O meia Phil Foden foi eleito o melhor jogador da última temporada da Premier League. Ele, assim como grande parte da seleção da Inglaterra, chegou com grande expectativa à Eurocopa, mas tem se sentido frustrado.
Em entrevista coletiva antes do confronto das quartas de final contra a Suíça, o meia do Manchester City revelou seu incômodo pelo desempenho ruim e disse sentir pena do técnico Gareth Southgate.
Incômodo de Foden na Inglaterra
Ele revelou que, por mais que tenha tentado fazer o que vinha fazendo no City, isso não tem surtido efeito nos Três Leões. Se mostrou incomodado por não conseguir fazer gols e por performar abaixo do esperado.
— Me sinto um pouco frustrado, não vou mentir. Quero tentar marcar gols, tentar fazer coisas melhores pela Inglaterra e, por vezes, não tem funcionado, mas trata-se de manter uma mentalidade positiva — disse o meia.
Ele ainda lembrou sua ótima temporada e disse que não foi o melhor jogador da Premier League para chegar na Euro e não mostrar seu desempenho. “Sinto que a cada jogo dou pequenos passos em frente e espero poder fazer boas exibições pela Inglaterra, esse sempre foi o meu objetivo”, admitiu o jovem do Manchester City.
Em sua temporada de Jogador do Ano da Premier League, o meia de 24 anos marcou 27 gols e deu 13 assistências pelos Citizens na última temporada, somando todas as competições.
Outra questão é que Foden não tem atuado na posição preferencial no torneio europeu. Esse papel de meia criativo que atua entre linhas em regiões centrais está atribuído a Jude Bellingham, estrela do Real Madrid.
— Nessa temporada, mostrei no Manchester City que me movimentei mais no meio, marquei mais gols e influenciei mais os jogos. Sempre fui honesto sobre a minha posição e sempre me vi jogando no meio do campo, mas não concordo que não possa jogar ao lado de Jude Bellingham, acho que podemos ser encaixados (juntos) nos últimos jogos.
Pena de Southgate?
O maior criticado de toda a delegação inglesa é o técnico Gareth Southgate. Desde 2016 comandando a equipe, o treinador teve momentos positivos, mas nunca chegou a ser unanimidade entre torcedores.
Apesar do vice na Eurocopa de 2021, disputada em solo inglês, Southgate não recebe muitos créditos pelos momentos bons — dados geralmente à excelente geração que tem nas mãos. E suas escolhas são sempre motivo de dúvida.
Foden atuar na esquerda, por exemplo, é uma delas. E o jogador, por sua vez, toma o lado do seu comandante, dizendo que os jogadores têm que assumir a responsabilidade e a culpa pelo momento ruim.
— Tenho pena do Gareth [Southgate]. Ele não se propôs a fazer isso [jogar defensivamente]. Nos treinos, tem nos dito para pressionarmos e ficarmos em cima. Às vezes, isso tem de partir dos jogadores. Os jogadores têm que assumir parte da culpa — disse.
Segundo o meia, os atletas têm de se adaptar ao que a outra equipe está fazendo para superá-la. “É algo de que estamos falando ultimamente e olhando para o futuro”.