Firmino: ‘Com Klopp, penso o jogo de outra forma’

Brasileiro enalteceu o trabalho de Jurgen Klopp e destacou a união do elenco

0
464
Liverpool Firmino Michael Steele Collection Getty Images Sport
Michael Steele Collection Getty Images Sport

O ano de 2019 vai ficar marcado na carreira de Roberto Firmino. Em grande fase nos Reds, atuais líderes da Premier League, o atacante mira a taça da competição nacional para deixar uma marca indelével na história do clube.

A PL Brasil entrevistou Roberto Firmino, que enalteceu o trabalho de Jurgen Klopp, destacou a união do elenco e projetou a temporada do Liverpool.

Siga a PL Brasil no Youtube

CRAQUES QUE NUNCA GANHARAM A PREMIER LEAGUE

Como você saiu do Brasil sem ter jogado em um grande clube, parte da imprensa e torcida brasileira demorou para entender seu estilo de jogo, e assim concordar com suas convocações para a seleção brasileira. Isso de alguma forma chegou a te incomodar?

De maneira nenhuma. Sou muito tranquilo. Realmente, como saí cedo do Brasil, logo no meu primeiro ano como profissional no Figueirense, muito torcedor não me conhecia. Mas sempre procurei fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, buscando o melhor para o meu time.

Graças a Deus, a seleção brasileira foi uma consequência desse trabalho. E até por estar há algum tempo no futebol europeu, e em escolas diferentes, aprendi a ler melhor o jogo e a fazer outras funções no ataque.

Leia mais: Firmino foi descoberto pelo Football Manager, diz dirigente do Hoffenheim

Roberto Firmino Liverpool Laurence Griffiths Collection Getty Images Sport
Laurence Griffiths Collection Getty Images Sport

Thierry Henry já te elogiou diversas vezes, destacando sua inteligência jogando futebol, afirmando ainda que gostaria muito de ter sido seu companheiro. Como você define seu estilo? Mudou muito dos tempos de Brasil?

Como eu disse, aprendi a desempenhar algumas funções em campo as quais não estava habituado. Mas tudo é uma questão de adaptação. Cada treinador tem a sua maneira de fazer o time jogar.

O Klopp é um treinador que tem um estilo muito ofensivo, os atacantes praticamente não guardam posição, a movimentação é constante. Evoluí muito com isso, passei a pensar o jogo de outra forma.

Como foi para você chegar ao Liverpool? Esperava a adaptação rápida ao clube e também ao futebol praticado na Premier League?

Jogar num dos maiores e mais tradicionais clubes do mundo é uma honra. E a identificação foi muito rápida, até porque eu e minha família fomos muito bem recebidos por todos aqui, o que ajudou muito na adaptação.

Ter passado primeiro pela Alemanha foi importante para me adaptar ao futebol praticado aqui na Inglaterra, que também é de força, mas de mais técnica pela qualidade dos jogadores.

Qual foi o diferencial para o Liverpool ter seguido brigando pelos principais títulos da temporada até o final?

Além de o nosso elenco ser muito forte, com jogadores de qualidade indiscutível, é um grupo muito unido. E comandado por um treinador que é muito querido por todos, um dos melhores da atualidade.

Infelizmente, o título da Premier League não veio por detalhes, e numa campanha fantástica que fizemos, com o City levando por um ponto de diferença. Mas fomos mais felizes e tivemos méritos na conquista da Champions.

O jogo contra o Barcelona será um daqueles eternos, que todo momento será lembrado. Passado algum tempo daquela incrível virada, como você lembra daquele dia épico?

Com certeza, um dos grandes momentos da minha carreira, daqueles que ficarão marcados para sempre. Não tem mesmo como esquecer, pelo tamanho do feito do Liverpool diante de outro clube enorme do futebol mundial.

Ainda mais depois do resultado do primeiro jogo. Nossa missão, claro, era muito difícil, mas em nenhum momento achávamos que não dava para reverter. E aquela classificação para a final, ainda mais da maneira como foi, nos deu uma força ainda maior para buscarmos aquele título.

Firmino, por ter chegado num nível altíssimo em 2018/2019, você acredita que essa temporada será ainda mais desafiante para o Liverpool?

Não digo mais desafiante, mas vamos atrás dos títulos novamente. Já tem um tempo que o Liverpool não conquista o título inglês, que nos escapou por tão pouco na última temporada.

E o clube ainda não foi campeão na era Premier League. A gente sente que os torcedores querem muito isso. E eles merecem, pela paixão e pela entrega que eles têm por essa camisa.