O Everton sofreu mais uma dedução de pontos na Premier League. É a segunda vez na temporada que o time de Merseyside sofre uma sanção deste calibre por conta de violações às regras do Fair Play Financeiro do Campeonato Inglês. A informação foi adiantada pelo “The Athletic” e oficializada pela organização.
Com a punição, o Everton perde dois pontos na tabela e agora ocupa a 16ª posição. A equipe de Sean Dyche estava em 15º lugar, com 29 pontos. Agora, com 27, a briga contra o rebaixamento volta se tornar um pesadelo.
Por que o Everton foi punido pela Premier League mais uma vez?
A penalidade foi imposta por uma comissão independente que analisa os casos de violações às regras financeiras da Premier League. O período analisado foi entre 2020 e 2023. O Everton apresentou prejuízos maiores que os permitidos pela liga nesse recorte de tempo.
A comissão enxergou que os Toffees excederam o valor de déficit em 16,6 milhões de libras até a temporada 2022/23. Isso e a reincidência do clube nas violações de regas financeiras da liga foram o que motivaram a nova punição.
–Durante uma audiência de três dias no mês passado, a Comissão independente ouviu provas e argumentos do clube a respeito de uma série de potenciais factores atenuantes para a sua violação admitida de £ 16,6 milhões, incluindo o impacto das suas duas acusações sucessivas de PSR. Feito isso, a Comissão determinou que a sanção adequada seria uma dedução de dois pontos, com efeito imediato, comunicou a Premier League.
A dívida do Everton subiu para 330,6 milhões de libras. O clube, por sua vez, alega que o crescimento do passivo se dê pela construção do novo estádio, em Bramley-Moore Dock. A próxima casa tem previsão de abertura em 2025 e oferecerá ganhos esportivos e financeiros à equipe azul.
O time tem liberdade para recorrer da punição, assim como fez na primeira sanção e reduziu a punição de dez pontos para seis. Porém, a Premier League também pode tentar aumentar os pontos deduzidos se entender que a comissão foi branda com o clube.
Como foi a primeira punição sofrida pelo Everton?
Em novembro de 2023, o clube de Liverpool foi informado de que perderia 10 pontos na Premier League. À ocasião, o Everton foi julgado por superar déficit limite liberado pela Premier League em um período de três anos até o fim da temporada 2021/22. O time teve um prejuízo de 124 milhões de libras e ultrapassou a fronteira permitida de 105 milhões.
O recurso dos Toffees foi bem sucedido e o Everton conseguiu recuperar quatro dos dez pontos deduzidos. Isso deu um alívio ao time de Sean Dyche na lutra contra a degola.
A briga contra o rebaixamento na Premier League
O Everton estava em uma posição confortável após a vitória contra o Burnley por 1 a 0, na última rodada. Agora, porém, o time deverá novamente ligar o sinal de alerta contra a queda à Championship. O clube do Goodson Park tem 27 pontos, apenas dois a mais que Nottingham Forest e Luton – que abre a zona de rebaixamento.
O time foi ultrapassado pelo Brentford. Restam sete partidas para o Everton na competição, enquanto Luton e Forest só jogam outras seis vezes. Os Toffees foram rebaixados apenas duas vezes na história do Campeonato Inglês e nunca caíram na ‘era Premier League’.
This is how the #PremierLeague table looks following Everton's two-point deduction. #BBCFootball #efc #PL pic.twitter.com/bBKHLSqrpE
— Match of the Day (@BBCMOTD) April 8, 2024