Revelado! Football Manager 2024: download, lançamento e como jogar o FM 24 no Brasil

5 minutos de leitura

Veja data de lançamento oficial, trailer e como jogar o Football Manager 2024 no Brasil

É oficial! O Football Manager 2024 ganhou data de lançamento e teve divulgado o primeiro trailer da nova edição da franquia que movimenta aficionados pelo mundo. Confira a seguir todas as informações da versão mais atualizada da série de jogos desenvolvida pela Sports Interactive e distribuídos pela Sega.

O FM, como também é conhecido, é um dos simuladores mais reais e desejados de futebol que existe no universo dos games. Nele, você encara um perfil de treinador, que pode assumir um clube (ou uma seleção) de diferentes cantos do mundo, e se torna responsável não só pela tática e formação da equipe, como também contratações, finanças, treinos e até entrevistas à imprensa.

Quando é o lançamento do Football Manager 2024?

A data de lançamento do FM 2024 está marcada para dia 6 de novembro.

A data serve para todas plataformas caso não ocorra atrasos como no ano passado. A versão para PS5 do Football Manager 2023 foi liberado apenas em janeiro deste ano, enquanto as outras plataformas receberam o game em 8 de novembro de 2022.

Onde jogar FM 2024?

O Football Manager 2024 chegará fora simultânea às seguintes plataformas, aparelhos e consoles:

  • PC (Steam, Epic Games Store, Microsoft Store).
  • PlayStation 5.
  • Xbox One e Xbox Series X|S.
  • Nintendo Switch, iOS e Android.
  • Netflix (subscrições para smartphones) e Xbox Game Pass.

A nova edição do FM não terá uma versão nativa para PlayStation 4.

Veja o trailer do Football Manager 2024

Como baixar o Football Manager 2024?

Por conflitos de licenciamento de jogadores e clubes, o Football Manager não é oficialmente vendido no Brasil desde 2017. Isso não significa que não seja possível comprá-lo de maneira oficial, mas acarreta em algumas dificuldades — como, por exemplo, o encarecimento do produto devido à necessidade de fazer a aquisição em moeda estrangeira.

Existem quatro versões comercializadas do FM: para PC, Xbox, Playstation e Nintendo Switch.

Como baixar o FM para PC?

O jeito mais seguro de comprar o Football Manager de forma oficial para PC é através de um vendedor confiável. O mais recomendado é a Marton Shop, sugerida pela maioria dos sites especializados, que entrega o produto através da plataforma Steam.

É possível pedir para o vendedor criar uma conta na Steam com o jogo ou solicitar que o jogo seja ativado na sua conta. Na segunda opção, além de normalmente ser mais cara, é necessário ceder o acesso da sua conta para o vendedor entrar e colocar o jogo. Os preços ainda não foram revelados.

Também dá para comprar diretamente pela Steam — assim como pela Epic Games, outra plataforma semelhante –, mas aí será preciso mudar a sua conta para outro país, com o uso de um VPN (“Virtual Private Network”, ou “Rede Privada Virtual”).

No caso da Steam, ainda precisaria fazer uma compra no novo país para ratificar a mudança e, depois de adquirir o FM, ainda terá que fazer outra compra de jogo antes de voltar sua conta para o Brasil. Na Epic Games, só é possível mudar de país a cada seis meses.

Por fim, dá para comprar o game direto pelo site do Football Manager, mas também apenas com uma VPN. Em todas as opções, o jogo é totalmente legalizado, com uma licença legítima, comprada e ativada no exterior.

A versão para a PC é a mais jogada, completa e tradicional, com todos os recursos disponíveis.

Como comprar o Football Manager no Xbox, Playstation, Switch e Apple Arcade

A burocracia é menor nos consoles, embora a versão seja considerada menos completa. Para assinantes do Game Pass do Xbox, o jogo fica disponível para todas as contas que não estão configuradas para o Brasil.

Caso a sua esteja, é fácil mudar: basta ir até as configurações e mudar a localidade do Brasil para os Estados Unidos. É preciso reiniciar o console ou o aplicativo no PC para atualizar.

Já na PS Store, do Playstation, há um bloqueio para contas do Brasil que não é contornável nem com o uso de VPN. Nesse caso, só é possível adquirir se o perfil não estiver ligado ao Brasil.

Para quem é assinante do Apple Arcade e tem um iPad, dá para jogar o Football Manager de graça. E, na loja virtual da Nintendo, é possível comprar mesmo sem usar VPN — a única questão é que a compra deve ser feita em dólares.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]