Ex-Flamengo e torcedor do Arsenal conta como Ferguson o convenceu a ir ao Manchester United

8 minutos de leitura

Andreas Pereira revelou que Sir Alex Ferguson o convenceu a desprezar o Arsenal e escolher o Manchester United quando era jovem. O meia de 27 anos jogou por Lommel e PSV antes de jogar a Premier League em 2011. O brasileiro tinha 15 anos quando passou pelas categorias de base em Old Trafford e estreou pelos Red Devils numa derroa por 3 a 0 para o MK Dons em agosto de 2014, pela Copa da Liga Inglesa.

Na temporada seguinte, Andreas Pereira foi emprestado ao Valencia. Ele também passou pela Lazio, Flamengo e nunca conseguiu se firmar no Manchester United. No verão europeu de 2022, o meia foi vendido em definitivo para o Fulham em uma transferência de 10 milhões de libras (R$ 64 milhões na cotação da época). O jogador deixou Old Trafford após 11 anos de vínculo com os Red Devils.

A trajetória da carreira de Andreas Pereira poderia ter sido diferente se Alex Ferguson não tivesse intervindo e o incentivando a ir para o Manchester United em vez do Arsenal de Arsene Wenger. Falando no “The American Dream Podcast com Tim Ream”, o meia contou a história.

— Eu estava conversando com meu pai e minha cabeça estava no Arsenal, eu queria ir para o Arsenal. Eu era torcedor e gostava da forma como eles jogavam futebol. Foi na época que o Wilshere estava fazendo seus primeiros jogos e ganhei uma camisa dele. Saiu que o United estava interessado e eu sempre fui fã de Cristiano Ronaldo – conta.

— Meu pai disse “ok, vamos ver como é lá”. Na minha cabeça, eu ia visitar e minha cabeça estava no Arsenal, mas Sir Alex Ferguson veio e disse que foi um prazer me conhecer e fiquei em choque. Não só eu, meu pai também. Nunca vi ele em choque com ninguém e ele não sabia o que fazer — adicionou o meia ex-Flamengo.

Em novembro de 2011, Andreas Pereira foi para o Manchester United e fez parte de uma geração de estrelas na base, que contava com nomes como Paul Pogba, Jesse Lingard, Marcus Rashford, Michael Keane e Adnan Januzaj. Promovido para o profissional pelo técnico Warren Joyce, o meia estreou na equipe principal na temporada 2014-15, já sem Ferguson no comando.

— Ele me disse “eu sempre tenho lugar para brasileiro no meu time, eu vi vocês na Nike Cup”. E quando ele disse isso, eu fiquei tipo “Vou ficar aqui, não me importo com o Arsenal, amo Ronaldo, amo Rooney, amo todo mundo” — completou Andreas.

Sucesso depois do United

Desde que deixou o Manchester United em julho de 2022, Andreas Pereira se tornou um dos pilares do Fulham e foi crucial para o melhor desempenho da equipe na Premier League em mais de uma década, terminando em 10º. O ex-jogador da seleção brasileira somou cinco gols e seis assistências para o time comandado por Marco Silva.

Na derrota por 2 a 1 para o Manchester City em 30 de abril, Andreas Pereira sofreu uma lesão grave, fraturando o tornozelo. Em 2 de maio, o Fulham informou que o meia precisaria passar por uma cirurgia no tornozelo e a expectativa de retorno aos gramados era apenas no final do ano. O jogador está em recuperação e fora da turnê de pré-temporada nos Estados Unidos.

Em Old-Trafford, o meia marcou quatro gols e deu cinco assistências em 75 jogos. Andreas Pereira tem no currículo a conquista da Copa da Inglaterra de 2014-15, conquistada com os Red Devils. Os outros dois títulos da carreira do jogador brasileiro foram conquistados pelo Flamengo: a Copa Libertadores e a Copa do Brasil, ambos vencidos no ano de 2022.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.