‘Flopou’ de novo? Descartado por Guardiola pode voltar para ‘casa’

4 minutos de leitura

Kalvin Phillips não está vivendo seu melhor momento na Premier League 2023/24. Depois de passar metade da temporada “esquentando banco” no Manchester City de Pep Guardiola, o meio-campista foi emprestado para o West Ham na janela de transferências de janeiro.

No entanto, Phillips ainda não viveu dias felizes com a mudança de ares. Nas quatro partidas em que atuou pelos Hammers, o inglês ainda não fez gols, nem viu a equipe de David Moyes vencer, chegando a uma sequência três derrotas consecutivas — sendo uma delas uma goleada contra o Arsenal.

O possível próximo destino de Kalvin Phillips no mercado da bola

E se voltar às raízes trouxer a sorte de volta para o lado de Phillips? De acordo com o site “Football Insider” esse parece, ao menos, ser o plano da direção do Leeds, clube que formou o meio-campista.

Se mantiver o bom desempenho na Championship, o Leeds deve conseguir o acesso para a primeira divisão. Os Whites estão, atualmente, na segunda posição da tabela e têm grandes chances de subir sem precisar passar pela fase dos playoffs, destinada aos clubes que ocupam da terceira à sexta posição.

Segundo o site inglês, caso o Leeds conquiste o sonhado acesso direto, espera-se que abram os bolsos na janela de transferências de verão para reforçar o elenco. E um líder do meio-campo estará entre suas prioridades. Nada melhor, portanto, que um atleta mais do que identificado com o clube.

Kalvin Phillips no Leeds

  • Chegou aos 14 anos
  • Ficou no clube de 2010 a 2022
  • 234 jogos
  • 14 gols
  • 1 título da Championship em 2019/20

Apesar de o jogador provavelmente custar caro para retornar ao clube onde brilhou antes de ser transferido ao City por 45 milhões de libras em 2022, o Leeds não deve poupar recursos para levá-lo de volta.

Um fato que indica isso é que, quando estava na primeira divisão na temporada 2022/23, o clube pagava um salário semanal de 100 mil libras para Rodrigo Moreno. Por isso, as 140 mil libras semanais de Phillips não devem ser um obstáculo.

Descartado por Guardiola no City

Em dezembro, quando ainda vestia a camisa do City — fez somente 31 vezes em duas temporadas –, Phillips foi tema de uma coletiva de Guardiola.

Na oportunidade, o treinador pediu desculpas por não dar mais oportunidades a Phillips.

— Não sei o que vai acontecer. Peço desculpas pelas minhas decisões relacionadas a ele, já disse muitas vezes. Ele não merece não ter minutos (em campo).

Guardiola revelou que tem pedido algumas melhorias para o jogador e ele tem atendido. Porém, disse que não o escala porque não consegue enxergá-lo em seu estilo de jogo.

— É apenas porque eu visualizo algo, visualizo o time, e é um pouco difícil enxergá-lo ali, só isso. Não é porque não estou satisfeito. Sinto muita pena dele. Mas (o futebol) é um negócio, no final tenho que agir profissionalmente.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Me formei em Jornalismo pela PUC-SP em 2020. Antes de escrever para a PL Brasil, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.