O Fluminense está se movimentando para a temporada 2025 e anunciou a contratação de um brasileiro que estava na Premier League.
O agora ex-Liverpool Marcelo Pitaluga deixa o clube inglês após cinco anos para vestir a camisa do Fluminense a partir de 2025. O goleiro chega ao Tricolor Carioca como provável sucessor de Fábio.
Segundo o Fluminense, em comunicado, Pitaluga irá se apresentar para fazer os exames médicos antes de assinar o contrato. Ele é revelado nas categorias de base da equipe carioca.
Pitaluga chega ao Flu sem custo de transferência, mas, segundo o “ge”, o Liverpool continua com 40% dos direitos econômicos do jogador.
Reforço do Fluminense fez parte da ‘geração de ouro’ do Brasil
Com uma curta passagem pelo Vasco, o goleiro fez boa parte da formação como jogador das categorias de base do Fluminense. Ele chegou a ser promovido ao time principal, mas não entrou em campo.
Mesmo assim, Pitaluga fez parte da “geração de ouro” do futebol brasileiro. Em 2019, representou a Seleção no título da Copa do Mundo sub-17, ao lado de nomes como Kaio Jorge, Talles Magno e Yan Couto. Na ocasião, o goleiro era reserva de Matheus Donelli.
Pouco tempo após o título mundial, Pitaluga despertou o interesse do Liverpool. Em 2020, os Reds anunciaram o jogador em acordo por 2 milhões de euros (R$ 13 milhões na cotação da época). No primeiro momento, integrou o time sub-17 e passou por sub-18, sub-21 e sub-23 até ser relacionado por Jürgen Klopp.
Mesmo sem oportunidades, o brasileiro se destacou nos treinos do time principal. Em agosto de 2023, o Liverpool publicou um vídeo do jogador participando do treino de finalização de Van Dijk e Salah e deixou a dupla impressionada pelas ótimas defesa. Nele, é possível ver alguém chamando o jogador de “pequeno Taffarel”.
Antes de voltar ao Brasil, Pitaluga foi emprestado ao St. Patrick, da Irlanda, e Macclesfield, da Inglaterra.