Famalicão – História, estatísticas e conquistas

Famalicão – História, estatísticas e conquistas
Reprodução/FCF

O Futebol Clube Famalicão é um time de Portugal, com 90 anos de história. Suas cores amarelo, branco e azul são inconfundíveis no país, com uma boa participação dentro do território nacional. Desde 2018, o time virou empresa e o futebol virou cargo chefe.

A equipe tem mais de 2.5 mil sócios e defende suas partidas em seu campo, o Estádio Municipal de Famalicão . Decerto, o estádio tem capacidade para 5 mil pessoas.

Portanto, o time é fundado nos anos 20, caiu, quase fechou, mas voltou à elite com a ajuda da SAD. Confira:

Futebol Clube Famalicão

Antes de mais nada, o Famalicão nasceu em 1931, na reunião dos amigos José Alves Marinho, Floriano Portela, Hildebrando Portela, Luis Pinto, Joaquim Mesquita Jr. e Vergílio Pinto de Azevedo. O time inicia sua história com verde e branco na sua camisa, e jogou por 12 anos.

Entretanto, na intenção de se filiar ao FC Porto, o time mudou seu uniforme para azul. Entre idas e vindas, o time chegou a elite do futebol português, até ter problemas financeiros e cair para a terceira divisão. Até 2004, o time sofreu, mas conseguiu se acertar e 2011 voltou a disputar os campeonatos maiores.

Trajetória do Famalicão – fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Futebol Clube Famalicão é um dos times do Campeonato Português, que pertence a cidade de Braga. A equipe tem 90 anos de idade e mantém um futebol competitivo há cerca de 10Fama anos.

Decerto, o time não tem títulos importantes, mas subiu rapidamente das divisões menores. Ainda assim, está na elite da Primeira Liga.

Mercado da Bola do Famalicão

O Famalicão já começou a se movimentar na janela. No mercado da bola, veremos quem chegará ao time e quem poderá sair também. Primeiramente, o time renovou com o treinador Rui Pedro Silva e contratou o meia André Simões e o atacante Theo Fonseca.

Por outro lado, o mercado da bola traz as saídas do time. Em confirmação, ainda ninguém confirmou saídas da equipe. Entretanto, os rumores de outras saídas existem.

Rumores do Famalicão

Decerto, os rumores param reforçar a equipe são grandes. O nome mais próximo é do meia Holsgrove, que atua no Celta de Vigo, da Espanha. O jovem de 22 anos deve chegar por empréstimo.

Por outro lado, os rumores de saída são pequenos. Poucos atletas deverão se mudar de time neste momento, com nome principal de Adrían Marín. O mercado da bola do time também traz que outros jogadores podem sair.

Mercado de Transferências do FC Famalicão

Em suma, sendo um clube com uma história antiga, gloriosa e muito bonita, certamente o Famalicão tiveram alguns jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Dessa forma, separamos cinco nomes no mercado de transferências do clube, com o top 5 de contratações mais caras da história:

Manuel Ugarte por £4 milhões vindo do Fénix-URU

O primeiro no mercado de transferências, o meia uruguaio é o reforço mais caro da história da equipe. O jogador chegou direto de seu país natal para o time e atuou por apenas seis meses. Entretanto, foi titular de ponta a ponta, conseguindo chamar a atenção do Sporting, que o comprou por £7 milhões.

Foram 21 jogos, um gol e duas assistências.

Charles Pickel por £1,5 milhões vindo do Grenoble-FRA

Em suma, o meio campista suíço veio direto do futebol francês para jogar no time da cidade de Braga. O jogador de 25 anos, chegou na última temporada e esteve em campo pela maioria das partidas.

Foram 33 jogos, sem gols e uma assistência.

Pedro Gonçalves por £1,5 milhões vindo do Wolverhampton-ING

O atacante português chegou direto da Inglaterra, do time sub-23 dos Wolves. O jovem apelidado de “pote”, atuou por um ano na equipe e foi muito bem. No Famalicão, foram 40 jogos, com sete gols e oito assistências.

Após a grande temporada, foi vendido ao Sporting, por cerca de £6,5 milhões.

Heriberto Tavares por £1.2 milhões vindo do Stade Brestois

Portanto, o atacante português rodou o mundo e chegou ao time, vindo do futebol francês. O jogador chegou ao time no meio de 2020, atuou seis meses, mas teve que voltar para a França. Seis meses depois, o Famalicão comprou de vez o jogador, que atualmente é titular.

São 36 jogos, com cinco gols e uma assistência.

Iván Jaime por £500 mil vindo do Málaga-ESP 

Em suma, o atacante espanhol chegou em 2020, do time de juniores dos espanhóis. Em dois anos, o jogador conseguiu se firmar e vem atuando com constância, com 40 jogos, seis gols e seis assistências.