Fred no United: o que o brasileiro pode oferecer ao time de Mourinho

Meia brasileiro pode ser boa opção para a montagem da equipe do treinador português

fred no united

A presença do brasileiro Fred no United dá nova opção ao meio-campo para o técnico José Mourinho.

O antigo camisa 8 do Shakthar Donetsk e atual número 17 dos Red Devils é o famoso meio-campista box-to-box, ou seja, que transita com a bola da defesa para o ataque.

No time ucraniano funcionava como um maestro, atuando como meia central. Na Ucrânia, marcou 15 vezes em 155 oportunidades.

O meio-campista foi convocado para a disputa do Mundial da Rússia. Dias antes da estreia da seleção brasileira se contundiu e, por essa questão, segundo o técnico Tite, mesmo sem ter sido cortado, não atuou em solo russo.

Fred no United: flexibilidade

Pogba e Matic terão importante companhia de Fred. Foto: Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Fred atua por todo campo, tendo ótimo ritmo de bola e excelente passe. Também faz uma boa transição ofensiva e define rapidamente suas jogadas, sendo importantíssimo na condução de contra-ataques, além de ser competente marcador.

Leia mais: Experiência e aprendizado: a passagem de Piqué no Manchester United

Fred pode ser titular da equipe de José Mourinho em diferentes esquemas, pois é um jogador flexível taticamente. Mourinho deve continuar utilizando o seu preferido 4-3-3, com o meio-campo formado por Matic, Fred e Pogba.

No 4-3-3, Fred pode atuar tanto pela direita quanto pela esquerda numa combinação equilibrada com Matic como primeiro homem, auxiliado pelas habilidades atléticas e técnicas de Pogba e Fred.

Já no caso de um possível 4-2-3-1, o meia brasileiro pode atuar tanto ao lado de Matic, como à frente do mesmo, com possíveis variações.

O mapa de calor de Fred em partida contra a Roma pelas oitavas de final da Champions mostra sua atuação como meia central. Via goal.com

Movimentação e passe longo

Até num 4-4-2 Fred poderia atuar, mesmo que seja mais difícil frente à preferência de Mourinho pelo 4-3-3. Um losango formado por Matic, Fred, Pogba e Lingard também pode ser uma interessante alternativa para o comandante português.

A torcida dos Diabos Vermelhos espera que o auxílio de Fred faça com que Pogba seja um pouco mais liberado ao ataque e repita atuações como as da Copa do Mundo, na qual teve grandes performances, marcando na grande final do torneio, por exemplo.

Em partida amistosa pela International Champions Cup na vitória frente ao Real Madrid nos Estados Unidos, o camisa 17 demonstrou sua inteligência e capacidade nas tomadas de decisão, que devem ser de extrema importância para uma boa temporada do seu atual clube.

O brasileiro se mostrou bem frente ao Real Madrid. Foto: John Peters/Manchester United via Getty Images

Outra qualidade é a busca pelo passe longo, pelo meio, procurando o atacante em boas condições de finalizar.

Na Ucrância buscava nomes como Taison, Bernard e Marlos. Contra o Real procurou auxiliar Alexis Sánchez, mas não alcançou grande êxito.

Todavia, com Romelu Lukaku, esse atributo pode ser muito útil. A força e o grande ritmo do atacante belga ajudarão demais o nível de atuação do brasileiro. Ao lado de jogadores de grande qualidade, espera-se que Fred evolua ainda mais.