O Brighton encontrou o substituto de Roberto De Zerbi e tem novo técnico. A equipe inglesa fechou a contratação de Fabian Hürzeler, que comandou o St. Pauli na segunda divisão alemã durante a última temporada.
O acordo é histórico, pois Hürzeler se transformará no técnico mais jovem da história da Premier League. Apesar da pouca idade, o profissional tem uma trajetória longa no futebol, com direito a início nas categorias de base do gigante Bayern de Munique.
Do Bayern à ascensão meteórica com recorde de Klopp superado: quem é Fabian Hürzeler, o novo técnico do Brighton
Hürzeler assinará um contrato com o Brighton até 2027. O time inglês será responsável de pagar uma compensação financeira ao St. Pauli, já que o comandante ainda possuía vínculo com o clube. Na Alemanha, o técnico conduziu o clube de Hamburgo ao acesso à Bundesliga durante a temporada.
A equipe estava fora da elite nacional desde 2011 e agora foi campeã da divisão de acesso. A ótima campanha deu projeção ao treinador, que se juntará à constelação da Premier League.
Fabian Hürzeler nasceu em Houston nos Estados Unidos, mas foi criado na Alemanha, país de sua mãe. Ele começou seus passos no futebol como jogador, mas a trajetória foi curta. O técnico pendurou as chuteiras muito jovem depois de rodar por clubes como Bayern de Munique II, Hoffenheim II e 1860 Munique II.
Foi no banco de reservas que ele de fato se destacou. O início fora das quatro linhas aconteceu em 2016, no FC Pipinsried, um modesto clube em que ele desenvolveu a dupla função de jogador-treinador.
Depois de quatro anos por lá, chegou ao St. Pauli em 2020 para ser um auxiliar-técnico, função que ele já havia exercido antes nas categorias de base da seleção alemã. Hürzeler se tornou o treinador principal do time de forma inesperada, substituindo Timo Schultz, em dezembro de 2022.
- Salvou o St. Pauli do rebaixamento na primeira temporada como técnico, com 13 vitórias em 17 jogos;
- Venceu os primeiros 10 jogos que teve como técnico e superou o recorde Jürgen Klopp, com seis triunfos seguidos no Mainz;
- Subiu e foi campeão da Bundesliga, um título até então inédito para o St. Pauli.
Fabian Hürzeler, o técnico mais jovem da história da Premier League
O Brighton terá o técnico efetivo mais jovem da história da Premier League. Nascido em 26 de fevereiro de 1993, Fabian Hürzeler é mais novo que diversos jogadores do time azul e branco. James Milner (37) e Adam Lallana (36) provavelmente já davam seus primeiros chutes em bolas quando o agora chefe nascia nos Estados Unidos.
Ryan Mason comandou o Tottenham com apenas 29 anos em 2020, mas ele não era o técnico oficial do time e ocupava o cargo interinamente. Atilio Lombardo comandou o Crystal Palace com apenas 32 anos, em 1997, mas também foi uma experiência temporária.
Como técnico permanente, o mais novo da Premier League em todos os tempos até o momento é Chris Coleman, que treinou o Fulham com 32 anos e sete meses em 2002/2003.
#OnThisDay in 2003 Chris Coleman appointed @FulhamFC manager. He guided them to ninth place in his first season #FulhamFC #FFC #COYW @FulhamfcNews @FulhamGazette @Football_LDN #fulhamfc @HammyEnd @CottageTalk @Fulham_Focus @WhiteNoise1879 pic.twitter.com/hR86LNmAlw
— Football On This Day (@ThreeLionsThen) April 17, 2023