Fifa suspende Rubiales após escândalos; Xavi apoia jogadoras da Espanha e ataca dirigente: ‘Intolerável, inaceitável’

6 minutos de leitura

Depois de colecionar polêmicas após o título da Espanha na Copa do Mundo Feminina, o presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, foi suspenso provisoriamente pela Fifa neste sábado (26)

Rubiales beijou a jogadora Jenni Hermoso na boca durante a cerimônia de entrega de medalhas em homenagem à vitória da Espanha na final da Copa do Mundo, sobre a Inglaterra. A atleta declarou imediatamente após o jogo que ela não gostou da situação.

O beijo de Rubiales e protestos

A ação do presidente da RFEF gerou grande insatisfação não só em Hermoso e suas colegas de seleção, mas outras atletas rivais das espanholas durante a Copa. A vítima, juntamente com o sindicato dos jogadores FUTPRO, pediu por sanções adicionais contra o executivo, citando a necessidade de “proteger as jogadoras de futebol de ações que consideramos inaceitáveis”.

File photo dated 20-08-2023 of Spanish football federation president Luis Rubiales congratulates Salma Paralluelo following the FIFA Women’s World Cup final match at Stadium Australia, Sydney. The antics of Spain – Photo by Icon sport

Em uma assembleia geral extraordinária na última quinta-feira (24), esperava-se que o presidente renunciasse ao seu cargo da Federação devido à pressão crescente e críticas generalizadas às suas ações. Mas, em uma reviravolta, ele se recusou veementemente e afirmou, cinco vezes: “não vou renunciar”.

Reviravolta contra Hermoso

Depois da recusa de Rubiales em renunciar, a RFEF ameaçou tomar medidas legais contra Hermoso após rejeitar sua versão dos eventos como “mentiras”, dizendo também em um comunicado: “Em um estado de direito, como o presidente defendeu, opiniões são confrontadas com fatos e evidências, e mentiras são refutadas em tribunal“.

Jenni Hermoso, jogadora da Espanha assediada por Rubiales - Foto: Icon Sport
Jenni Hermoso, jogadora da Espanha assediada por Rubiales – Foto: Icon Sport

— O presidente da RFEF quis abordar essa questão com o máximo respeito pelos jogadores e pelas instituições e só quando uma linha vermelha inaceitável foi ultrapassada é que ele se manifestou publicamente para dar a sua versão dos fatos – disse a Federação.

Insatisfação de Xavi

O episódio rompeu a barreira do futebol feminino e gerou insatisfação em grandes nomes do futebol masculino. Xavi Hernández, treinador do Barcelona, criticou Rubiales em coletiva de imprensa neste sábado.

— Gostaria de dar a minha opinião sobre o futebol feminino e a Federação. Dou o meu apoio incondicional à Jenni e a todas as jogadoras e condeno a conduta do presidente da RFEF, que me parece inaceitável, e a minha tristeza porque o título não está sendo comentado e só falamos da conduta, o que é intolerável – disse o comandante culé.

O ex-jogador lamentou o fato de a ação de Rubiales tirar o destaque do título espanhol, que deveria ser mais exaltado: “É uma pena que se fale apenas da conduta e não das jogadoras e do que elas conseguiram”.

A suspensão da Fifa

No entanto, apesar da tentativa da RFEF de “virar o jogo” contra a atleta, a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, suspendeu Rubiales por 90 dias imediatamente e instruiu-o a não entrar em contato com Hermoso.

Confira a nota oficial da Fifa sobre a decisão de suspender o presidente da Federação Espanhola de Futebol:

O presidente do Comitê Disciplinar da Fifa, Jorge Ivan Palacio (Colômbia), com base nos poderes concedidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da Fifa (FDC), decidiu hoje suspender provisoriamente o Sr. Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas ao futebol em nível nacional e internacional. Essa suspensão, que será efetiva a partir de hoje, terá uma duração inicial de 90 dias, aguardando os procedimentos disciplinares abertos contra o Sr. Luis Rubiales em quinta-feira, 24 de agosto.

Da mesma forma, o presidente do Comitê Disciplinar da Fifa e a fim de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora da seleção nacional Ms. Jennifer Hermoso e a boa ordem dos procedimentos disciplinares perante este órgão disciplinar, emitiu duas diretivas adicionais (artigo 7 FDC) ordenando ao Sr. Luis Rubiales que se abstenha, por si próprio ou por terceiros, de entrar em contato ou tentar entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola Ms. Jennifer Hermoso ou seu círculo próximo. Da mesma forma, a RFEF e seus funcionários ou empregados, diretamente ou por meio de terceiros, são ordenados a se abster de entrar em contato com a jogadora profissional da seleção nacional espanhola Ms. Jennifer Hermoso e seu círculo próximo.

A decisão adotada pelo presidente do Comitê Disciplinar da Fifa foi comunicada hoje ao Sr. Luis Rubiales, à RFEF e à UEFA para o devido cumprimento.

O Comitê Disciplinar da Fifa não fornecerá mais informações sobre esses procedimentos disciplinares até que uma decisão final seja tomada. A Fifa reitera seu compromisso absoluto de respeitar a integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com a máxima veemência qualquer comportamento contrário a isso.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]