Próxima adversária do Brasil, França empata na estreia da Copa do Mundo feminina e embola grupo

4 minutos de leitura

França (F)
23/07/23 - 07:00

Finalizado

0

-

0

Jamaica (F)

França (F) - Jamaica (F)

Women's Copa do Mundo - Sydney Football Stadium

1° Turno

A França, uma das postulantes ao título da Copa do Mundo feminina, empatou em 0 a 0 contra a Jamaica na manhã deste domingo (23) pela primeira rodada da fase de grupos. O resultado é bom para o Brasil, que faz parte do grupo, além do Panamá. Se vencer as panamenhas na segunda-feira (24), a seleção brasileira vai largar na frente, assumindo a liderança — as duas melhores avançam para as oitavas.

O duelo entre francesas e jamaicanas começou equilibrado. A seleção da Jamaica não dava espaço para a França impor a superioridade e também incomodava. Perto do fim da primeira etapa, o time francês ensaiou uma pressão e teve uma chance perigosa com Diani, em chute que passou raspando.

Na segunda etapa, a França conseguiu manter um ritmo de jogo e criou mais chances. Perto do fim, a equipe partiu para o ataque e pressionou muito a seleção da Jamaica, que se segurou. A principal chance da equipe europeia aconteceu aos 44 minutos, mais uma vez com Diani. Dentro da área, a camisa 11 cabeceou após um cruzamento que veio pelo lado direito. A bola acertou o travessão, foi para baixo e, caprichosamente, ainda conseguiu acertar a trave antes de se afastar do gol

Primeiro ponto da Jamaica em uma Copa do Mundo

O empate contra a França, potência no futebol feminino, gerou o primeiro ponto conquistado pela Jamaica em uma Copa do Mundo. As Reggae Girlz estrearam em Mundiais na edição de 2019 e foram eliminadas com três derrotas. O resultado deste domingo foi muito celebrado após o apito final.

— Foi só um jogo. Temos um grande caminho pela frente, mas começar assim é fantástico. Estou muito feliz pelas garotas — disse Lorne Donaldson, técnico da Jamaica, após a partida.

Khadija Shaw dá trabalho, mas termina expulsa

A atacante jamaicana Khadija Shaw, do Manchester City, deu trabalho para a defesa da França. Muito forte e habilidosa, a jogadora não deu sossego para as francesas, entrando em todas as disputas de bola, sofrendo muitas faltas e buscando chances.

Uma das oportunidades mais perigosas de Shaw e da Jamaica foi aos 40 minutos da primeira etapa, em cobrança de falta que foi defendida por Peyraud-Magnin. Mesmo com o desvio da goleira, a bola passou ao lado — mas muito perto — do gol.

Khadija Shaw recebeu amarelo aos 37 minutos do primeiro tempo por um pisão no pé de Karchaoui. Já nos acréscimos da segunda etapa, após carrinho em Renard, recebeu o segundo amarelo e foi expulsa. Ela ficará suspensa na partida contra o Panamá, na próxima rodada, e estará disponível para atuar contra o Brasil no terceiro jogo.

França e Jamaica Copa do Mundo feminina
Khadija Shaw, camisa 11 da Jamaica, observa disputa de bola na partida pela Copa do Mundo feminina (Foto: Iconsport)

Técnico da França fala pouco após empate

Hervé Renard, técnico da França, evitou falar muito após o empate na estreia da Copa do Mundo. Questionado sobre a partida contra o Brasil, na próxima rodada, ele desconversou.

— Vai ser um jogo importante, mas a gente tem até a terceira rodada para tentar nossa classificação — disse.

Próximos jogos do Grupo F na Copa do Mundo

A próxima partida da França é contra a seleção brasileira. O duelo vai acontecer no Brisbane Stadium, no próximo sábado (29), às 7h. Na mesma rodada, a Jamaica vai encarar o Panamá, também no dia 29, às 9h30.

A fase de grupos vai acabar com duelos simultâneos no dia 2 de agosto, às 7h: Jamaica x Brasil e Panamá x França.

Tabela do Grupo F

O empate entre França e Jamaica embolou o grupo do Brasil. A Jamaica, se vencer o Panamá na próxima rodada, pode ter uma boa chance de classificação, disputando com as francesas e as brasileiras.

Veja como fica a tabela de classificação do Grupo F:

  • França – 1 ponto – 1 partida – Saldo de gol (0)
  • Jamaica – 1 ponto – 1 partida – Saldo de gol (0)
  • Brasil – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)
  • Panamá – 0 ponto – 0 partida – Saldo de gol (0)
Daniel Servidio
Daniel Servidio