Fred – Mercado da bola, transferências e estatísticas

Fred – Mercado da bola, transferências e estatísticas
Fred comemorando em partida pelo Manchester United. Foto: Divulgação/ Instagram Fred

Frederico Rodrigues de Paula Santos, ou simplesmente Fred, é um jogador brasileiro profissional. A saber, o jogador tem 29, nascido em 5 de março de 1993, em Belo Horizonte. Contudo, o volante atua pelo Manchester United. Com isso, confira a trajetória do atleta na carreira e seu mercado da bola.

Fred – Início da carreira  

Fred iniciou a carreira muito jovem na base do Atlético-MG em 2009. Logo, um grupo de empresários levou o jogador para o Internacional, onde atuou nas categorias de base entre 2010 e 2012. Sequencialmente, o atleta se destacou e logo subiu para o time principal do Inter, para a disputa do Campeonato Gaúcho de 2012.  

Em suma, Fred se destacou no ataque Colorado e logo chamou atenção de clubes europeus. Com isso, entre 2012 e 2013, o atleta foi campeão gaúcho nas duas temporadas. A saber, o jogador atuava como um atacante de lado de campo no período da base e início no Inter. 

Logo após destaque no Internacional, o Shakhtar Donetsk contratou no mercado da bola o, até então, atacante, por 15 milhões de euros. Nesse ínterim, na Ucrânia, Fred, apesar da concorrência dos atacantes do elenco, passou a jogar como volante. 

Trajetórias, conquistas e highlights de Fred

Antes de mais nada, no início de carreira no profissional, pelo Internacional, Fred atuava mais adiantado, como um atacante de lado de campo. Logo, se destacou no clube gaúcho e chamou atenção da Europa. Aliás, o jogador foi destaque do Inter entre 2012 e 2013, sendo bicampeão gaúcho.  

Logo após essas temporadas de estreia, a sua chegada ao Shakhtar Donetsk foi importante na formação como atleta. A saber, na Europa, tradicionalmente, os jogadores desempenham diversas funções dentro da equipe e estudam bastante as funções táticas.

Com isso, devido à forte concorrência dos atacantes na equipe ucraniana, o atleta se transformou em um meio-campista, mais precisamente, um volante responsável pela saída de bola do clube. 

Na Ucrânia, inclusive, Fred venceu 10 títulos. A saber, o Campeonato Ucraniano nas temporadas 2013/14, 2016/17 e 2017/18, a Copa da Ucrânia em 2015/16, 2016/17 e 2017/8, além de vencer a Supercopa da Ucrânia 2013, 2014, 2015 e 2017. No entanto, na equipe ucraniana, o agora então, volante, chegou a disputar a principal competição de clubes do futebol europeu, a Uefa Champions League. 

Após algumas temporadas no time de Donetsk, o volante entrou em rumores do Manchester United. Logo, em 2018, os Red Devils contrataram Fred para completar o elenco estrelado do clube.

A saber, até aqui, a relação entre a torcida do United e Fred, é um caso de amor e ódio. Portanto, as temporadas que o mineiro disputou com a camisa vermelha de Manchester, boas atuações foram contabilizadas e convocações frequentes na Seleção Brasileira surgiram. 

Transferências e mercado da bola na carreira de Fred 

Primeiramente, Fred iniciou sua carreira no profissional no Internacional. Após destaque em 2012 e 2013, o Shakhtar Donetsk comprou o passe do jogador por 15 milhões de euros. Portanto, o futebol ucraniano impulsionou a carreira de Fred e rumores em grandes clubes europeus surgiram. 

Em suma, após vencer 10 títulos no clube ucraniano, os rumores do volante no Manchester United se concretizaram, e o mineiro foi contratado pelos Red Devils por 59 milhões de euros no mercado de transferências da temporada 2018/19. Portanto, na Premier League, Fred desenvolveu seu futebol, apesar da relação de amor e ódio com a torcida. 

Internacional 

Fred atuou no Internacional, desde a categoria de base em 2010, até as temporadas no profissional em 2012 e 2013. Logo, se destacou e venceu o Campeonato Gaúcho em 2012 e 2013. No clube Colorado, o mineiro disputou 40 partidas e marcou sete gols, despertando interesse do mercado da bola.

Shakhtar Donetsk 

Antes de mais nada, o Shakhtar Donetsk foi o primeiro clube europeu da carreira de Fred após sua saída do Inter no mercado de transferências. No entanto, o jogador teve que mudar suas características de jogo para se adaptar ao clube.

A saber, o jogador deixou de atuar como atacante de lado de campo e se transformou em um volante. Na Ucrânia, o volante venceu o Campeonato Ucraniano nas temporadas 2013/14, 2016/17 e 2017/18, a Copa da Ucrânia em 2015/16, 2016/17 e 2017/8, além de vencer a Supercopa da Ucrânia 2013, 2014, 2015 e 2017. Com isso, em 154 partidas no clube, o brasileiro marcou 15 gols. 

Manchester United 

Após destaque na Ucrânia, o Manchester United  contratou o volante no mercado da bola por 59 milhões de euros no mercado de transferências de 2018/19. Logo, Fred se enquadrou no elenco estrelado do time inglês. A destacar, a torcida do United vive uma relação de altos e baixos com o jovem jogador. Portanto, boas atuações do brasileiro confirmam titularidade na equipe e convocações frequentes. 

Seleção Brasileira 

Logo, com destaque no Manchester United, convocações para a Seleção Brasileira de Tite se tornaram frequentes. Porém, assim como na Inglaterra, a torcida brasileira vive com um pé atrás com o jogador.

Portanto, o volante participou das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, em alguns momentos até como titular. Aliás, sua convocação para a competição é dada como certa. Inclusive, Fred é jogador de confiança do elenco de Tite, devido a flexibilidade de funções que desempenha em campo.