Com ex-Fluminense, Liverpool atropela LASK e avança na Europa League

5 minutos de leitura

Líder e classificado com antecedência, o Liverpool está voando na Europa League! O time de Jürgen Klopp passeou diante do LASK Linz nesta quinta-feira (30), em Anfield, na quarta rodada do Grupo E, e venceu por 4 a 0, com gols de Luis Díaz, Coady Gakpo (2) e Mohamed Salah. Apesar da lesão de Alisson, o Brasil foi representado na partida por um ex-jogador do Fluminense.

Mais uma vez, Klopp escalou uma equipe mista na competição europeia. Kelleher foi escolhido para substituir Alisson, enquanto Luis Díaz ocupou a vaga do também lesionado Diogo Jota. Os jovens Quansah e Elliott também foram oportunizados, assim como Endo, Gravenberch, Joe Gomez e Gakpo.

Revelado pelo Fluminense, Marcelo Pitaluga é relacionado no lugar de Alisson

Goleiro brasileiro no Liverpool? Alisson, certo? Negativo. Quem representou o país verde-amarelo nesta quinta-feira foi Marcelo Pitaluga. Desconhecido do grande público, o brasileiro de 20 anos foi relacionado pela primeira vez por Jürgen Klopp com a lesão muscular do camisa 1 da seleção brasileira.

Marcelo Pitaluga fez suas categorias de base no Fluminense, mas ainda muito jovem deixou o Tricolor Carioca. Ele acertou com o Liverpool em 2020. Sem oportunidades, foi para o Macclesfield, da oitava divisão, na última temporada, para conquistar experiência. Desde que retornou ao Anfield, tem se destacado nos treinamentos e deve ganhar espaço cada vez mais nos próximos anos.

Liverpool vence com tranquilidade e prova domínio esperado na Europa League

Depois do tropeço contra o Toulouse na última rodada, o time vermelho massacrou os austríacos e impuseram toda a diferença técnica prevista. O Liverpool voou baixo no primeiro tempo e conseguiu emplacar 11 finalizações e 66% de posse de bola. A equipe abriu o placar cedo, com Luis Díaz, aos 12 minutos.

O LASK pouco pôde respirar e já sofreu mais um. Aos 15, foi a vez de Coady Gakpo balançar as redes adversários. Os 30 minutos restantes foram de muita pressão dos ingleses, mas os visitantes evitaram novos gols.

Todo o volume de jogo, porém, rendeu mais um gol aos Reds no segundo tempo. Quinto maior artilheiro da história do clube, Salah converteu pênalti sofrido por Gravenberch e deixou sua marca, aos seis do segundo tempo. Para fechar o placar, Gakpo voltou a balançar as redes já nos acréscimos. Alexander-Arnold, como autêntico meia, achou bom passe para o holandês, que acertou um belo chute e deu números finais ao jogo.

Com a derrota já encaminhada, o LASK se soltou e foi para o ataque na metade final do jogo. A equipe criou oportunidades de perigo, mas parou em Caoimhin Kelleher. O goleiro fez três defesas mostrou que pode substituir Alisson à altura.

Líder garantido, Liverpool ‘foge' de times da Champions League

O time está matematicamente classificado ao mata-mata da Europa League. Mais do que isso, o Pool agora também garantiu a primeira colocação do Grupo E, com o empate entre Toulouse e Union Saint-Gilloise. Com isso, os comandados de Klopp estão garantidos nas oitavas de final e não precisarão passar pelos playoffs entre os segundos colocados de cada grupo e os eliminados em terceiro lugar da Champions League.

É um alívio importante para os Reds, que têm um calendário apertado pela frente. Serão oito partidas no mês de dezembro. A rodada final da Europa League está marcada para o dia 14/12.

Os Reds voltam a campo no próximo domingo (3), às 11h. O adversário será o Fulham, em Anfield Road, pela 14ª rodada da Premier League.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.