FIFA 21: Confira as novidades na gameplay do game

Essa é a última edição da franquia nesta geração de consoles

0
803
fifa 21 gameplay novidades game-min
Credit Fifa 21

No dia 6 de outubro, será o lançado o FIFA 21, que estará disponível para Xbox, PS4 e PC. Este é o último título da franquia nesta geração, mas “quem adquirir os jogos para a geração atual de videogames receberá gratuitamente a versão para a próxima geração”, disse Andrew Wilson, CEO da EA Sports

Então, não teremos nenhuma grande mudança gráfica. A ideia é que esse próximo passo no campo visual só aconteça na primeira versão exclusiva pro PS5. Mas o FIFA 21 surge com animadoras mudanças em Gameplay, no Ultimate Team e principalmente no Modo Carreira.

FIFA 21: Confira as novidades na gameplay do game

A famosa filosofia de jogo de Pep Guardiola


Além disso, Gustavo Villani já foi anunciado como o novo narrador brasileiro da franquia. Thiago Leifert se despede após oito anos. Villani, Caio Ribeiro e André Sauer (dublador que será repórter de campo) formarão a equipe de transmissão.

Para abranger todas as novidades e seus desdobramentos, dividimos o conteúdo em quatro textos. Além deste primeiro: modo Carreira,  Ultimate Team e Icons, além do modo Volta terão textos próprios com seus novos recursos.

As mudanças na gameplay do FIFA 21

A edição anterior sofreu muitas críticas por ser um jogo entediante. As formas de se defender foram potencializadas e alguns mecanismos de ataque não funcionavam tão bem. O cabeceio, por exemplo, é quase inexistente no FIFA 20.

Um reflexo disso é a média de gols nos torneios do cenário competitivo (Fut Champions Cup). No FIFA 19 saiu em média 4 gols por jogo. Já no FIFA 20, esse número caiu pela metade: 2. Ou seja, o game estava mais ‘truncado' e por consequência mais entendiante.

Por isso, a EA Sports focou em melhorias ofensivas. Coisas que recompensem mais os  jogadores que são mais criativos.

fifa 21 gameplay novidades game-min
Credit Fifa 21

Drible Ágil

É um foot-work pra você usar em situações 1×1. São dribles curtos que serão mais rápidos conforme o quão ágil é o jogador que você está controlando. Isso não substitui os dribles com R3, é um recurso a mais.

Cabeceio Manual 

Ouvindo as reclamações da ineficiência do cabeceio no FIFA 20, a EA Sports criou um sistema de cabeceio manual. Agora você poderá definir melhor a direção e força do movimento. Além disso, foram aperfeiçoados os tipos de cruzamentos. Um deles, aquele com bastante efeito para encontrar o centroavante de frente para o gol, é inspirado em AlexanderArnold. (nem precisamos explicar o porquê, né?)

Personalidade de Jogador

Antes, o FIFA usava apenas alguns atributos para definir a qualidade daquele movimento. Por exemplo: um passe analisava o atributo de passe curto ou longo. Agora, a ideia é que esse recorte seja maior. Ou seja, quão mais completo for o jogador, melhor ele vai ser. Caras que são bons em apenas uma coisa não serão tão OP.

Personalidade de Posicionamento

Seguindo a ideia de maximizar os grandes jogadores, os ‘world-classes', alguns terão um entendimento tático maior do jogo. Por exemplo, vão travar a corrida pra evitar o impedimento. Ou então ‘dar o gato' pra receber livre. Caras inteligentes como Roberto Firmino, por exemplo, terão vantagens de movimentação em relação aos outros.

Maior controle

Foram adicionadas novas mecânicas que dão um pouco mais de controle ao Player. Agora dá pra cancelar a falta se você quiser. Além disso, também dá pra cancelar o drible executado. Você pode começar um skill move e ao perceber que não vai dar certo, cancelar o movimento. Ou então usar isso pra fintar o seu marcador.

Creative Runs

Esse talvez seja o recurso que mais pode impactar no jogo. Basicamente são novas formas de movimentação em campo. Agora você pode indicar em 360º graus pra onde você queira que o jogador corra. Ou então, trocar o seu cursor pro jogador que irá receber a bola e fazer você mesmo essa corrida.

A ideia é que os Players criativos sejam recompensados. Isso traz novas possibilidades de jogadas, de combinações, coisas diferentes do normal. No FIFA 20 a esmagadora maioria dos gols sai de um passe pro pivô que gira e chuta dentro da área. A promessa é que o ataque agora fique imprevisível

Outras configurações

O tempo de cut-scenes (replays, animações de tiro de meta, etc) foi diminuído; Trocas com o L1/LB foram aprimoradas; agora é possível trocar manualmente para um jogador que está fazendo linha de impedimento; a opção via setas de ‘Pressão Constante‘ agora terá um temporizador (evitando seu uso contínuo).

Leia mais: FIFA 20: veja um ‘novo modo’ para jogar online durante a quarentena

Opinião profissional

Além do feedback da comunidade num geral, a EA Sports ouve muito os criadores de conteúdo e os Pro Players de FIFA. Apesar de não ser um cenário tão milionário quanto o de CS:GO ou LoL, as competições de FIFA crescem a cada ano. A última eWorld Cup aconteceu em Londres com premiação perto de 2 milhões de reais.

Alguns Pro Players de nome no cenário já comentaram o hype em cima das novidades de gameplay. “Incrível as novas execuções criativas. A diferença de habilidades será alta e a visão do jogo será muito importante na minha opinião!” CorentinMaestro“, jogador do Levante-ESP. Ele terminou entre os oito melhores do mundo do PS4 na última eWorld Cup.

“Os dribles fazem diferença. No FIFA 19 tinham muitos Pro Players bons, mas que no FIFA 20 não tiveram nível por conta desse skill gap. O Agile Drible vai ser bom pra jogadores sem corpo, como Messi. Isso pode quebrar o padrão de jogadores fortes” DiegoBarrinha97‘, ex-jogador da R10 Team e que disputou a Fut Champions Cup II nesta temporada.

“O FIFA 19 era bem mais divertido de jogar que o FIFA 20. Imagina pra quem assiste? Fica vendo só tocando pro lado e pro outro. Espero que eles consigam equilibrar a gameplay do FIFA 21” MatheusMHenrique_R10‘, jogador da R10 que se classificou para dois Fut Champions Cup na temporada.

A teoria e a prática do FIFA 21

Assim como em toda edição da franquia, é necessário ver como aquele recurso é na prática. Algumas coisas são pensadas de uma maneira, mas sua execução é diferente. Por exemplo: é claro que a EA Sports não quis ‘nerfar' tanto os gols de cabeça no FIFA 20, mas isso acabou acontecendo.

Muitas vezes um novo recurso traz efeitos colaterais. Então, a sensação que fica é ótima, parecem ser grandes novos mecanismos, mas o veredicto da gameplay no FIFA 21 só teremos mesmo o jogo em mãos.

Aqui você pode acessar o Pitch Notes completo escrito pela EA Sports sobre as novidades de gameplay