Um ex-jogador da Premier League teria sido condenado à prisão perpétua por envolvimento em crimes de manipulação de resultados no futebol. A decisão ainda não foi oficializada, mas o ex-atleta está preso há mais de um ano. A informação é do jornalista Mark Deryer, que vive na China.
O chinês Li Tie, de 46 anos, que passou por Sheffield United e Everton no futebol inglês, foi alvo de uma investigação de corrupção. Além dele, Chen Xuyuan, ex-chefe da Associação Chinesa de Futebol, e Du Zhaocai, ex-vice-presidente da entidade, também foram condenados. Ambos, porém, receberam penas bem mais brandas.
Da Premier League à prisão perpétua: quem é Li Tie?
O ex-atleta admitiu em rede nacional que pagou um suborno de 3 milhões de yuans (R$ 2 milhões) para ser o técnico da seleção chinesa entre 2019 e 2021. Li Tie também revelou ter tentado manipular resultados quando era treinador do Hebei Fortune e do Wuhan Zall.
Em sua declaração à TV estatal, o antigo do jogador da Premier League abriu mais detalhes sobre o esquema de corrupção no futebol que fazia parte, lamentou o ocorrido e se disse arrependido.
–Sinto muito. Eu deveria ter mantido minha cabeça no chão e seguido o caminho certo. Havia certas coisas que na época eram práticas comuns no futebol. Para conseguir um bom desempenho, recorri à influência dos árbitros, subornando jogadores e treinadores adversários, por vezes através de clubes que negociavam com outros clubes, admitiu Li Tie.
🇨🇳 | Congratulations to former #EFC midfielder Li Tie on becoming the new manager of the Chinese national team.
Perfect opportunity to plug our China-based platforms! 📲
Weibo: https://t.co/XL36nWHKXD
Toutiao: https://t.co/B8NquyC9mH pic.twitter.com/dpdZ42icem— Everton (@Everton) January 2, 2020
- Chen Xuyuan recebeu uma pena de 15 anos de reclusão, enquanto Du Zhaocai foi condenado a 13 anos de cadeia.
Li Tie atuava como meio-campista e era considerado um dos jogadores mais talentosos de sua geração na China. Ele chegou à Premier League para jogar no Everton em 2002, por empréstimo do Liaoning, seu clube formador. O período de cessão foi bem avaliado pelos Toffees que decidiram comprá-lo, mas, a partir daí, as coisas mudaram de figura.
O chinês passou por uma série de contusões importantes, incluindo uma fratura na perna, que o tirou de combate por longos meses. Deixou Merseyside e acertou com o Sheffield United. Contudo, as lesões o assombraram novamente e o atleta não teve sucesso nos Blades.