Flamengo fatura R$ 8,4 milhões com venda de promessa que nunca jogou no profissional para clube alemão

4 minutos de leitura

O Flamengo fechou nesta quinta-feira (24) a venda de um dos goleiros mais promissores da sua categoria de base para o Eintracht Frankfurt, time que disputa a Bundesliga e a Conference League.

Kauã Santos, de 20 anos, foi negociado com os alemães por 1,6 milhões de euros (R$ 8,4 milhões). O Flamengo ainda manterá 30% dos direitos econômicos do atleta. A informação foi antecipada pelo jornalista Venê Casagrande.

O goleiro rubro-negro nunca disputou um jogo como profissional e está no Flamengo desde os 16 anos. Ele é o titular da equipe sub-20 e foi convocado pela seleção brasileira para a disputa do Sul-Americano e do Mundial da categoria no primeiro semestre.

Antes do Flamengo, Frankfurt já tirou promessa de outro clube brasileiro

Não é a primeira vez que o Frankfurt vem atrás de promessas brasileiras que ainda não estrearam no profissional. O clube pagou 1,8 milhões de euros em 2019 para contratar o zagueiro Tuta, então da equipe sub-20 do São Paulo.

O time treinado pelo alemão Dino Toppmoller tem como principais referências do elenco os atacantes Mario Götze e Kolo Muani, que é alvo de gigantes europeus nesta janela. Os goleiros são o ex-PSG Kevin Trapp, Jens Grahl e Simon Simoni. O Frankfurt foi campeão da Europa League em 2021/22 e, atualmente, disputa a Conference League.

Kauã tem uma trajetória semelhante com Hugo Souza, outro goleiro revelado na Gávea que foi para o futebol europeu. A diferença é que Hugo fez 71 jogos pelo time profissional do Flamengo antes de ser negociado, por empréstimo, com o Chaves de Portugal.

Atualmente, o elenco profissional rubro-negro está bem servido de goleiros: o titular é Matheus Cunha, que foi promovido recentemente da base, e os reservas são Santos e Agustín Rossi.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]