João Gomes foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal nesta sexta-feira (1). O jovem meio-campista estará no grupo que disputará os confrontos contra Inglaterra e Espanha, em março, e teve sua boa fase no Wolverhampton coroada.
Apesar de ter apenas 23 anos, João Gomes possui uma longa trajetória no futebol desde seu início no Flamengo. Boa parte dessa jornada foi ao lado de Mauricio Souza, que o treinou na base do Rubro-Negro por quatro anos, nas categorias sub-17 e sub-15.
A maior qualidade João Gomes vem de outro esporte
Em entrevista exclusiva à PL Brasil, Mauricio Souza opinou sobre as características de João Gomes. Para o treinador, a principal qualidade do volante é sua facilidade para desarmar os adversários, um fundamento que vem de outro esporte, o futsal.
— Na minha opinião, é um dos jogadores que mais “mete o pé” na bola, que a gente traz do futsal. É o jogador que desarma mesmo, que tenta roubar a bola, tentar desarmar. Ele está entre os melhores do mundo em desarmar o adversário.
Não à toa João está entre os maiores ladrões de bola da Premier League. De acordo com dados do Sofascore, o brasileiro é o terceiro jogador com mais desarmes no Campeonato Inglês. Foram 80 até o momento, que o dá uma média de 3.5 por jogo.
Versatilidade de João Gomes no meio
O comandante ainda destacou que testou Gomes em todas as posições do meio-campo. Apesar do jogador ter uma função mais defensiva atualmente, Mauricio Souza destaca a técnica do atleta mesmo atuando de forma mais avançada.
–O João sempre foi muito técnico. Um jogador que jogou em mais posições do meio-campo, como primeiro, como segundo ou até um pouco mais à frente, porque tem qualidade técnica, tem bom chute.
João Gomes pelo Wolverhampton
- 37 jogos
- 3 gols
- 1 assistência