Ferdinand compara jovem do Manchester United a Seedorf: ‘Como controla a bola e…

4 minutos de leitura

Mesmo com Scott McTominay e Diogo Dalot pedindo a bola no minuto final da partida, Kobbie Mainoo, de apenas 18 anos, deu uma caneta e marcou um golaço que deu a vitória ao Manchester United contra o Wolverhampton na tarde dessa quinta-feira (1), no Molineux Stadium, em jogo válido pela 22ª rodada da Premier League.

Com o declínio físico de Christian Eriksen e a ausência de Sofyan Amrabat na Copa Africana de Nações, Mainoo, cria da base do Manchester United, assumiu o papel de meia criativo do time e mostrou que pode ser o titular da equipe de Erik ten Hag.

“É um sonho que se tornou realidade. Ainda não caiu a ficha. É como se ainda estivesse em um sonho”, disse Mainoo em entrevista à “TNT”.

Nascido em Stockport, mesma cidade de Phil Foden, Mainoo começou a jogar futebol aos cinco anos de idade, passando por Cheadle e Gatley JFC, dois times da região de Manchester, antes de ir para o juvenil do Manchester United aos nove.

Se tem um clube que dá oportunidades às categorias de base, é o Manchester United. Desde 1937, pelo menos um jovem foi relacionado na equipe principal dos Red Devils. Marcus Rashford, Mason Greenwood e Jesse Lingard são alguns exemplos recentes. A nova pérola é Mainoo.

— Era muito óbvio que Kobbie já era forte, rápido e bom com a bola nos pés naquela idade. Tive que dar desafios a ele, como colocar o resto dos bons garotos no outro time para que ele ficasse equilibrado. Também o coloquei contra garotos mais velhos para que não fosse tão fácil — disse Steve Vare, treinador do meio-campista quando ele tinha seis anos, à “BBC”.

Mainoo impressiona lendas do Manchester United

Manchester United
Kobbie Mainoo pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

Mainoo fez parte do grupo que venceu a FA Youth Cup (sub 18) em 2022, após vencer o Nottingham Forest na final. Foi o primeiro título da competição que o Manchester United venceu em 11 anos. Havia 67 mil pessoas no Old Trafford acompanhando a decisão, incluindo Sir Alex Ferguson, Michael Carrick, Bryan Robson, David de Gea e Bruno Fernandes. Praticamente toda a imprensa destacou a atuação de Kobbie como “impressionante”.

— Não estou dizendo que ele (Mainoo) é o mesmo jogador ou tem a mesma qualidade, mas ele me lembra Clarence Seedorf. A forma como ele dribla em situações difíceis e como controla a bola e usa o corpo. Ele também se esquiva bem disse Rio Ferdinand à “TNT”.

— A compostura que este rapaz demonstra a este nível diz muito sobre o seu jogo. Nas camadas jovens ele sempre pareceu um jogador de topo e transferi-lo para a equipa principal sem problemas é um sinal de que tem um futuro brilhante pela frente. Ele entende os padrões que são transmitidos aqui, a história e tudo mais — acrescentou Ferdinand.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.