FIFA anuncia os finalistas do prêmio The Best

FIFA anuncia os finalistas do prêmio The Best
Foto: Reprodução / FIFA

Antes de tudo, na manhã desta sexta-feira (7), a FIFA divulgou quais são os finalistas masculino e feminino ao prêmio The Best. No masculino, os finalistas são Robert Lewandowski, Lionel Messi e Mohamed Salah.

Robert Lewandowski

O atacante de 33 anos e defende o Bayern de Munique, está concorrendo ao prêmio, após ter feito uma grande temporada 2020/2021. O polônes ganhou o Campeonato Alemã, Supertaça Alemã, Mundial de Clubes e a Supercopa da UEFA, além de ter disputado na temporada passada, 40 jogos.

Sendo 29 pela Bundesliga, com 41 gols marcados, seis pela Liga dos Campeões, com cinco gols marcados, dois jogos pelo Mundial de Clubes, com dois gols também. Jogou pela Supercopa da UEFA, Copa da Alemanha e Supertaça Alemã, um jogo e não marcou nessas competições.

Vale lembrar também, que Lewandowski venceu o The Best na temporada passada. Ele concorreu com Cristiano Ronaldo, na época jogando pela Juventus, que ficou em segundo lugar e Lionel Messi, que estava no Barcelona, terminou em terceiro.

Lionel Messi

Em seguida, temos o argentino que atualmente joga pelo PSG, está concorrendo graças a ótima temporada 2020/21 que fez pela equipe do Barcelona. Naquela época, Messi venceu a Copa da Espanha e o título inédito da Copa América, com a seleção da Argentina, primeiro título pela seleção principal de Lionel.

Em suma, o atacante de 34 anos, disputou naquela época, 48 jogos e marcou 38 gols. Pela La Liga, foram 36 jogos, com 30 gols marcados, cinco jogos pela Copa do Rei, com três gols, seis jogos pela Liga dos Campeões, com cinco gols e um jogo pela Supercopa da Espanha, mas não marcou. Pela seleção, foram sete jogos e quatro gols marcados.

Lionel Messi venceu o The Best em 2019. Naquela temporada, desbancou o zagueiro Virgil Van Dijk, que ficou em segundo e Cristiano Ronaldo, que estava na Juventus, terminou em terceiro.

Mohamed Salah

Por fim, temos Mohamed Salah. O egípcio que joga pelo Liverpool, fez uma boa temporada, mas podemos falar apenas na questão individual, afinal de contas, o time de Anfield não conseguiu nenhum título na temporada 2020/21.

Quanto ao atacante de 29 anos, foi muito bem. Salah participou de 52 jogos e marcou 31 gols. Foram 38 jogos pela Premier League, com 22 gols marcados, 10 jogos pela Liga dos Campeões, com seis gols dois jogos pela FA Cup, com três gols, e um jogo pela Carabao Cup e Community Shield, onde não marcou.

Em relação ao The Best, Salah participou apenas uma vez, no ano de 2018. Na ocasião, ele ficou em terceiro lugar, atrás de Cristiano Ronaldo, que estava no Real Madrid e Luka Modrić, também do Real Madrid, foi o vencedor do prêmio.

Concorrentes no feminino

Pelo futebol feminino, as concorrentes são Jennifer Hermoso e Alexia Putellas, que jogam pelo Barcelona e Sam Kerr, jogadora do Chelsea. Jennifer Hermoso está com cinco gols na atual edição da Liga dos Campeões Feminina, e Alexia Putellas e Sam Kerr, contam com quatro gols cada. Nenhuma das atletas, participou do prêmio antes.

Data da premiação

Por fim, a data de divulgação dos vencedores do prêmio The Best, será no próximo dia 17.