FIFA 21: confira as novidades no Modo Carreira do game

Essa é a última edição da franquia nesta geração de consoles

0
1637
fifa 21 modo carreira

O FIFA 21 chega às lojas só no dia 6 de outubro, mas já temos várias novidades anunciadas. Por aqui, nós falamos sobre as inovações na gameplay. E agora, vamos destrinchar os novos recursos apresentados para o Modo Carreira no FIFA 21.

Querido por muitos players, o Modo Carreira não tinha grandes novidades há tempos, mas isso parece que mudou no FIFA 21. Segundo o Pitch Notes da EA Sports, a intenção é “dar mais controle, liberdade de escolha, profundidade, diversidade de jogo e autenticidade. Queremos que os jogadores experimentem mais profundidade em partidas, transferências e treinamento, ao mesmo tempo em que melhoramos a acessibilidade ao Modo Carreira.”

FIFA 21: confira as novidades no Modo Carreira do game

Simulação de partidas

Nem todo mundo joga todas as partidas do calendário, outros só gostam mesmo de estruturar o time. Por isso, a simulação de partidas era um ponto crítico. Esse recurso foi todo estruturado, com novo design e mais detalhes. Bem semelhante mesmo ao Football Manager. 

Além disso, você pode controlar o time quando quiser dentro da simulação. Rolou um pênalti? Aperte um botão e entre no jogo pra bater. Depois você volta pro modo simulação. Aliás, ficou clara a inspiração que o FIFA teve no FM em vários outros aspectos também (o quê não é ruim, se é bom tem que copiar mesmo).

A famosa filosofia de jogo de Pep Guardiola

Contratações

Com base nas mudanças do mercado atual, a EA Sports fez algumas mudanças nos sistemas de contratação. A promessa é de negociações mais realistas (Mo Salah não vai sair do Liverpool e ir jogar no Rangers só porque o time escocês pagou o Liverpool, por exemplo). Todas as mecânicas que envolvem negociações dos times não controlados pelo player foram melhoradas.

Além disso, finalmente teremos a opção de empréstimo com cláusula de compra. E também receberemos propostas em que a IA (Inteligência Artificial) nos ofereça algum jogador como moeda de troca. Eram recursos simples mas que não existiam na edição anterior.

Outro ponto interessante é o ‘Rigor das Negociações‘. Esse é um recurso que você escolhe ativar ou não. Com ele: clubes não negociam com rivais; jogadores não estarão interessados em ir para clubes ou liga inferiores à atual; jogadores ‘de um só clube' não terão interesse de sair; você não poderá abordar jogadores que assinaram com um clube por menos de um ano.

E por último, mas não menos importante, agora também é possível configurar a ‘Aquisição Financeira‘. Segundo a EA Sports, “Na configuração de uma nova economia no Modo Carreira, você pode definir a quantidade de dinheiro que deseja que o seu clube receba como parte da aquisição financeira. Se você quer dar ao seu clube incríveis 500 milhões ou começar do zero, você pode personalizar sua experiência como quiser.

Desenvolvimento e treino dos jogadores

fifa 21 modo carreira

Aqui é possível ver mais uma clara inspiração no Football Manager. Agora você pode definir como desenvolver o seu jogador. E dependendo dessa decisão, ele vai evoluir mais em algumas áreas específicas. É possível definir uma meta de desenvolvimento, mudar estilo de jogo e até a posição dele.

Por exemplo: posso escolher um treino específico para o Mbappé se tornar um atacante de referência, tipo pivô. Mas também posso treiná-lo para ser um camisa 10, se eu preferir. Claro que tudo aí terá seu ônus e seu bônus. 

Também foi implementado um novo sistema de treinamento ativo, aquele onde o Player controla o jogador. Ele funciona em conjunto com o recurso citado acima, mas também influência no cansaço do jogador e no Match Sharpness. 

Match Sharpness

Isso é aquele velho conceito de ‘setinha pra cima‘ do Winning Eleven. Porém, agora é determinado pelo nível que o jogador atinge nos treinamentos. Por exemplo: dependendo da dificuldade, os exercícios de treinamento consomem diferentes níveis de condicionamento físico. Quanto mais difícil for um exercício, maior será o custo de preparação física, mas o Match Sharpness será maior também.

Ele varia entre três níveis: 0, 50, 100. Em 0, seu jogador perde atributos, 50 ele fica neutro e 100 ele ganha. Os ups são apenas nos quesitos chave da função. Por exemplo, um atacante com 100 recebe:

  • Posicionamento +4
  • Finalização+5
  • Controle de bola +3
  • Potência do chute +3

Esse recurso traz uma tomada de decisão importante no seu ‘método de trabalho'. Como os exercícios mais difíceis são os que rendem mais, o Player precisará decidir entre arriscar num treino complicado, ou garantir em uma atividade mais fácil.

Calendário da equipe

Agora você também pode montar o calendário da forma que quiser, e assim gerenciar se prefere mais descanso ou mais treino. São 3 tipos distintos de atividades diárias, cada uma com sua própria função claramente definida.

  • Dia de treinamento – “este é focado em melhorar o Match Sharpness às custas de preparação física e moral (se estiver sendo usado em excesso). O consumo de condicionamento físico está diretamente ligado às atividades do Dia de Treinamento, enquanto o Moral … bem, nenhum jogador gosta de não ter dias de folga e é afetado se um jogador for treinado excessivamente.”
  • Dia de recuperação – “tem como objetivo recuperar o máximo de condicionamento físico para seus jogadores, mas também diminui ao máximo a nitidez.”
  • Dia de descanso – “recupera menos condição física do que o dia de recuperação, mas tem um impacto negativo menor no Match Sharpness ao mesmo tempo em que aumenta um pouco o moral.”

Imersividade

Foram feitas várias melhorias nas ‘transmissões da TV‘, sempre procurando aumentar a imersividade e experiência. Assim como o Liverpool tem YNWA, Chelsea, Dortmund, Milan e Atlético de Madrid terão hinos especiais.

Além disso, alguns clubes também ganharam músicas autênticas de gol, novos anunciantes no estádio na língua do clube (era estranho jogar num time francês onde o anunciante falava só inglês).

Novas histórias de transmissão foram adicionadas. Coisas como seu prêmio de treinador do mês, estreia de alguma estrela, marcos na sua carreira de treinador, jogador voltando de lesão. Tudo sempre voltado para trazer um nível de imersão legal. E claro, teremos novos mosaicos, desenhos e bandeiras nos estádios.

Uma coisa que poderia ser facilmente acrescentada aí é a ‘Criação de Estádios‘. Esse recurso está disponível no Ultimate Team, mas no Modo Carreira não. Uma pena, porém é possível que seja copiado no futuro.

Outros detalhes

fifa 21 modo carreira

  • Jogadores vão aposentar só perto dos 40
  • Foram feitas mudanças para deixar os objetivos da diretoria mais desafiadores
  • Sua academia juvenil já vem pré-montada. Não será preciso começar isso do ‘zero'
  • Foram atualizadas as configurações de moral dos jogadores pós entrevistas
  • Ao todo nove competições tem identidade visual original
  • Caso você não queira configurar todo o calendário mensal, dá pra jogar sem mexer nisso
  • O sistema de feedback do jogador vai abranger Match Sharpness, moral e se ele joga na sua posição preferida

Leia mais: FIFA 21: Confira as novidades na gameplay do game

Saldo Final do Modo Carreira no FIFA 21

São várias novidades do Modo Carreira, bem mais do que aconteceram na edição passada, por exemplo. Isso é um sinal de que a EA Sports está ouvindo mais a comunidade e valorizando outros modos que não sejam o Ultimate Team.

O aumento da imersão e a inspiração no Football Manager são dois pontos que marcam essas novidades. Quem já gosta do Modo Carreira vai se divertir mais ainda, e pra quem não frequenta muito, vale fazer uma tentativa.

Claro que é necessário testar todas as mudanças na prática, porém os novos recursos não parecem trazer nenhum efeito colateral. Sendo assim, a grande maioria das novidades chegam para agregar e muito no Modo Carreira do FIFA 21. Confira na íntegra o pitch notes da EA Sports.