Fabinho: a solução caseira para os problemas de Jürgen Klopp

O volante brasileiro tem desempenhado um papel fundamental na equipe do Liverpool

0
430
fabinho liverpool
PETER BYRNE/POOL/AFP via Getty Images

Depois do último Merseyside Derby, no dia 17 de outubro, a equipe do Liverpool teve um grande choque. O zagueiro Virgil van Dijk sofreu uma lesão grave nos ligamentos do joelho e ficará fora da temporada.

Desta forma, com a venda de Dejan Lovren na janela de transferências da metade do ano, os Reds contariam com apenas dois zagueiros no elenco principal: Joe Gomez e Joel Matip. Dois atletas que possuem um grande histórico de lesões e que perdem muitas partidas por este problema.

Passada a janela de transferências, a torcida dos Reds não hesitou em mostrar seu descontentamento com a falta de uma contratação de um zagueiro pelo Liverpool. Afinal, a comissão técnica já sabia que Gomez e Matip são instáveis fisicamente.

Porém, o que ninguém esperava é que o único jogador que disputou todos os minutos da temporada passada na Premier League se lesionasse de maneira tão grave e que isso o deixasse de fora do restante da temporada. No entanto, Klopp parece ter encontrado uma solução dentro de seu próprio elenco para tentar amenizar o impacto da ausência de van Dijk.

Fabinho, um jogador versátil na equipe do Liverpool 

O brasileiro Fabinho, jogador em que Klopp confia, tem auxiliado, e muito, a zaga do Liverpool nas oportunidades em que esteve ao lado dos zagueiros de ofício. Apesar de atuar como volante, Fabinho já foi lateral-direito e, nos últimos tempos, tem sido grande carta na manga do técnico alemão dos Reds.

Leia mais: Paciência: Fabinho ainda será muito útil ao Liverpool

Mesmo antes da lesão de van Dijk, o brasileiro já tinha aparecido no setor defensivo do Liverpool. A primeira vez foi na temporada passada, num jogo contra o Brighton, onde fez dupla com o holandês.

Nesse jogo, a dupla garantiu o clean sheet. Além disso, cerca de um mês depois, Fabinho voltou à zaga dos Reds no primeiro jogo das quartas de final da Champions League da temporada 2018/2019. Desta vez, fazendo dupla com Joel Matip. Novamente, Fabinho manteve o clean sheet.

fabinho liverpool
PETER BYRNE/POOL/AFP via Getty Images

O zagueiro Fabinho

Na entrevista pós-jogo entre Liverpool e Ajax, no último dia 21 de outubro, pela Champions League, Jürgen Klopp não poupou elogios ao zagueiro Fabinho. Primeiramente, afirmou que o brasileiro pode jogar como zagueiro e gosta muito de jogar na posição.

“Se eu tivesse pedido a ele para jogar como lateral-direito, não creio que ele gostaria tanto, mas na situação em que estamos no momento, é importante que todos estejam saudáveis para que consigam nos ajudar”, declarou.

O técnico alemão ainda pontuou que não fica surpreso com as atuações de Fabinho na zaga, uma vez que conhece seu potencial polivalente. “Ele pode jogar ainda melhor. A dupla Fabinho e Joe (Gomez), eu não lembro de ter jogado junta antes, talvez apenas uma vez. Eles precisam se entrosar ainda mais”, explicou.

Leia mais: Joe Gomez: o protagonista subestimado no Liverpool

Nesse sentido, a confiança de Klopp e da equipe do Liverpool em Fabinho também pode ser representada pelos resultados nas partidas em que o brasileiro precisou atuar improvisado. Afinal, foram cinco jogos e quatro clean sheets: Liverpool 0x0 Bayern e Brighton 0x3 Liverpool, na temporada passada. Chelsea 0x2 Liverpool, Ajax 0x1 Liverpool e Liverpool 2×1 Sheffield United nesta temporada.

Contra o Ajax, Fabinho impressionou a torcida com sua performance. O jogador realizou nove cortes, quatro interceptações, quatro desarmes, um chute travado, um falta cometida, 80% dos duelos ganhos e, principalmente, uma bola tirada quase de cima da linha do gol, lance que garantiu a vitória da equipe inglesa.

Leia mais: 6 jovens que Klopp pode encaixar na rotação do Liverpool

Apesar da lesão sofrida contra o Midtjylland, pela Champions League, Fabinho é uma boa surpresa. O brasileiro deve retornar aos gramados no fim de novembro, mas é a carta na manga que Jürgen Klopp pode confiar quando mais precisa.

fabinho liverpool
Michael Regan/Getty Images

Leia mais: Liverpool na PL 2019/2020: um dos melhores campeões da era PL