Filip Kostić – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Filip Kostić – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas
Foto: Reprodução/Twitter Eintracht Frankfurt

Filip Kostić, conhecido como Kostić, é um futebolista sérvio, que atua como ponta esquerda, meia e ala. A saber, nasceu no dia 11 de novembro de 1992 em Kragujevac, na até então Iugoslávia, atualmente, defende a camisa do Eintracht Frankfurt da Bundesliga .

Filip Kostić – Início de carreira

Em primeiro lugar, Kostić, iniciou sua carreira como atleta profissional no Radnički 1923, da Sérvia com apenas 17 anos. O jovem destoava positivamente dos outros atletas e logo chamou atenção de clubes como o Estrela Vermelha e também o Tottenham da Premier League .

De fato, Kostić logo partiu em busca de desafios maiores. Em 2012 acabou anunciado no mercado da bola pelo Groningen da Holanda, como reforço para a temporada 2012/13 da Everdivisie.

No futebol holandês, o talento de Filip para criação de gols desabrochou, o atleta despontou como um dos destaques da Eridivisie. Os seus onze gols e oito assistências na competição, atraíram rumores de um interesse do Stuttgart da Alemanha.

Filip Kostić — Trajetória, conquistas e highlights

Stuttgart

Sendo assim, Kostić desembarcou na Alemanha para atuar pelo Stuttgart na temporada 2014/15 da Bundesliga. O clube pagou cerca de 6 milhões de Euros pelo seu futebol em um contrato de 5 anos.

Porém, o rebaixamento do Stuttgart no ano de 2016, fez o clube abrir mão de Kostić, disponível no mercado da bola, acabou fechando com o tradicional Hamburgo, pelo valor de 14 milhões de euros, valor que fez do sérvio a maior contratação da história do clube.

Hamburgo

Em 2018, um novo rebaixamento na carreira de Kostić, o atleta viu seu clube vencer o Borussia Mönchengladbach por 2 x 1 na Bundesliga e mesmo assim acabar na segunda divisão alemã.

Contudo, mesmo tendo participado do primeiro rebaixamento da história do Hamburgo. O Eintracht Frankfurt interessou-se pelos seus serviços e logo o atleta assinou por empréstimo com o clube para a temporada 2018/19.

Eintracht Frankfurt

Ao chegar em FrankfurtKostić recebeu a camisa 10 do clube e não decepcionou, jogando como ala, o sérvio se tornou um dos pilares da equipe e logo foi comprado em definitivo. Em suma, Kostić virou um dos destaques do Frankfurt e da Bundesliga, seu sucesso não ficou apenas no âmbito na nacional.

Na temporada 2021/22, o Eintracht Frankfurt fez uma campanha histórica na Europa League, derrotando equipes como o Barcelona, com direito à invasão no Camp Nou. Por fim, o título europeu veio com muito drama após a equipe bater o Rangers nos pênaltis na grande final, sendo este o título mais importante da carreira de Kostić até o momento.

Seleção Sérvia

Em resumo, Filip estreou pela Seleção em 2015, o atleta já participou da Copa do Mundo de 2018 na Rússia e deve ser uma das estrelas do seu país no mundial de 2022, realizado no Catar.

Transferências e mercado da bola de Filip Kostić

Acima de tudo, Kostić esteve no mercado de transferências pela primeira vez quando seu clube de formação o Radnički 1923, da Sérvia o vendeu para o Groningen da Holanda, por pouco mais de um milhão de euros.

Após se destacar na Eredivisie, o sérvio esteve novamente no mercado de transferências e foi contratado pelo Stuttgart por 6 milhões de euros. Duas temporadas depois, o Hamburgo se aproveitou do rebaixamento do Stuttgart e fisgou Filip no mercado da bola por 14 milhões de euros.

Anos depois, foi a vez do Eintracht Frankfurt se aproveitar do rebaixamento do Hamburgo e contratar Kostić por um empréstimo com opção de compra. Rumores apontaram o negócio como muito barato para o Frankfurt, que depois de uma temporada exerceu sua opção de compra por apenas 6 milhões de euros, já que na época da negociação o atleta estava em baixa no mercado da bola.

Em 2022, rumores apontaram a Juventus no mercado de transferências em busca de Filip, porém o negócio não seguiu adiante.

Concluindo, até o momento, Kostić, segue atuando no Eintracht Frankfurt, pelo clube o sérvio já tem 170 aparições, 33 gols anotados e 63 assistências distribuídas.