O Manchester United é campeão da Copa da Inglaterra! Contrariando todas as expectativas, os Red Devils derrotaram o Manchester City por 2 a 1,em Wembley, na manhã deste sábado (25). Os gols foram de Alejandro Garnacho, Kobbie Mainoo e Jeremy Doku.
O técnico Erik Ten Hag viveu um dia de herói e conseguiu dar nó tático em Pep Guardiola durante boa parte do jogo. Em clima de despedida, o holandês deve ser demitido mesmo com a conquista, mas teve uma last dance em grande estilo.
Além de derrotar o rival e garantir mais uma taça, o Manchester United se classificou à próxima edição da Europa League. O Chelsea disputará a Conference League.
Manchester United abriu 2 a 0 com estratégia perfeita de Ten Hag
O Mancester United fez um primeiro tempo de manual. Sem Casemiro, fora do jogo por lesão muscular, Erik Ten Hag apostou num meio-campo recheado com homens de marcação. Sofyan Amrabat, Scott McTominay e Kobbie Mainoo foram escalados com a missão de quebrar as linhas de passes do City.
E isso foi feito. Para melhorar, o time foi efetivo ao focar em bolas longas para os velozes Marcus Rashford e Alejandro Garnacho, aproveitando a linha alta do City. Dessa maneira, o Manchester United construiu três gols na primeira temporada. Um deles foi anulado.
- 29 minutos. Garnacho arrancou depois de lançamento do campo de defesa, contou com trapalhada de Ortega e Gvardiol, e empurrou para as redes.
- 38 minutos. Garnacho puxou ataque pelo lado direito, tocou para Bruno Fernandes na entrada da área, que achou Mainoo de forma brilhante em posição confortável para marcar.
YOU COULDN’T WRITE IT 🤯
Academy graduate, Kobbie Mainoo scores in the #EmiratesFACup Final for @ManUtd 😱 pic.twitter.com/d68cAKvaE8
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) May 25, 2024
GARNACHOOO 🫨
The @ManUtd man capitalises on a mistake to strike first at Wembley! 🔴#EmiratesFACup pic.twitter.com/olfFq43HG8
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) May 25, 2024
O que se viu do Manchester City nos primeiros 45 minutos foi um cenário totalmente atípico. O time ficou paralisado pelo sistema defensivo do rival e pouco criou.
Além de Casemiro, Ederson não jogou por conta de lesão. Antony ficou no banco de reservas e não foi utilizado.
‘Modo rolo compressor’ deu sobrevida ao Manchester City
Os Citizens voltaram com outra postura na etapa final. Pep Guardiola lançou mão de Doku no intervalo para ter mais criatividade. A mudança fez efeito, já que o Manchester City pressionou o United em seu campo de defesa desde o primeiro minuto da etapa final.
A partida virou um verdadeiro bombardeio dos campeões da Premier League. Com muita qualidade, o City chutava de todas as formas e todos os lugares. A equipe ficou perto de balançar as redes muitas vezes, mas parou em boas defesas de André Onana e até mesmo na trave, com chute de Erling Haaland.
Guardiola foi premiado com um gol de Doku na reta final do jogo. De forma individual, o belga chutou de fora da área e contou com falha do camaronês para diminuir e por fogo no jogo.
They won’t go down without a fight 💪
Jérémy Doku squeezes in for @ManCity!#EmiratesFACup pic.twitter.com/tonoW2g3A7
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) May 25, 2024
Quantas vezes o Manchester United venceu a Copa da Inglaterra?
Foi a 13ª conquista do Manchester United na FA Cup. O time se isolou ainda mais como segundo maior vencedor do torneio mais antigo do futebol e se aproximou do Arsenal, maior campeão com 14 taças.
Títulos de FA Cup do Manchester United
- 1908–09
- 1947–48
- 1962–63
- 1976–77
- 1982–83
- 1984–85
- 1989–90
- 1993–94
- 1995–96
- 1998–99
- 2003–04
- 2015–16
Os comandados de Ten Hag se vingaram do rival por conta do vice na temporada passada. À época, os Citizens venceram a final por 2 a 1, com gols de Ilkay Gündogan.
Para ser campeão mais uma vez, o Manchester United precisou atravessar uma trajetória intensa. A equipe eliminou Newport, Wigan, Nottingham Forest, Liverpool e Coventry antes da final com o Manchester City.
THIRTEEN TIMES 🏆#MUFC || #FACupFinal pic.twitter.com/UT5ZBjCsnQ
— Manchester United (@ManUtd) May 25, 2024