Faltas, escanteios e pênaltis: as melhores dicas para as bolas paradas no EA Sports FC 24

6 minutos de leitura

Todo novo jogo de futebol lançado anualmente traz algumas novidades nos mecanismos de bolas paradas, que obrigam os jogadores a gastarem as primeiras semanas treinando e descobrindo as melhores dicas. Também é o caso do EA Sports FC 24, ou o “novo Fifa”.

Pensando em quem busca desvendar os mistérios da nova franquia, a PL Brasil preparou um manual com algumas dicas para tornar suas faltas, escanteios e pênaltis mais eficientes no game, tanto no modo online quanto no offline.

Como bater faltas no EA FC 24?

As cobranças de falta no EA Sports FC 24 acontecem em três passos principais, independente do console ou dos botões que você use para jogar.

  1. Mirar a trajetória da bola, com o analógico esquerdo;
  2. Fazer o efeito desejado, com o analógico direito;
  3. Determinar a força da cobrança, com o botão de chute.

Cada passo tem a sua peculiaridade e, a partir dela, é possível levar com algumas dicas. A mira da trajetória da cobrança é indicada a partir de uma seta curvada que sai da bola e vai em direção ao gol.

Uma boa sugestão é mexer na mira de forma que a ponta que sai da bola esteja alinhada com o primeiro jogador da barreira, e a outra ponta da curva esteja entre o primeiro e o segundo homem da mesma barreira.

A dica vale principalmente para faltas próximas à área, quando a chance de gol é maior. Quanto mais longe do gol estiver a falta, mais próxima do primeiro jogador precisa estar a parte da mira que “encosta” na barreira.

O efeito desejado é determinado por um pequeno quadrado que aparece na imagem da bola. Aí é simples: o quadrado precisa estar posicionado no canto oposto ao da curva que você quer na falta. Quanto mais para o canto, melhor.

Por fim, a força é escolhida de acordo com o tempo em que você pressiona o botão do chute na hora da cobrança. Uma barra separada em quatro partes, embaixo do nome do jogador, indica o quão forte será a finalização. O ideal é que a cobrança de falta tenha uma força que carregue mais de duas partes da barra, mas não chegue a três completas.

A falta de manual: trajetória alinhada entre o primeiro e o segundo homem da barreira, efeito no canto da bola e barrinha com duas partes e meia cheias (Foto: Reprodução Youtube / kpzeta)

O macete da trivela

As dicas das cobranças de falta servem especialmente para quando o jogador canhoto vai bater do lado direito e o destro irá cobrar do lado esquerdo.

Para casos onde a falta é na direita e o cobrador é destro, um chute de trivela, por mais que seja irreal, costuma ser mais eficaz no EA Sports FC 24.

O macete é trazer o alvo do efeito e a mira da trajetória para o lado oposto da barreira, calculando a curva que você quer colocar na bola. A força do chute também precisa ser mais carregada que uma cobrança “normal”.

No videogame dá para arriscar uma falta de trivela, com o efeito do lado descoberto pela barreira (Foto: Reprodução Youtube / Rodrigão Play)

Qual é o melhor jeito de fazer gol de escanteio no novo Fifa?

Os escanteios do EA Sports FC 24 seguem os mesmos passos das cobranças de falta: mira, efeito e força do chute. Mas a diferença é que cobrar o escanteio com um toque para o jogador mais próximo — o famigerado escanteio curto — costuma ser mais eficaz.

São vários os relatos de jogadores que saem tocando na cobrança, levam a bola até o bico da área e cruzam no segundo pau, onde sempre tem um atacante pronto para ganhar a disputa pelo alto.

Mas, se você ainda quer arriscar uma cobrança direta, uma boa ideia é pedir a aproximação de um jogador, fingindo um escanteio curto, esperar a chegada do seu marcador e cruzar exatamente no espaço que foi abandonado pelo adversário. Para isso, basta seguir os passos:

  1. Apertar R1 (ou equivalente) e esperar a aproximação de um jogador do seu time e seu marcador adversário;
  2. Apertar a seta para baixo e selecionar a opção “correr para a 1ª trave”, que fará seus cabeceadores na área atacarem o primeiro pau;
  3. Mirar no espaço vazio, deixado pelo marcador, e encher metade da barra de força;
  4. Direcionar a cabeçada do jogador que aparecer melhor posicionado para concluir a jogada.
O escanteio no EA Sports FC 24 (Foto: Reprodução)

Como não perder pênaltis no EA Sports FC 24?

Por fim, a bola parada mais fácil de todas: o pênalti. A cobrança de penalidades do EA Sports FC 24 conta com exatamente o mesmo mecanismo do seu antecessor, o Fifa 23.

Antes do chute, uma circunferência em volta da bola posicionada na marca da cal fica aumentando e diminuindo de tamanho. A missão do usuário é apertar o chute na menor circunferência possível, que também é a mais verde.

Quanto menor (e mais verde) estiver o círculo no momento do chute, mais preciso será o pênalti. Se ele for muito preciso, pouco importará a mira, determinada pelo analógico esquerdo, ou a força do chute — a cobrança será muito provavelmente indefensável.

O que é importante é que a força do chute também dita o estilo da cobrança. Uma finalização com a barra pouco preenchida faz o jogador bater com a chapa do pé, mais fraco. Mas se ela tiver muito cheia, o boneco chutará com o peito do pé, bem mais forte. Não é uma questão de melhor ou pior, apenas estilos diferentes.

No pênalti, quanto menor a circunferência, mais precisa será a cobrança (Foto: Reprodução Youtube / Double Gaming)

O melhor jeito de treinar

O lugar ideal para treinar essas bolas paradas (e outros lances) é no modo “arena de treino“, selecionável no primeiro menu do EA Sports FC 24.

No entanto, também existe a possibilidade de simular as jogadas num amistoso offline. Para isso, ajuda o fato de que, ao pausar o jogo, existe a opção do “replay”, em que você pode repetir a última jogada do amistoso por várias vezes seguidas.

Desta forma, é possível cobrar a mesma falta quantas vezes você quiser. A mesma lógica vale para escanteios e pênaltis.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]