Craque do Manchester United nos anos 2000, Wayne Rooney é mais um astro da geração que decidiu se aventurar como técnico após pendurar as chuteiras. O ex-jogador está muito perto de assumir o comando de um clube inglês que ficou sem técnico nas últimas horas.
De acordo com a imprensa inglesa, Wayne Rooney deve de se tornar o novo técnico do Birmingham, que disputa a Championship. O clube inglês amanheceu sem técnico após anunciar a demissão de John Eustace. A equipe está em sexto lugar na segunda divisão inglesa, com 18 pontos.
Apesar da boa campanha, o Birmingham revelou em comunicado que é necessário que diretoria estejam em conformidade de pensamentos para que o projeto dê certo. A justificativa não foi tão bem aceita no universo do clube, e tida mais como uma “desculpa esfarrapada”.
— É essencial que o Conselho de Administração e a gestão do futebol estejam totalmente alinhados na importância de implementar uma mentalidade vencedora e uma cultura de ambição –, afirmou.
Birmingham City has today parted company with Head Coach, John Eustace.
— Birmingham City FC (@BCFC) October 9, 2023
Os Blues revelaram Jude Bellingham, estrela do Real Madrid, e eram figurinhas carimbadas na Premier League no início dos anos 2000. Contudo, o time não disputa a elite do futebol inglês desde 2011.
Wayne Rooney está livre no mercado desde o último sábado (8), quando teve saída anunciada do DC United. O técnico deixou o cargo após não conseguir classificar o time aos playoffs da Major League Soccer. Havia uma possível cláusula de renovação, mas as partes optaram por descontinuar a parceira.
Se assinar de fato com o Birmingham, o treinador se tornará “funcionário” de Tom Brady. Em agosto, a lenda da NFL anunciada como um dos proprietários do clube e passou a ocupar o cargo de presidente do Conselho Consultivo. Aos 45 anos, o ex-marido da modelo Giselle se aposentou definitivamente dos gramados em fevereiro de 2023. Desde então, ele tem se dedicado à vida empresarial.
Welcome to the Blues family, @TomBrady! 💙 pic.twitter.com/ppPyLc6Zsf
— Birmingham City FC (@BCFC) August 3, 2023
A carreira de Rooney como técnico
Com Ferguson como principal professor ao longo de sua carreira dentro dos gramados, Rooney teve uma transição rápida para o banco de reservas. Quando defendia o Derby County, já no fim de sua carreira, o meia-atacante assumiu de forma interina o comando do time, em 2020/21.
O momento do clube era muito conturbado. Problemas financeiros e institucionais influenciaram dentro de campo. Roooney não conseguiu evitar o rebaixamento à League One e acabou deixando a equipe. Posteriormente, o inglês voltou aos Estados Unidos para assumir o DC United, seu ex-clube. O antigo camisa 10 do Manchester United permaneceu por 15 meses à frente do time.
Os números de Rooney na função de treinador
- 137 jogos
- 39 vitórias
- 34 empates
- 64 derrotas
Wayne Rooney. 2023 MLS All-Stars Head Coach.#DCU || #VamosUnited pic.twitter.com/sKwfIewU1h
— D.C. United (@dcunited) March 21, 2023
Outros contemporâneos de Rooney na seleção inglesa e no Manchester United também atuam como técnicos. Frank Lampard, Steven Gerrard, Michael Carrick e Scott Parker.