Filipinas x Suíça: Piubel e camisa 10 do PSG decidem em jogo histórico na Copa do Mundo Feminina

5 minutos de leitura

Filipinas (F)
21/07/23 - 02:00

Finalizado

0

-

2

Suíça (F)

Filipinas (F) - Suíça (F)

Women's Copa do Mundo - Forsyth Barr Stadium

1° Turno

Suíça venceu as Filipinas por 2 a 0, nesta sexta-feira (21), pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023. Jogando no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia, as suíças venceram com um gol de pênalti marcado pela atacante Ramona Bachmann e a meio-campista Seraina Piubel. Com o resultado, as europeias se tornam líderes do grupo A, ultrapassando a anfitriã Nova Zelândia no saldo de gols.

Filipinas e Suíça fazem jogo histórico

Por ser a primeira Copa do Mundo Feminina com a participação de 32 seleções, vários países estão fazendo sua estreia no torneio. Filipinas é um deles. Esta foi a primeira partida da seleção asiática em copas e a primeira vez na história que elas enfrentam a Suíça.

Camisa 10 do PSG marca gol de pênalti

O primeiro gol da Suíça foi marcado por uma das atletas mais importantes do futebol feminino do país. Jogando pela seleção desde os 16 anos, Ramona Bachmann (32 anos) já ganhou títulos nas ligas da Suécia, Inglaterra, Alemanha e França. Atuando pelo PSG desde 2020, a camisa 10 marcou 20 gols em 85 partidas.

Após um pênalti marcado com a ajuda do VAR no fim do primeiro tempo, Bachmann ampliou sua marca para 48 gols pela seleção.

Suíça sofre para marcar segundo gol

Com uma alta taxa de posse e pressionando as adversárias quando perdia a bola, a seleção europeia conseguiu controlar a partida na maior parte do tempo. Mas o segundo gol da Suíça aconteceu numa jogada sofrida.

Com o time em peso dentro da área, Crnogorcevic, ponta do Barcelona, e Coumba Sow tentaram marcar, obrigando a goleira McDaniel a fazer duas grandes defesas. Na terceira tentativa das suíças, Seraina Piubel não desperdiçou o rebote e mandou para o fundo das redes, aos 19 minutos do segundo tempo.

Tabela do Grupo A da Copa do Mundo Feminina

  1. Suíça – 3 pontos / 1 jogo
  2. Nova Zelândia – 3 pontos / 1 jogo
  3. Noruega – 0 ponto / 1 jogo
  4. Filipinas – 0 ponto / 1 jogo

Próximos jogos

Na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Suíça recebe a Noruega, na terça-feira (25), às 5h. As Filipinas vão em busca dos primeiros três pontos contra a Nova Zelândia também na terça (25), a partir das 2h30. Todos os horários são de Brasília.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.