Líder e classificado com antecedência, o Liverpool está voando na Europa League! O time de Jürgen Klopp passeou diante do LASK Linz nesta quinta-feira (30), em Anfield, na quarta rodada do Grupo E, e venceu por 4 a 0, com gols de Luis Díaz, Coady Gakpo (2) e Mohamed Salah. Apesar da lesão de Alisson, o Brasil foi representado na partida por um ex-jogador do Fluminense.
Mais uma vez, Klopp escalou uma equipe mista na competição europeia. Kelleher foi escolhido para substituir Alisson, enquanto Luis Díaz ocupou a vaga do também lesionado Diogo Jota. Os jovens Quansah e Elliott também foram oportunizados, assim como Endo, Gravenberch, Joe Gomez e Gakpo.
Revelado pelo Fluminense, Marcelo Pitaluga é relacionado no lugar de Alisson
Goleiro brasileiro no Liverpool? Alisson, certo? Negativo. Quem representou o país verde-amarelo nesta quinta-feira foi Marcelo Pitaluga. Desconhecido do grande público, o brasileiro de 20 anos foi relacionado pela primeira vez por Jürgen Klopp com a lesão muscular do camisa 1 da seleção brasileira.
Marcelo Pitaluga fez suas categorias de base no Fluminense, mas ainda muito jovem deixou o Tricolor Carioca. Ele acertou com o Liverpool em 2020. Sem oportunidades, foi para o Macclesfield, da oitava divisão, na última temporada, para conquistar experiência. Desde que retornou ao Anfield, tem se destacado nos treinamentos e deve ganhar espaço cada vez mais nos próximos anos.
O brasileiro Marcelo Pitaluga está no banco do Liverpool pela primeira vez 👏
Ele viralizou recentemente por fazer uma série de defesas impressionantes durante um treino contra Van Dijk e Salah 🤯
Apenas 20 anos 🇧🇷 pic.twitter.com/f8193wKUSj
— PL Brasil (@plbrasil1) November 30, 2023
Liverpool vence com tranquilidade e prova domínio esperado na Europa League
Depois do tropeço contra o Toulouse na última rodada, o time vermelho massacrou os austríacos e impuseram toda a diferença técnica prevista. O Liverpool voou baixo no primeiro tempo e conseguiu emplacar 11 finalizações e 66% de posse de bola. A equipe abriu o placar cedo, com Luis Díaz, aos 12 minutos.
O LASK pouco pôde respirar e já sofreu mais um. Aos 15, foi a vez de Coady Gakpo balançar as redes adversários. Os 30 minutos restantes foram de muita pressão dos ingleses, mas os visitantes evitaram novos gols.
Todo o volume de jogo, porém, rendeu mais um gol aos Reds no segundo tempo. Quinto maior artilheiro da história do clube, Salah converteu pênalti sofrido por Gravenberch e deixou sua marca, aos seis do segundo tempo. Para fechar o placar, Gakpo voltou a balançar as redes já nos acréscimos. Alexander-Arnold, como autêntico meia, achou bom passe para o holandês, que acertou um belo chute e deu números finais ao jogo.
Com a derrota já encaminhada, o LASK se soltou e foi para o ataque na metade final do jogo. A equipe criou oportunidades de perigo, mas parou em Caoimhin Kelleher. O goleiro fez três defesas mostrou que pode substituir Alisson à altura.
— Liverpool FC (@LFC) November 30, 2023
Líder garantido, Liverpool ‘foge’ de times da Champions League
O time está matematicamente classificado ao mata-mata da Europa League. Mais do que isso, o Pool agora também garantiu a primeira colocação do Grupo E, com o empate entre Toulouse e Union Saint-Gilloise. Com isso, os comandados de Klopp estão garantidos nas oitavas de final e não precisarão passar pelos playoffs entre os segundos colocados de cada grupo e os eliminados em terceiro lugar da Champions League.
É um alívio importante para os Reds, que têm um calendário apertado pela frente. Serão oito partidas no mês de dezembro. A rodada final da Europa League está marcada para o dia 14/12.
Into the @EuropaLeague round of 16 👊 pic.twitter.com/ah7ssXEc4X
— Liverpool FC (@LFC) November 30, 2023
Os Reds voltam a campo no próximo domingo (3), às 11h. O adversário será o Fulham, em Anfield Road, pela 14ª rodada da Premier League.