Ex-São Paulo, Sara e Marquinhos comandam vitória do Norwich na Championship

2 minutos de leitura

O Norwich City venceu o Cardiff por 2 a 0 na tarde deste sábado, 25, pela 34ª rodada da Championship, a segunda divisão da Inglaterra. E a vitória veio pelos pés de dois jogadores conhecidos do torcedor brasileiro, especialmente o são-paulino: Gabriel Sara e Marquinhos.

Os dois “made in Cotia”, como o São Paulo se refere aos jogadores formados na categoria de base do clube, começaram como titulares pela primeira vez juntos. A parceria deu certo logo de cara. Aos 33 do primeiro tempo, Marquinhos tocou para Sara, que acertou o canto num belo chute de fora da área e abriu o placar.

Quatro minutos depois, o cubano Onel Hernández fez a jogada pela esquerda e cruzou para a área, onde Marquinhos apareceu para ampliar o marcador. Foi o primeiro gol do ex-São Paulo pelo Norwich, logo em sua estreia nos Canários. Depois, a equipe de David Wagner sustentou o 2 a 0 até o final.

Na briga pelos play-offs

O resultado foi importante para o Norwich em sua briga pela volta à Premier League. Com a vitória, os Canários foram a 52 pontos, na sétima posição, com um ponto a menos (e um jogo a mais) que Luton Town e Milwall, respectivamente sexto e quinto colocados.

A briga é para chegar pelo menos entre os seis primeiros, uma vez que a sexta posição é a última que garante uma vaga nos play-offs que definem o último acesso à primeira divisão da Inglaterra.

Também é a segunda vitória seguida do Norwich, que bateu o Birmingham na última rodada. O clube vem de um passado recente de acessos e rebaixamentos: foi campeão da Championship em 2018-19, caiu na Premier League de 2019-20, voltou a ganhar a Championship em 2020-21 e foi rebaixamento novamente na primeira divisão em 2021-22.

Parceria brasileira de sucesso

Companheiros de São Paulo desde os tempos de Cotia, Gabriel Sara e Marquinhos estão na primeira temporada na Europa. Sara foi negociado no meio de 2022 diretamente para o Norwich, que pagou 9 milhões de libras (R$ 60 milhões) ao Tricolor para contratá-lo.

O meia de 23 anos já disputou 31 jogos com a camisa amarela e verde, sendo 28 deles na Championship. Ele é titular absoluto da equipe desde outubro do ano passado. Até o momento, marcou quatro gols e deu três assistências.

Já Marquinhos, que também foi negociado na última janela de transferências do verão europeu, deixou o Brasil rumo ao Arsenal por 3,5 milhões de euros (R$ 18 milhões). Ele completou seis jogos pelo time principal dos Gunners — três pela Liga Europa, um pela Premier League, um pela Copa da Inglaterra e um pela Copa da Liga Inglesa.

No último dia da janela de inverno, em 31 de janeiro, o Arsenal resolveu emprestar o atacante para o Norwich até o fim da Championship. Ele havia ficado no banco na derrota para o Burnely e na vitória contra o Birmingham, até ser escalado como titular — e decidir o jogo — contra o Cardiff.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]