O que esperar da final da Copa da Liga entre Manchester City e Tottenham?

Quem vai levar a melhor e levantar o caneco?

0
542
final da copa da liga manchester city tottenham
Tim Keeton Imago Images

Depois de uma semana turbulenta politicamente, Tottenham e Manchester City se preparam para disputar a final da Copa da Liga no fim de semana. O duelo, que poderia marcar mais um encontro entre os velhos conhecidos Pep Guardiola e José Mourinho, perdeu um de seus protagonistas no banco de reservas.

Cenário do confronto entre Manchester City x Tottenham

No início da semana, o Tottenham anunciou a demissão de José Mourinho depois de 17 meses à frente do clube. Ryan Mason, ex-jogador dos Spurs, assume o cargo até o fim da temporada.

Os tropeços, a queda de desempenho da equipe, a eliminação nas oitavas da Europa League, o distanciamento do G4… Todos esses fatores colaboraram para a iminente queda do técnico português.

O início empolgante dos Spurs iludiu o torcedor, mas, conforme os meses foram passando, o desempenho não era mais o mesmo e o time caiu tecnicamente e também na tabela da Premier League.

O Tottenham chegou a brigar pela liderança no início do campeonato, mas uma série de resultados ruins fez com que o time caísse para a sexta posição do campeonato e, nesse momento, briga por uma vaga no G4.

Leia mais: A Copa da Liga 2008: o último título conquistado pelo Tottenham 

Ryan Mason, agora como treinador, tem a difícil missão de trazer esse título para Londres. Título esse que representaria muito mais que uma simples taça para os Spurs.

Para o Tottenham, essa final tem um significado ainda maior. É a chance de dar ao seu torcedor algo que eles esperam há 13 anos. O último título do Tottenham foi em 2008, justamente em uma Copa da Liga. Em contrapartida, o City vive um momento muito mais tranquilo que o rival.

O time de Pep Guardiola teve um início de temporada bem abaixo do esperado. Figurou a parte de baixo da tabela nas rodadas iniciais, teve uma sequência de resultados ruins, mas se reencontrou, chegou ao topo da Premier League e não saiu mais de lá.

A vitória contra o Aston Villa na última rodada fez com que os Citizens abrissem uma vantagem de 11 pontos para o vice-líder Manchester United na Premier League.

Além disso, o time de Guardiola vem empolgado com a classificação para as semifinais da Champions League e veem a chance de levantar a orelhuda pela primeira vez se aproximar ainda mais.

A Copa da Liga, para o City, não teria uma importância tão grande quanto para o Tottenham, mas é a chance de levantar o primeiro caneco da temporada. Além disso, o título da atual edição seria o oitavo do torneio do Manchester City, que igualaria o Liverpool em números de conquistas.

No último sábado, o City perdeu de 1 a 0 para o Chelsea e viu a oportunidade de disputar também o título da Copa da Inglaterra escapar.

Leia mais: Copa da Liga Inglesa: quem é o maior campeão do torneio?

Para a final da Copa da Liga, o esperado é que os dois times venham com força máxima para o confronto.

Contra o Southampton, o time de Ryan Mason foi a campo praticamente completo, exceto pela ausência do artilheiro Harry Kane, que nem relacionado foi. Sissoko também foi poupado e ficou no banco. Entretanto, ambos estarão disponíveis para domingo.

O Tottenham que vai a campo para a final contra o Manchester City ainda é dúvida. Na última partida, Mason optou por Gareth Bale e Lo Celso nos onze iniciais, mas fica a dúvida se com Kane, ele manteria o time com Bale e seria mais ofensivo, ou fecharia o meio de campo com mais um jogador para se defender do letal ataque do adversário.

Pelo lado do City, Guardiola levou sua base titular a campo no último jogo, contra o Aston Villa. Mas, assim como Mason, também poupou a estrela do time. Entretanto, Kevin De Bruyne também estará disponível para a partida de domingo.

Retrospecto do confronto 

Na Copa da Liga, os dois times já se enfrentaram três vezes, com três vitórias para o time da capital. Porém, pegando um retrospecto de confronto recente em todas as competições, o City leva vantagem sobre o rival.

Nos últimos dez jogos, os Citizens venceram seis, perderam três e somente um jogo terminou com o placar igual. Nos confrontos dessa temporada entre os dois, pela Premier League, uma vitória para cada lado.

No primeiro jogo, o Tottenham – ainda comandado por José Mourinho – conseguiu segurar o poderoso ataque do time de Manchester e saiu com a vitória por 2 a 0 no primeiro jogo.

Já no returno, o Manchester City não tomou conhecimento do rival e venceu por 3 a 0. Agora, é esperar domingo para ver quem levantará o primeiro título da temporada na Inglaterra.

Siga a PL Brasil no Youtube

Não há posts para exibir