Por que as falhas de De Gea no Manchester United aumentaram?

Goleiro espanhol definitivamente não vive sua melhor forma nos Red Devils

Por que as falhas de De Gea no Manchester United aumentaram?
PAUL ELLIS/AFP via Getty Images

Que David De Gea é um dos principais jogadores do Manchester United não é novidade. Além disso, o goleiro também é um dos ídolos recentes do maior campeão inglês. No entanto, o arqueiro espanhol é o jogador dos Diabos Vermelhos que tem mais falhas diretamente em gols adversários desde a temporada anterior.

No último domingo, na partida contra o Everton, o goleiro falhou de forma bizarra no gol do atacante Calvert-Lewin. Ao todo, são sete erros desde a época passada.

Qual a parcela do sistema defensivo nas falhas de De Gea?

Mesmo com o United transformando Harry Maguire no zagueiro mais caro da história, ainda não foi suficiente para elevar o patamar do sistema defensivo. Isso porque o clube ainda tem algumas lacunas, como por exemplo o parceiro ideal para o defensor inglês. Eric Bailly, que talvez seja o nome ideal, têm constantes problemas físicos.

E esse ajuste do sistema obviamente influencia na exposição de De Gea. Não em um erro como o de domingo, claro, mas em outros lances que o goleiro acaba ficando sem reação. E De Gea convive com esses problemas não é de hoje e nem tampouco sob o comando do técnico Ole Gunnar Solskjaer.

Leia mais: Teste: Quem é você na Premier League? 

Outro ponto importante é a confiança. É natural que o jogador seja influenciado pela crise técnica que o clube vive em algum momento. Não que o Manchester United esteja em uma crise, mas desde a temporada anterior os Diabos Vermelhos são uma equipe com um alto nível de oscilação.

E mesmo com essa oscilação, De Gea ainda consegue se destacar, mas acaba baixando a guarda em alguns jogos e falhando. Se colocar na balança os sete gols onde o goleiro falhou, dá para perceber que a maioria aconteceu na temporada anterior. Na atual época, o outro erro absurdo do espanhol foi diante do Watford.

Apesar das falhas, De Gea é um dos melhores goleiros do mundo. E naturalmente vai ser cobrado no mais alto nível para desempenhar isso. Não é perseguição, mas sim os torcedores colocam uma expectativa maior nele – e com razão, claro. Portanto, é importante diferenciar os erros absurdos – que são sete desde a temporada anterior – das bolas defensáveis.

Henderson pode ser sombra?

Mesmo com esse alto número de falhas desde a temporada anterior, é consenso que De Gea consegue salvar o Manchester United em diversos momentos. No entanto, alguns cogitam deixar o goleiro espanhol de lado e usar um outro nome: Dean Henderson.

Isso porque Henderson vem fazendo uma temporada espetacular no Sheffield United. É, sem dúvidas, um dos principais responsáveis pela boa campanha do clube. E o melhor de tudo isso: é jogador do Manchester United e deve voltar aos Diabos Vermelhos.

No entanto, o que Henderson já fez é suficiente para tirar De Gea? Será que o jovem goleiro já tem nível para colocar o espanhol no banco de reservas e suportar toda pressão que é jogar no maior campeão inglês?

Perguntas que ficam no ar. Isso porque não há um consenso, mas apenas uma leve onda pedindo o prata da casa como titular. Pelo que Henderson vem mostrando, não seria nada absurdo, claro. O ponto é se já é suficiente para tirar um dos melhores goleiros do mundo do status de titular. A ver…