O agora ex-jogador do Liverpool Thiago Alcântara anunciou sua aposentadoria do futebol na segunda-feira (8). Um dia depois, foi convidado para dar o próximo passo da sua carreira no Barcelona.
De acordo com o site inglês “The Athletic”, o ex-meio-campista foi convidado por Hansi Flick, atual treinador do Barça, para integrar a sua comissão técnica já nesta temporada.
Do Liverpool ao Barcelona
Aos 33 anos, o meia não teve seu contrato renovado pelos Reds e ficou sem clube oficialmente ao fim do mês de junho. Depois de meses conturbados por conta de lesões, decidiu se aposentar.
E um dia após anunciar a decisão, já recebeu proposta do seu ex-clube. Conhecido pela sua técnica e atenção aos detalhes do jogo, Thiago também comentou no seu comunicado que daria outros passos nu futebol.
— Sempre estarei disposto a retribuir o que recebi e sou grato pelo tempo. Eu gostei — publicou o jogador em suas redes sociais.
O espanhol foi comandado por Hansi Flick no Bayern de Munique, na sua última temporada na Alemanha antes de se transferir para o Liverpool. Os dois conquistaram uma Champions League juntos.
Thiago sob o comando de Flick:
- 26 jogos
- 3 gols
- Média de 70,5 minutos por jogo
- 1x Champions League
- 1x Bundesliga
- 1x Copa da Alemanha
O adeus e o próximo passo de Thiago Alcântara
Cria da La Masia, academia de base do Barcelona, o meia carrega consigo uma história vitoriosa no clube. Foram 101 partidas pela equipe principal, com 10 troféus conquistados, incluindo dois títulos do Campeonato Espanhol (2011 e 2013) e a glória da Champions League em 2011.
O treinador por quem foi mais comandado foi Pep Guardiola, que o subiu da base aos profissionais no clube catalão e, depois, o levou ao Bayern de Munique quando assumiu o clube em 2013. Foram 144 jogos juntos.
O The Athletic afirma que, após as conversas com Flick, Thiago está considerando a oferta para ser auxiliar no Barça, mas ainda não respondeu.
O anúncio de Thiago nas redes sociais:
— Sempre estarei disposto a retribuir o que recebi e sou grato pelo tempo que desfrutei. Obrigado, futebol. E a todos que me acompanharam e me tornaram um melhor jogador e pessoa ao longo do caminho. Até breve.