A Copa da Inglaterra pode testar mudanças importantes nas regras do jogo a partir da próxima temporada. A Football Association (Federação Inglesa) tem estudado novidades capazes de revolucionar o futebol e pode colocá-las em prática na competição mais antiga do futebol.
Segundo o jornal “The Times”, a próxima Copa da Inglaterra pode ter implantação de expulsões temporárias de dez minutos, método que já é presente em outros esportes como o futsal — com outro recorte de tempo. Além disso, a atuação do VAR pode sofrer uma revisão importante.
Essas mudanças podem ser aprovadas já em março, durante Conselho Técnico da federação. Para aplicação oficial na Copa da Inglaterra, ainda restará o sinal verdade International Board, responsável pelas regras do futebol.
Como funcionaria a expulsão temporária na Copa da Inglaterra?
A alternativa visa coibir ações antidesportivas, como derrubar um adversário puxando sua camisa em um contra-ataque. Acredita-se que os atletas que cometem esse tipo de falta não são devidamente punidos e que essas situação irritam profundamente os torcedores.
Então, se um defensor perder na corrida para um atacante em contra-ataque, ele pensaria duas vezes antes de derrubá-lo de forma desleal, afinal, poderia ser tirado do jogo por dez minutos e seu time ficaria em desvantagem numérica. As famosas faltas táticas podem estar com os dias contados.
Apenas capitães podendo se aproximar dos juízes
Uma outra novidade projeta dar mais autonomia e proteção à arbitragem. Nesse caso, prevê-se que apenas os capitães dos dois times possam chegar perto do juiz para conversar ou ponderar sobre algum lance.
Essa iniciativa tem origem do rúgbi. No esporte britânico, o árbitro se dirige apenas ao capitão de cada equipe e evita conversas paralelas. A Premier League iniciou uma normativa de tolerância zero com reclamações de jogadores efusivas na atual temporada. Os órgãos organizadores têm buscado aumentar a força da arbitragem dentro do jogo.
Decisões do VAR anunciadas no placar e no sistema de som
A fim de dar mais transparência à ação do árbitro de vídeo para os torcedores, a Copa da Inglaterra pode implementar o anúncio de decisões em telões e no sistema sonoro dos estádios. Além disso, os árbitros precisarão justificar e fundamentar as escolhas feitas nos lances.
A Copa do Mundo Feminina de 2023 realizou esse teste. Esse método é exportado da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos.