Foden revela posição preferida no Manchester City e comemora: ‘Estou jogando onde gosto’

4 minutos de leitura

O Manchester City voltou a vencer na Premier League ao bater o Brentford de virada na última segunda-feira (6). O grande destaque do jogo foi Phil Foden, que marcou os três gols dos Citizens para fechar o placar em 3 a 1.

O técnico Pep Guardiola o escalou na ponta-esquerda para a partida, mas o jovem inglês constantemente ocupava regiões mais centrais do campo e, depois do jogo, reforçou que prefere jogar pelo meio.

O coringa do Manchester City

Durante a sua carreira como profissional do Manchester City, Foden já atuou em praticamente todas as posições do meio para frente. Na atual temporada, tem sido utilizado mais como um ponta pela direita.

image-5
Mapa de calor de Foden na Premier League 2023/24 (Foto: Sofascore)

Ocasionalmente meia, falso nove e ponta-esquerda, dependendo das ausências, o jogador de 23 anos tem sido presença constante no time na atual temporada, com 22 rodadas disputadas, 20 delas como titular.

Contra o Brentford, om Kevin De Bruyne e Erling Haaland retornando à equipe, ele pegou o lugar que tem sido disputado por Doku e Grealish, mas foi mais “camisa 10” se comparado aos concorrentes da posição, e é assim que prefere.

— Estou encantado com como estou jogando no momento. Estou jogando mais pelo meio, onde quero estar – disse à emissora inglesa “Sky Sports” após o confronto.

Foden x De Bruyne por uma vaga?

Foden é o sétimo jogador que Guardiola mais utilizou na carreira. Três dos quatro primeiros são meias: Bernardo Silva, De Bruyne e Gündogan — além do goleiro Ederson. A versatilidade do jovem jogador é um trunfo.

Foden pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Mesmo que os dois não travem uma competição por posição, dado o status de praticamente insubstituível do belga quando está saudável, Foden pode ter mais protagonismo pelo meio.

— Provavelmente é a melhor forma que tive com a camisa do City há muito tempo, de forma consistente. Que isso continue assim por muito tempo. Seria bom se eu jogasse em uma posição e aprendesse essa posição a cada jogo, mas sou uma pessoa que se adapta e joga onde é necessário – disse.

Na ausência de De Bruyne nesta temporada, Julian Álvarez jogou muitas vezes em sua posição. A versatilidade de Bernardo Silva também o permite seguir no time em diferentes encaixes. Mas Foden entende onde quer ficar:

“Estou gostando de jogar em qualquer lugar no meio. É onde me vejo. Espero poder jogar mais pelo meio.”

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]