O que esperar do Everton para o restante da PL 2019/2020

A PL Brasil analisou como os Toffees voltam para a sequência da temporada

0
267
everton 2019 2020
LIVERPOOL, ENGLAND - MARCH 01: Dominic Calvert-Lewin of Everton celebrates with teammates after scoring his team's first goal during the Premier League match between Everton FC and Manchester United at Goodison Park on March 01, 2020 in Liverpool, United Kingdom. (Photo by Jan Kruger/Getty Images)

Um dos times mais instáveis da temporada 2019/2020 da Premier League, o Everton oferece mais perguntas do que respostas no retorno do campeonato. E até a pausa pela pandemia da covid-19, que deveria ser tranquila, foi movimentada.

O Everton antes da parada

Até a interrupção do futebol, o momento não era bom. Afinal, os Toffees fizeram um ponto dos últimos nove, e nos 11 jogos sob o comando de Carlo Ancelotti (que chegou em dezembro), foram cinco vitórias, três empates e três derrotas.

E se o time está ainda com chances de brigar por uma vaga europeia, deve agradecer primordialmente à dupla de ataque. O inglês Dominic Calvert-Lewin, na melhor fase da carreira (nono artilheiro da liga com 13 gols), e o brasileiro Richarlison (10), são responsáveis por 23 dos 37 gols do Everton nesta PL.

Pausa movimentada no clube

Durante a pausa da pandemia, duas notícias movimentaram o clube. Primeiramente, relacionada à covid-19: o atacante italiano Moise Kean foi flagrado em uma festa com várias pessoas no dia 26 de abril, ignorando recomendações de isolamento. Ele foi multado em duas semanas de salário – perto das 160 mil libras.

A segunda foi dentro de campo. O meia Jean-Philippe Gbamin, contratado do Mainz para esta temporada, lesionou o tendão de aquiles em um lance sem contato durante um treino no fim de maio e ficará fora por seis meses, perdendo o resto da temporada.

Curiosamente, ele fez apenas dois jogos no começo de 2019/2020 quando, em agosto, sofreu uma lesão na coxa que lhe fez passar por duas cirurgias. O marfinense estava pronto para voltar agora, mas a nova lesão encerra inesperadamente suas chances.

Walcott também é outro desfalque para Ancelotti.

O que esperar do Everton para o restante da temporada 2019/2020

O Everton precisa pensar inicialmente em um objetivo mais direto: evitar sofrer o título do Liverpool. O retorno a campo dos rivais da cidade será com o clássico no dia 21 de junho, e uma combinação de resultados pode dar a taça aos Reds em caso de vitória. Certamente não é algo que os Toffees querem para a história.

Depois disso, o time ainda sonha com vaga nas competições europeias. Mas a tarefa é bem difícil. Os azuis estão na 12ª posição, com 37 pontos, a seis do sétimo colocado Sheffield United – que leva a vaga momentânea à Europa League.

everton 2019 2020
Jan Kruger/Getty Images

O time de Liverpool terá que não só emplacar uma sequência que ainda não conseguiu, bem como torcer contra os rivais. Por isso, uma grande ajuda será vencer os confrontos diretos – o Everton enfrenta Leicester, Tottenham, Wolverhampton e Sheffield.

Além disso, é importante fazer o dever de casa. O Everton é o segundo time com menor tempo atrás no placar jogando em seu estádio nesta PL, 141 minutos (apenas atrás do Liverpool com 102). Porém, sem torcida a partir de agora, esse número pode cair.

Mas o objetivo principal é dar a Carlo Ancelotti mais conhecimento e rodagem do elenco. O experiente e vencedor treinador italiano terá as rodadas finais para avaliar seus atletas e planejar o time da próxima temporada.

Leia mais: Quem são os maiores campeões ingleses? Confira a lista

Acompanhe a PL Brasil no Youtube!

  • CLÁSSICOS INGLESES | LIVERPOOL X EVERTON