O clássico entre Liverpool e Manchester City, no último domingo (10), caminhava para um final sem grandes polêmicas e com os holofotes voltados para o possível último jogo entre Klopp e Guardiola. Entretanto, durante o minuto 98, Jerémy Doku acertou Alexis Mac Allister na grande área, gerando pedidos pênalti pelo lado dos Reds.
A partida terminou 1 a 1 e poderia ter tido um placar diferente se a ação do juiz Michael Oliver. Contudo, tanto ele como o VAR mandaram optaram por não marcar a penalidade. Para o renomado ex-árbitro Mark Clattenburg, que marcou época na Premier League, a atitude dos homens do apito foi equivocada e prejudicou o Liverpool.
Ex-árbitro diz que VAR deveria ter entrado em ação e concedido pênalti para o Liverpool
Em sua coluna no “Mail Sport”, Mark Clattenburg foi enfático e avaliou que os Reds foram vítimas da arbitragem no clássico diante do Manchester City. O ex-árbitro ponderou que lances como esse são interpretados como falta quando acontecem fora da área, e que o critério deveria ter sido mantido.
–A bola quica para cima. Alexis Mac Allister avança nessa direção. O pé de Jeremy Doku está alto. Ele pega Mac Allister no peito. Fora da área, isso teria resultado em cobrança de falta em qualquer outra circunstância.
Segundo Clattenburg, o VAR se omitiu do lance. Ele destacou que isso tem sido uma tônica na atual edição da Premier League, marcada por inúmeros erros de arbitragem.
—O Liverpool deveria ter recebido um pênalti nos acréscimos contra o Manchester City, mas este é o problema da Premier League neste momento: os árbitros cometem erros nas partidas e não são ajudados pelos VARs (…) O árbitro Michael Oliver errou em tempo real no final de uma disputa exaustiva e emocionante e por isso caberia ao VAR Stuart Attwell intervir.
Além de ser colunista no “Mail Sport”, Mark Clattenburg atua como consultor de arbitragem do Nottingham Forest. O ex-juiz atuou na Premier League entre 2004 e 2017. Durante sua carreira, teve outros episódios marcantes, como apitar as finais da Eurocopa e da Champions League, ambas em 2016, além da decisão do futebol nas Olimpíadas de 2012, entre Brasil e México.
📝 𝗗𝗘𝗔𝗟 𝗗𝗢𝗡𝗘: Mark Clattenburg has been appointed by Nottingham Forest as their new referees’ analyst.
(Source: @JPercyTelegraph) pic.twitter.com/wxlKVhjVO0
— Transfer News Live (@DeadlineDayLive) February 17, 2024
O empate entre Liverpool e Manchester City fez com que o Arsenal assumisse a liderança da Premier League. Os Gunners têm os mesmos 64 pontos dos Reds, mas levam vantagens no saldo de gols. O time de Pep Guardiola vem logo em seguida, com 63.