FulhamFC

Silva montou um time interessante com nomes do nível de Leno, Ream e Robinson na defesa; Palhinha, Andreas Pereira e Willian no meio-campo; e o inspirado israelense Solomon no ataque, que joga ao lado do artilheiro Mitrovic — o sérvio tem nove gols na atual temporada.

Apesar de ceder várias chances ao adversário, o Fulham conseguiu se firmar como a oitava melhor defesa da liga. E, na frente, o time ainda se destaca como o quarto que mais acerta cruzamentos — algo fundamental para o sucesso de Mitrovic, cuja especialidade é a bola aérea.

Números do Fulham na Premier League

  • 10º melhor ataque – 36 gols marcados
  • 8ª melhor defesa – 31 gols sofridos
  • 10º em gols esperados – 32
  • 2º em gols esperados contra – 42
  • 13º em posse de bola – média de 46,2% por jogo
  • 4º em cruzamentos certos por jogo – 5,5

A história do dérbi

O Gtech Community Stadium, casa do Brentford, fica somente a 6,4 quilômetros do Craven Cottage, casa do Fulham. Os dois disputam o chamado de West London Derby, na mesma região onde também ficam o Queens Park Rangers e o Chelsea.

Por nem sempre frequentarem as mesmas divisões, os rivais não tem um histórico muito grande de jogos. O período em que a rivalidade esteve mais quente foi entre as décadas de 80 e 90, nas quais ambos os times passaram boa parte dos anos na segunda divisão. O clássico sofreu uma pausa na temporada 1997/98, quando o Brentford caiu para a terceira. The Bees até voltaram à Championship na temporada seguinte, mas o Fulham foi campeão e subiu para a Premier League.

Os desencontros continuaram até 2014/15, época em que ambos voltaram para a segunda divisão — o Fulham caiu na elite e o Brentford subiu da terceira. Em 2019/20, os rivais jogaram a final dos play-offs da Championship, que define em Wembley o último time a subir para a Premier League. O Fulham venceu na prorrogação por 2 a 1.

Empate no retrospecto

No total, levando em conta todas as competições, Fulham e Brentford se enfrentaram 60 vezes. E o confronto está igualado: 22 vitórias para cada um, com 16 empates.

Na partida do primeiro turno, no Craven Cottage, os donos da casa venceram por 3 a 2. Decordova-Reid, Palhinha e Mitrovic fizeram os gols do Fulham, e Norgaard e Toney marcaram para o Brentford.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]