Do Flamengo à Premier League: antigos companheiros, Andreas Pereira e João Gomes se enfrentam em Fulham x Wolverhampton

3 minutos de leitura

O torcedor do Flamengo poderá matar a saudade nesta sexta-feira (24) de dois jogadores com recentes e marcantes passagens pelo clube. O Fulham, de Andreas Pereira, recebe o Wolverhampton, do novato João Gomes, às 17h, no estádio Craven Cottage, em Londres. 

Por conta do momento vitorioso nos últimos anos, o Flamengo tem servido como grande vitrine para o futebol europeu. A equipe carioca tem exportado talentos a cada temporada. O exemplo mais recente é o João Gomes, vendido ao Wolverhampton por 18,7 milhões de euros, equivalente a aproximadamente R$ 103 milhões. Andreas Pereira também se valorizou após a passagem por empréstimo pela Gávea, entre 2021 e 2022. O belgo-brasileiro foi comprado por 10 milhões de libras pelo Fulham junto ao Manchester United, e faz boa temporada.

Disputa interna

No Flamengo, Andreas Pereira e João Gomes eram concorrentes diretos, mesmo portando características diferentes. Os atletas protagonizaram disputas constantes, que foram acentuadas com trocas de treinadores no clube. Renato Gaúcho, terceiro técnico rubro-negro no ano de 2021, deu poucas chances a João Gomes. Por outro lado, Andreas Pereira foi alçado a um dos pilares do time atuando ao lado de Willian Arão. 

Com a saída de Portaluppi, o ex-Manchester United acabou perdendo espaço devido a uma má fase pessoal e à chegada do português Paulo Sousa. O novo técnico reestruturou o time taticamente, o que beneficiou João Gomes e outros nomes do plantel.

O lusitano, porém, foi demitido e deu lugar a Dorival Júnior, que sinalizou uma parceria entre os atuais jogadores de Fulham e Wolverhampton, mas o contrato de Andreas com o Flamengo chegou ao fim antes de que a dupla alavancasse. 

João Gomes e Andreas Pereira juntos pelo Flamengo:

  • 21 jogos
  • 11 vitórias
  • 6 derrotas
  • 4 empates
  • 58,7% de aproveitamento

EM NOVE DOS 11 JOGOS, ambos foram titulares;

EM 1 JOGO, ambos entraram no segundo tempo;

SETE VEZES, Andreas Pereira foi titular e João Gomes entrou no decorrer da partida;

QUATRO VEZES, João Gomes foi titular e Andreas Pereira entrou no decorrer da partida.

Do céu ao inferno

Andreas Pereira desembarcou no Flamengo no meio de 2021, com a difícil missão de substituir Gérson, negociado com o Olympique de Marseille. O camisa 18, no entanto, se adaptou rapidamente ao clube. Logo na estreia, Andreas saiu do banco e marcou um dos gols na vitória por 4 a 0 diante do Santos, em agosto.

Tudo caminhava bem para o meio-campista que era presença constante no time titular de Renato Gaúcho. Porém, a falha na final da Libertadores de 2021, que resultou no gol do título do Palmeiras, marcado por Deyverson, manchou aquela, até então, ótima passagem de Andreas Pereira pelo Rio de Janeiro. Apontado como culpado pela derrota flamenguista, nunca recuperou a confiança da torcida rubro-negra. 

O Flamengo, portanto, optou por não exercer a compra do jogador junto ao Manchester United. Hoje, apesar das rusgas, Andreas Pereira se declara flamenguista e mostra apoio ao clube nas redes sociais. 

O “cria” no meio das estrelas

João Gomes chegou ao elenco profissional do Flamengo em 2020. O jovem da base rubro-negra recebeu a primeira chance no time com o espanhol Domenéc Torrent, e passou a receber mais oportunidades com Rogério Ceni, que recuou Willian Arão para a zaga. Mas foi Dorival Júnior o responsável para conceder protagonismo a João Gomes, tornando-o titular absoluto e peça imprescindível nas conquistas do Fla em 2022.

Ao lado de Thiago Maia, João Gomes foi uma das bases de equilíbrio e sustentação de uma equipe tão ofensiva e estrelada como o Flamengo de Gabigol, Pedro, Arrascaeta e Everton Ribeiro. A intensidade é a marca registrada do volante, e vem sendo muito sentida pela equipe no começo de 2023.

A temporada de luxo do volante de 22 anos fez os Wolves irem até o fim e superarem a briga com o Lyon para levar o jogador.

Desempenho pelo Flamengo:

ANDREAS PEREIRAJOÃO GOMES
JOGOS53 122
MINUTOS41117035
GOLS84
ASSISTÊNCIAS23
CARTÕES AMARELOS1535

A dupla na Premier League

Adaptação à Premier League não foi problema para Andreas Pereira, revelado pelo Manchester United. Prova disso é a bela temporada que o meia de 27 anos faz pelo Fulham, time que ocupa a sétima colocação, à frente de gigantes como Chelsea e Liverpool. Diferentemente do Flamengo, onde jogava como segundo volante, Andreas Pereira é responsável pela armação no time do Craven Cottage, atuando na linha de três meias com muita mobilidade.

Os números de Andreas Pereira na atual edição da Premier League comprovam o bom momento do jogador e podem servir de inspiração para João Gomes.

ANDREAS PEREIRAJOÃO GOMES
24 jogos2 jogos
2 gols1 gol
6 assistências0 assistências
607 passes certos (71.7%)32 passes certos (65.6%)
56 passes longos (48.2%)4 passes longos (25%)
353 duelos (37.4%)23 duelos (52.2%)
34 duelos aéreos (23.5%)3 duelos aéreos (33.3%)
27 interceptações6 interceptações
6 cartões amarelos1 cartão amarelo
0 cartões vermelhos0 cartões vermelhos

O começo do recém-chegado na Inglaterra é animador. João Gomes marcou o gol da vitória do Wolverhampton diante do Southampton, no dia 11 de fevereiro, por 2 a 1. O camisa 35 foi recepcionado de maneira calorosa por torcedores e jogadores do clube. 

O contrato de João Gomes com a equipe do Molineux Stadium tem duração de cinco temporadas, mas os Lobos já vislumbram seu alto potencial de revenda. A partida é de extrema importância para os dois clubes. Sexto colocado com 38 pontos, o Fulham precisa vencer para seguir sonhando com uma competição europeia, enquanto o Wolverhampton, na 15ª posição e com 23 pontos, quer se afastar da zona de rebaixamento da Premier League.