Por que as falhas de De Gea no Manchester United aumentaram?

Goleiro espanhol definitivamente não vive sua melhor forma nos Red Devils

1
300
Por que as falhas de De Gea no Manchester United aumentaram?
PAUL ELLIS/AFP via Getty Images

Que David De Gea é um dos principais jogadores do Manchester United não é novidade. Além disso, o goleiro também é um dos ídolos recentes do maior campeão inglês. No entanto, o arqueiro espanhol é o jogador dos Diabos Vermelhos que tem mais falhas diretamente em gols adversários desde a temporada anterior.

No último domingo, na partida contra o Everton, o goleiro falhou de forma bizarra no gol do atacante Calvert-Lewin. Ao todo, são sete erros desde a época passada.

Qual a parcela do sistema defensivo nas falhas de De Gea?

Mesmo com o United transformando Harry Maguire no zagueiro mais caro da história, ainda não foi suficiente para elevar o patamar do sistema defensivo. Isso porque o clube ainda tem algumas lacunas, como por exemplo o parceiro ideal para o defensor inglês. Eric Bailly, que talvez seja o nome ideal, têm constantes problemas físicos.

E esse ajuste do sistema obviamente influencia na exposição de De Gea. Não em um erro como o de domingo, claro, mas em outros lances que o goleiro acaba ficando sem reação. E De Gea convive com esses problemas não é de hoje e nem tampouco sob o comando do técnico Ole Gunnar Solskjaer.

Leia mais: Teste: Quem é você na Premier League? 

Outro ponto importante é a confiança. É natural que o jogador seja influenciado pela crise técnica que o clube vive em algum momento. Não que o Manchester United esteja em uma crise, mas desde a temporada anterior os Diabos Vermelhos são uma equipe com um alto nível de oscilação.

E mesmo com essa oscilação, De Gea ainda consegue se destacar, mas acaba baixando a guarda em alguns jogos e falhando. Se colocar na balança os sete gols onde o goleiro falhou, dá para perceber que a maioria aconteceu na temporada anterior. Na atual época, o outro erro absurdo do espanhol foi diante do Watford.

Apesar das falhas, De Gea é um dos melhores goleiros do mundo. E naturalmente vai ser cobrado no mais alto nível para desempenhar isso. Não é perseguição, mas sim os torcedores colocam uma expectativa maior nele – e com razão, claro. Portanto, é importante diferenciar os erros absurdos – que são sete desde a temporada anterior – das bolas defensáveis.

Henderson pode ser sombra?

Mesmo com esse alto número de falhas desde a temporada anterior, é consenso que De Gea consegue salvar o Manchester United em diversos momentos. No entanto, alguns cogitam deixar o goleiro espanhol de lado e usar um outro nome: Dean Henderson.

Isso porque Henderson vem fazendo uma temporada espetacular no Sheffield United. É, sem dúvidas, um dos principais responsáveis pela boa campanha do clube. E o melhor de tudo isso: é jogador do Manchester United e deve voltar aos Diabos Vermelhos.

No entanto, o que Henderson já fez é suficiente para tirar De Gea? Será que o jovem goleiro já tem nível para colocar o espanhol no banco de reservas e suportar toda pressão que é jogar no maior campeão inglês?

Perguntas que ficam no ar. Isso porque não há um consenso, mas apenas uma leve onda pedindo o prata da casa como titular. Pelo que Henderson vem mostrando, não seria nada absurdo, claro. O ponto é se já é suficiente para tirar um dos melhores goleiros do mundo do status de titular. A ver…

1 COMENTÁRIO

  1. O Dean Henderson ser titular no lugar do de gea ainda não. Uma coisa e pegar muito no Sheffield outra coisa e aguentar essa pressão no united. Agora que ele vai fazer uma sombra enorme para o de gea e claro que sim, vai fazer o de gea treinar e se consentrar mais porque sabe que pode perde a posição acho que vai ser bom para os dois, pois o dean pode ir se acustumando em jogar com a camisa do united na copa da inglaterra e na copa da liga essa experiência vai abrir portas para ele começar a entrar nos jogos de premier league.

Comments are closed.