Everton na PL 2019/2020: resultados foram aquém do esperado

Equipe criou expectativas no torcedor, mas voltou a sofrer com más exibições

0
321
everton 2019 2020
Laurence Griffiths/Getty Images

Gastos exorbitantes, maus resultados e mudança de técnico durante o campeonato nacional. Com essas palavras, parece o planejamento de um time brasileiro. Mas não, trata-se de uma equipe que figura na elite do futebol inglês há anos. A PL Brasil apresenta abaixo o balanço da temporada 2019/2020 do Everton.

Quais eram as expectativas para o Everton na temporada 2019/2020?

O Everton perdeu jogadores importantes durante a janela de inverno no começo da temporada 2019/2020. Idrissa Gueye, por exemplo, peça fundamental, deixou o time de Liverpool rumo ao Paris Saint-Germain

Com dinheiro para suprir a ausência das peças que deixaram o time, certamente o Everton abriria os cofres para contratar bons jogadores. Os Toffees gastaram mais de 117 milhões de euros para trazer Alex Iwobi, Moise Kean, Jean-Philippe Gbamin, André Gomes e Fabian Delph. Ainda chegou Sidibé, por empréstimo, para tomar conta da lateral-direita.

Com um elenco caro e um técnico que já conhecia a equipe, as expectativas do Everton era de garantir vaga, no mínimo, à Europa League. Por estar disputando a Premier League e as copas locais, a tendência era que os Toffees se destacassem na liga. No entanto, a temporada 2019/2020 do Everton foi um pesadelo e abaixo das expectativas.

Leia mais: A evolução de Dominic Calvert-Lewin nas mãos de Carlo Ancelotti

Após sofrer goleada contra o Liverpool na Premier League, Marco Silva foi demitido do clube após sequência de maus resultados. Surpreendentemente, o português deixou o time na 15ª colocação com apenas 19 pontos. Na ocasião, o Everton somava somente quatro vitórias, dois empates e nove derrotas.

O interino Duncan Ferguson assumiu a equipe pelas próximas três rodadas até que o clube contratasse um novo técnico. Até que no dia 21 de dezembro, Carlo Ancelotti foi anunciado como novo treinador dos Toffees. A chegada do italiano gerou grandes expectativas à equipe.

O técnico conseguiu bons resultados e deixou o time mais confortável na tabela. A pausa da Premier League – devido à pandemia – foi prejudicial ao Everton. Após a retomada do futebol, os Toffees tropeçaram em várias oportunidades e se despediram de qualquer possibilidade de vaga nas competições europeias.

Destaque

Inegavelmente, Richarlison foi o grande jogador do Everton na temporada. Identificado com a torcida pela sua entrega em campo e sua comemoração simulando um “pombo”, o brasileiro vem se destacando pelo clube. 

Todavia, o camisa 7 dos Toffees quase teve sua passagem interrompida pelo clube. Segundo a Sky Sports, o Barcelona ofereceu cerca de 100 milhões de euros para tirar Richarlison do Everton no final da janela de inverno. Sobretudo, o clube de Liverpool recusou a oferta milionária do clube catalão para manter a permanência do jogador.

Na atual temporada, junto com Calvert-Lewin, o brasileiro é o artilheiro do Everton na Premier League. São 13 gols marcados em 35 jogos, além de ter distribuído duas assistências.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos do Everton

Surpresa

everton 2019 2020
Laurence Griffiths/Getty Images

Moise Kean, que chegou na janela de verão, não rendeu o esperado. O atacante fez sua estreia no futebol com apenas 16 anos, e é considerado grande joia do futebol mundial e italiano. O Everton desembolsou cerca de 27 milhões de euros para contratar o atacante da Juventus.

Sobretudo, a passagem de Kean pelos Toffees nesta temporada foi decepcionante. Pela Premier League, o atacante começou apenas em cinco ocasiões como titular e atuou por 90 minutos uma vez. Contando todas as competições, Kean marcou apenas um gol. Seu único tento marcado na temporada foi contra o Watford, no Campeonato Inglês.

O italiano entrou em campo em 27 oportunidades com a camisa do Everton, mas, por conta das más atuações, não fez falta entre no time titular. No entanto, expectativa para a temporada seguinte é de que Kean aproveite mais as oportunidades sob comando de Ancelotti. O atacante tem contrato com os Toffees até junho de 2024.

Leia mais: Santíssima Trindade: o trio do Everton que ganhou estátua no Goodison Park

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • CLÁSSICOS INGLESES | LIVERPOOL X EVERTON