FIFA 21: confira as novidades no Ultimate Team no game

Essa é a última edição da franquia nesta geração de consoles

ultimate team no fifa 21
Credit Fifa 21

O FIFA 21 chega às lojas só no dia 6 de outubro, mas temos várias novidades anunciadas. Por aqui, nós já falamos sobre as inovações na gameplay e também os novos recursos do Modo Carreira. Agora, veja abaixo tudo sobre o Ultimate Team no FIFA 21.

Esse é o carro-chefe da franquia. O Ultimate Team é o modo de jogo mais famoso da história dos títulos do FIFA. Por lá, basicamente, você cria o clube 100% personalizável e contrata jogadores. São vários tipos de competições offline e online. Além disso, a vida real influencia demais no jogo, trazendo novas versões de jogadores ou alterando o preço deles no mercado, por exemplo.

O mercado é quase um mundo à parte no UT. Existem centenas profissionais especializadas apenas em estudar o movimento do mercado no game. Vários Pro Players têm consultores financeiros, por exemplo. Aliás, o cenário competitivo do FIFA está todo dentro desse modo.

Confira as novidades no Ultimate Team no FIFA 21

Fut Co-Op

Agora será possível jogar partidas Co-Op em um lobby próprio do Divison Rivals ou no Squad Battles. Você poderá escolher entre os dois qual squad usar também. Esse tipo de partida renderá premiações próprias e provavelmente deve acontecer alguns eventos exclusivos por aqui.

Além disso, será possível também disputar amistosos no modo Co-Op, o quê nos traz a possibilidade de campeonatos assim.

A famosa filosofia de jogo de Pep Guardiola

Fut Stadium

Além dos estádios reais, você agora poderá criar a sua própria arena. Mas nem tudo estará desbloqueado no começo do UT. “Para começar, você terá a capacidade de personalizar o crachá, a bola, os kits, a celebração padrão, o tifo inicial, o tema do estádio, os cantos da multidão e a cor de base da pintura de seu time”, disse Tyler Blair, da equipe de desenvolvimento do FUT.

Conforme você for progredindo nos objetivos da temporada, ganhará novos recursos personalizáveis. Vai dar pra mudar desde o design do estádio, a capacidade até a cor das linhas no gramado. É algo realmente encantador pra quem gosta dos detalhes do game.

Divison Rivals

A EA Sports apresenta novidades para deixar o Division Rivals mais atrativo e menos maçante. A primeira anunciada foi a mudança na classificação inicial. Antes você precisava jogar cinco partidas online, e então o jogo te mandava pra alguma divisão. Agora, você pode decidir isso em partidas do Squad Battles.

É interessante porque nem todos os jogadores se sentem a vontade em disputarem partidas online logo de cara. Além disso, todo acesso de divisão renderá um prêmio em dinheiro. Ou seja, se você começa na 5ª divisão, vai receber as premiações de todas as outras. Uma bela ajuda pro começo de Ultimate Team.

Com a ideia de diminuir o esforço necessário para ter uma boa experiência no game, o Divison Rivals terá um limite de partidas semanais. Você poderá jogar no máximo 30 vezes para lutar por uma boa classificação. Assim, sobra mais tempo pro player aproveitar outros eventos do jogo.

Ao que parece a Weekend League continuará no mesmo formato. Mas o Top 100 virou Top 200. Segundo a EA Sports, o número de player ótimos desempenhos é grande, então foi necessário aumentar essa faixa de ótima premiação.

ultimate team no fifa 21
Credit Fifa 21

Eventos da comunidade e de equipe

Os eventos do FIFA 20 se repetiram demais e a EA quer mudar isso. Foi anunciado que teremos eventos da comunidade, eventos em equipe e outros exclusivos no Amistoso Online. A ideia é trazer mais objetivos pro player. Fazer com que ele jogue a semana toda, não só na WL.

O ‘evento da comunidade' é algo em que todos vão ajudar para bater uma determinada meta. Não tivemos muitos detalhes dos requisitos, mas conforme a comunidade vá alcançando o objetivo, todos os participantes ganharam prêmios.

O ‘evento de equipe' dividirá os players entre duas opções. Sem mais detalhes também, parece com o de comunidade, só que havendo esses dois lados. Sempre pensando na cooperação geral.

E por último foi anunciado que teremos eventos no ‘Amistoso Online' rendendo prêmios e/ou coins. O padrão será algo próximo de: vença quatro partidas no amistoso online com um time de determinada característica (liga, nacionalidade, classificação e etc…). Lembra quando tínhamos Copas Semanais? Então, a ideia é quase a mesma. 

Meaningful Moments

Este é um recurso interessante, mas que não foi muito bem detalhado. Além das cartas in-form que saem na Seleção da Semana, nós teremos alguns jogadores bom boosts específicos.

Por exemplo, se Alexander-Arnold tem um bom desempenho marcando um golaço de falta, naquela semana sua carta ouro receberá um boost em ‘cobrança de falta'. Se Harry Kane marcar gols revelantes de perna esquerda, terá um aumento em Weak Foot.

Remoção dos itens de fitness e treinamento

Ancorados na ideia de simplificar a experiência, foram removidos esses dois tipos de carta. Segundo a EA, “A deterioração da aptidão dos jogadores foi colocada no jogo originalmente para encorajar a rotação do time e para simular algumas das decisões de gerenciamento que os times de futebol devem considerar. No entanto, avaliamos essa mecânica e decidimos que não estava criando o efeito desejado na rotação e os jogadores estavam gastando tempo fazendo uma ação de gerenciamento que era frequentemente necessária e, em última análise, não muito divertida”

Agora todos os jogadores começaram as partidas com o condicionamento físico máximo. Mas claro, a drenagem dentro da partida continua igual. É o mesmo sistema usado nos jogos do Draft.

Já os itens de treinamento, aquelas cartas que aumentam determinado stat por uma partida foram removidos simplesmente porque ninguém usava. Assim, a EA quis limpar aquilo que não agregava no Ultimate Team.

Aliás, essas remoções vão otimizar os resultados dos packs. Com menos cartas ‘inúteis', a chance de receber mais jogadores, e assim mais lucro, aumenta. Entretanto, a EA não anunciou nenhum mudança nas porcentagens desses pacotes.

Você mantém seu clube pra nova geração de consoles

Essa versão do FIFA terá total compatibilidade com o PS5 e Xbox Series X. Se você começar no PS4 e depois comprar o novo game, sua conta e seu clube serão mantidos. Resta saber como se os servidores serão os mesmos.

Se caso, por exemplo, tivermos o mesmo mercado para o PS4 e PS5, existe a possibilidade do volume de transferências aumentar. Assim, alterando a relação e flutuação desse mercado. E ah, infelizmente não teremos cross-play entre Xbox e Playstation ainda.

Saldo geral das novidades do Ultimate Team no FIFA 21

Claro que tudo isso só vai funcionar se a gameplay for satisfatória, mas à priori são vários recursos legais. A EA Sports focou bastante em personalização e isso é sempre legal. Os eventos também são bons tiros, desde que traguem boas recompensas.

Além disso, uma dúvida que fica é como o mercado vai funcionar com tantas mudanças que podem impactá-lo. Vale a pena ficar de olho nisso que é uma parte fundamental do Ultimate Team.

Leia mais: FIFA 21: confira as novidades no Modo Carreira do game