Lampard é favorito para substituir ex-São Paulo e treinar fora da Inglaterra pela primeira vez

Ídolo do Chelsea como jogador, Frank Lampard teve sua segunda passagem pelo clube como treinador em forma de “tapa buraco” após repetidas demissões na temporada passada. Atualmente sem clube, ele se tornou o favorito para assumir o cargo deixado por um ex-São Paulo.

O jornal inglês “The Telegraph” informou nesta terça-feira (3) que o ex-treinador dos Blues é o principal candidato para assumir o comando do Rangers, da Escócia. Michael Beale, antigo auxiliar de Rogério Ceni no São Paulo, era o técnico da equipe, mas deixou o clube.

Lampard pós-Chelsea

Lampard pode ter seu primeiro cargo fora da Inglaterra caso assuma o Rangers. Os gigantes escoceses estão em 3º lugar no campeonato, atrás do grande rival, Celtic, e do St. Mirren.

Além do ex-meia do Chelsea, outros três nomes concorrem ao cargo: o treinador do AZ Alkmaar, Pascal Jansen, que nasceu em Londres e tem nacionalidades inglesa e holandesa, e Philippe Clement, que treinou mais recentemente o Monaco antes de ser demitido em junho.

Lampard em entrevista coletiva no Chelsea - PA Images / Icon Sport
Foto: Icon Sport

O ex-defensor do Rangers Kevin Muscat, que atualmente comanda o clube japonês Yokohama F Marinos, também foi ligado à sucessão de Beale, mas o nome de Lampard é colocado pelo jornal como “o mais intrigante”.

Aos 45 anos, Lampard sempre teve afinidade com o Rangers, o que se tornou público quando ele se sentou entre os torcedores do clube na final da Europa League de 2008 contra o Zenit, disputada em Manchester. Ele também descreveu uma aparição no Ibrox como “o melhor amistoso que já jogou”.

Apesar dessa afinidade, no entanto, treinador precisaria ter certeza da situação no Rangers e dos planos do clube para o futuro, depois de já ter enfrentado situações muito difíceis no Everton e no Chelsea, especialmente durante seu período interino.

Ex-São Paulo treinando na Europa

Michael Beale era membro da comissão técnica de Rogério Ceni quando o ex-goleiro teve sua primeira experiência como treinador no futebol profissional, assumindo o São Paulo em 2017.

Depois de deixar o São Paulo, ele aceitou um convite de Steven Gerrard para ser seu auxiliar no Rangers, onde foi campeão nacional em 2020/21. Ele assumiu o clube em novembro de 2022 e teve 72% de aproveitamento em sua passagem até ser demitido.

Lampard é favorito para substituir ex-São Paulo e treinar fora da Inglaterra pela primeira vez
Rogério Ceni e Beale no São Paulo, em 2017 (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

No entanto, o início ruim — que incluiu uma eliminação nos playoffs da Champions League para o PSV — somado às transferências que não renderam resultados positivos levaram a direção a tomar uma decisão.

O inglês foi demitido no último domingo, após a derrota em casa por 3 a 1 para o Aberdeen,. No momento, Steven Davis e Alex Rae estão comandando a equipe interinamente.

A dupla, inclusive, deve ser responsável pelo time na partida de quinta-feira (5) contra o Aris Limassol, do Chipre, na Europa League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]