Everton tem punição reduzida, recupera pontos e sobe na tabela da Premier League

5 minutos de leitura

O torcedor do Everton tem motivos para sorrir nesta segunda-feira (26). Após recurso apresentado, a punição sofrida pelo clube em novembro do ano passado foi reduzida. Com isso, o time recupera pontos importantes, sobe na tabela da Premier League e ganha um respiro na luta contra o rebaixamento.

A Premier League oficializou a redução da pena pela manhã. Por ter quebrado as regras do Fair Play Financeiro, o Everton foi punido por uma comissão independente com a dedução de 10 pontos na classificação da Premier League no fim de novembro. O clube conseguiu reduzir a punição para apenas seis pontos após entrar com recurso.

Dessa maneira, o Everton recuperou quatro pontos e sairá de 21 para 25 pontos e agora assumirá a 15ª posição, superando Nottingham Forest e Brentford.

Por que o Everton foi punido?

A equipe de Merseyside violou as regras financeiras da liga. Na temporada 2021/21, o Everton registrou um prejuízo de 124 milhões de libras, superando o limite de 105 milhões de libras estabelecido pela Premier League. Durante muitos meses, o clube foi investigado e foi colocado na mira de uma comissão independente que julgou pela dedução de dez pontos na classificação.

Essa foi a maior punição da história do futebol inglês e gerou muita repercussão. Diversos jornalistas e figuras importantes do futebol inglês classificaram a sanção como injusta. Desde então, a torcida do Everton protesta nos jogos e acusa a liga inglesa de perseguição e corrupção.

O Everton admitiu ter violado as regras, mas não concordou com a intensidade da punição e entrou com recurso. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (26), a Premier League justificou a redução de menos dez para seis pontos.

O Everton FC recorreu da sanção que lhe foi imposta com base em nove fundamentos, cada um dos quais relacionado com a sanção e não com o facto da violação, que o clube admitiu.

Dois desses nove fundamentos foram acolhidos pela Câmara de Recurso, que substituiu a dedução original de 10 pontos por seis.

Esta sanção revista tem efeito imediato e a tabela da Premier League será atualizada hoje para refletir isso.

Vitaliy Mykolenko e Carlvert-Lewin comemoram gol pelo Everton (Foto: Icon sport)

Briga contra o rebaixamento da Premier League ganha novos rumos

O Everton estava na 17ª posição com 21 pontos. A equipe estava uma posição acima da zona de rebaixamento, mas tinha um jogo a mais que o Luton, 18º colocado, com 20 pontos. Agora, o cenário da briga contra a queda foi totalmente reorganizado e ganhou maior protagonismo do Nottingham Forest dos brasileiros Felipe, Murillo e Danilo, e do Brentford, que recentemente contratou o atacante Igor Thiago.

Nottingham Forest e Everton foram denunciados em janeiro também por violações financeiros e podem perder pontos. O julgamento ainda não foi realizado.

Classificação da Premier League atualizada (Foto: Site oficial/Premier League)

Matéria em atualização.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.