Ex-Liverpool choca ao revelar vício em drogas após aposentadoria

6 minutos de leitura

Um ex-jogador do Liverpool abriu o jogo e revelou que sofreu com vício em drogas após se aposentar do futebol. Ele deu relatos comoventes de como os entorpecentes entraram em sua vida no meio de problemas do cotidiano.

Danny Murphy é inglês e atuou como jogador profissional de 1993 a 2013. Ele passou por diversos clubes e teve o Liverpool como principal momento de sua carreira como meio-campista. Em entrevista ao “Ben Health Podcast”, ele contou como enfrentou uma fase sombria após pendurar as chuteiras.

Danny Murphy enfrentou vício em cocaína e maconha depois de encerrar a carreira

O último clube de Murphy foi o Blackburn. Os primeiros anos de sua vida fora dos campos foram complicados e tiveram cocaína e maconha como protagonistas. O ex-jogador se sentia impotente quando não estava sob uso do entorpecente.

–Tive uma crise de cocaína e de fumar maconha. A bebida, eu poderia viver sem ela. Eu não era alcoólatra. Eu poderia sentar em uma casa com álcool e não beber (…) Por um tempo eu fui (viciado em cocaína), sim. Cheguei ao ponto em que pensei que não conseguiria fazer as coisas sem ele. O que era um absurdo, claro que poderia. 

Segundo Murphy, as drogas se tornaram uma válvula de escape para os problemas de sua realidade após o fim da carreira. O ex-Liverpool teve complicações financeiras e de ordem pessoal.

–Acho que foi um acúmulo de coisas, então precisei de algum escapismo da realidade. E a realidade estava enfrentando problemas. Esse problema financeiro, conta de impostos, relacionamento. Como faço para lidar com os problemas quando não jogo futebol? Quando você joga futebol, a adrenalina e a dopamina o mantêm com visão de futuro e energia, independente de outras questões. Essas questões tornam-se enormes sem o futebol.

O ex-atleta revelou que o uso de drogas cresceu gradativamente. As substâncias ilícitas passaram a fazer cada vez mais parte do seu dia a dia, a ponto de ele ter perdido o controle da situação.

— Você faz isso uma vez por semana, duas vezes por semana, faz um terceiro dia extra e, eventualmente, isso aumenta e se apodera de você.

Como Danny Murphy superou o vício em drogas?

Murphy contou com a ajuda da terapia para vencer o vício. Ele participou de processos tanto individuais quanto coletivos para tratar da doença. O ex-jogador relatou como isso foi fundamental para sua evolução.

Você recebe ajuda e começa a compreender comportamentos e padrões. Quando recebi ajuda, me coloquei perto de pessoas que já passaram por isso. Fiz um pouco de terapia e trabalho em grupo.

Segundo o ex-jogador, toda a situação passada o transformou em uma pessoa melhor. Murphy destacou que esse é um recorrente problema em jogadores que se aposentam e não encontram um novo rumo.

–Sou um filho melhor, irmão e acho que serei um parceiro melhor. Tenho mais consideração por quem tem passado por dificuldades na vida e tenho vontade de melhorar.

Quem é Danny Murphy, ex-Liverpool?

Revelado pelas categorias de base do Crewe Alexandra, Murphy jogou pelo clube por quatro anos, até acertar com o Liverpool em 1997. O atleta ficou marcado por sua versatilidade e inteligência tática, mesmo disputando espaço com jogadores com Steve Gerrard, Dietmar Hamman e Steve McManaman.

Nos Reds, Danny Murphy conquistou títulos importantes como a Copa da Uefa e a Copa da Inglaterra de 2001. Foi no time de Anfield Road que ele conquistou suas únicas convocações à seleção inglesa.

Murphy pelo Liverpool

  • 246 jogos
  • 44 gols

Quando saiu do Liverpool, assinou com o modesto Charlton Athletic. Na sequência, passou pelo Tottenham, pelo Fulham – onde viveu um grande momento e salvou o time do rebaixamento, e pelo Blackburn. Atualmente, trabalha como comentarista esportivo.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.